Conta de Luz Alta $$$$$$$$$$$$$$. O que devo Fazer?

Se a sua conta de luz vem aumentando cada vez mais ou aumentou repentinamente acima do seu consumo médio normal, existem algumas possibilidades que você mesmo poderá verificar.




Passo 0:

Passo 1:  
                                                             
     
Desligue todos os disjuntores do seu Quadro de Luz (QDL).

Passo 2:
Verifique no seu relógio de luz, localizado no PC de luz, se o disco está parado (medidor mecânico antigo) ou se os números não se alteram (medidor digital moderno).
Observação: Se nada se mover ou se alterar no relógio de luz, não existe fuga ou furto nas fiações elétricas do PC de luz até o seu QDL.

Passo 3:
Religue todos os disjuntores do seu QDL; desligue todos os interruptores; retire das tomadas todos os plugues dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos; repita o passo 2.
Observação: Se nada se mover ou se alterar no seu relógio de luz, não existe fuga nas instalações elétricas internas de sua residência.

Passo 4:
Recoloque todos os plugues e observe se a sua geladeira, frezzer ou ar condicionado permanecem, em fucionamento, mais tempo ligados do que parados.
Observação: Estes aparelhos quando estão com defeito no termostato ou quando estão com sua capacidade de refrigeração abaixo do necessário e permanecem refrigerando sem interrupção ou com intervalos liga-desliga muito curto, costumam elevar em muito a conta de luz.

Passo 5:
Se nada de anormal foi encontrado nos passos anteriores, a sua conta de luz alta é devido ao seu alto consumo, ou alto disperdicio, ou ambos. Procure adotar algumas medidas e regras simples de economia (extensivo aos outros moradores da sua residência):

Ao usar chuveiro elétrico, selecione a temperatura mais adequada para a estação do ano; evite tomar um banho muito demorado (um chuveiro elétrico de 5500w x 127 volts equivale a 6 ferros de passar roupa ou 5 aparelhos de ar condicionado de 7500btus x 127 volts).

Se a sua geladeira, frezzer ou ar condicionado são antigos, troque-os por aparelhos modernos cujo consumo é equivalente a metade de um ferro de passar roupas. O investimento na compra de um aparelho econômico retornará nas próximas contas de luz.

Se as suas lâmpadas são incandescentes, dicróicas ou halógenas, substituir por lâmpadas fluorescentes, lâmpadas FLC ou modernas lâmpadas com Leds.

A compra de uma geladeira com compartimento externo na porta para copo de água ou a compra de um purificador  refrigerado vai proporcionar economia pois evitará abrir a geladeira para apanhar um copo de água. Cada vez que a porta é aberta o ar frio sai e o ar quente entra. Em seguida o compressor liga para esfriar o ar quente que entrou. Multiplique isto pelo número de vezes que a porta foi aberta e o consumo aumentará significativamente no final do mes.

Ao sair de um ambiente apague a luz. A instalação de sensores de presença em lavabos, corredores, áreas de serviço, hall de entrada, closets, evitará o esquecimento da luz acesa.

Ao sair de um ambiente desligue o ventilador de teto.

Ao sair de um ambiente deligue o ar condicionado e feche aporta. O ar frio não escapará.

Ao sair de um ambiente desligue o som ou a tv.

Se a sua geladeira não tiver descongelamento automático, não deixe acumular uma camada de gelo com mais de 0,5 cm no compartimento do congelador. Observe se a borracha de vedação da porta não está rachada ou com folgas.

Faça anualmente a limpeza interna do seu aparelho de ar condicionado.

Faça mensalmente a limpeza do filtro do seu aparelho de ar condicionado.

Sempre que for se ausentar por mais de um dia de sua residência, tire da tomada todos os aparelhos que ficam com aquele led vermelho acesso e geralmente são de controle remoto.
Pode também para ser mais rápido, desligar todos os disjuntores no QDL com exceção da cozinha ou de locais com alarmes instalados.





Autor do texto: 
Gilson Carlos Pessanha






Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista
Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem