Gilson Eletricista trocou 21 Chaves Facas Antigas 3x100A por Disjuntores DIN 3x100A.



Na cidade do Rio de Janeiro, em vários bairros, existem condomínios construidos na década de 70, que ainda possuem instalados no Pc de Luz,  chaves elétricas manuais com cartuchos de papelão e chaves elétricas manuais com fusíveis de porcelana rolha.

Estes antigos dispositivos de proteção primária, são da década de 40, estão fora do Padrão Light e estão condenadas pelo Corpo de Bombeiros desde 1990.

São perigosas ao manuseio, não protegem contra sobre-carga e quando um de seus cartuchos queima por curto-circuito, a corrente elétrica continua sendo enviada ao apartamento pelos outros cartuchos, fato este que pode causar um princípio de incêndio no imóvel.

Além disso, devido aos desgastes, folgas e oxidações nos seus contatos aparentes, a conta de luz pode estar sendo disperdiçada na forma de calor, ou seja, a corrente elétrica primeiramente passa no relógio de luz, em seguida pela chave elétrica e depois vai para o quadro de luz no seu apartamento. Seus modernos eletroeletrônicos de última geração estão conectados a um dispositivo de 1940.

Sou obrigado a substituir estas chaves antigas ?
O condomínio é responsável por esta substituição ?
Não sou o proprietário do imóvel, posso repassar esta despesa ?

Nas construções antigas não há obrigatoriedade, porém a medida que os moradores (individualmente e particularmente) substituem suas chaves antigas, a segurança do Pc de Luz, a segurança do apartamento e a segurança do condomínio aumentam proporcionalmente.

Comentário Pessoal:

A partir do início 2012, vários condomínios do Rio de Janeiro - Brasil, estão fazendo a modernização dos seus PCs de Luz e retirando as antigas placas de madeira e instalando o quadro de distribuição como o da foto abaixo.








Autor do texto e das fotos: 
Gilson Carlos Pessanha




Referências:
... os quadros de distribuição devem ter disjuntores. Se os dispositivos de proteção forem do tipo chave-faca com fusíveis cartucho ou rolha, substituia-os por disjuntores. (ABNT - 5410/04)
2.3.1 ... cabe ao proprietário ou ao responsável pelo uso do imóvel a manutenção e a utilização adequada das instalações elétricas. (http://www.direcionalcondominios.com.br/)

Para substituição de antigas chaves elétricas por Disjuntor Branco DIN:
Gilson Eletricista e Equipe.
Flamengo - Rio de Janeiro - Brasil.
Atendimentos no Rio de Janeiro e Niterói.
WhatsApp Business: (21) 99925-7935   TIM



                                   Inscreva se no Canal Gilson Eletricista.
Deixe seu Like e Ative o Sininho para receber aviso por e-mail de novos vídeos.

               Tenha um dia iluminado !
Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem