Quando Trocar as Fiações Elétricas de minha Residência ?

Breve histórico:
Os prédios antigos das décadas de 40 e 50 utilizavam em suas construções fios elétricos rígidos que eram revestidos com pano. Até mesmo as fitas isolantes também eram de pano.


Ainda hoje existem muitas residências antigas que foram reformadas e decoradas, porém continuam usando este tipo de fiação.
Sendo o isolamento de pano e antigo, ao ser trocada uma luminária ou uma tomada, é comum o pano ressecado se desmanchar, ficando o condutor de cobre exposto.
Ao causar um curto-circuito, uma simples fagulha transforma o pano num pavio de vela e temos neste momento um principio de incêndio.


Nas fiações posteriores o pano foi substituído pelo Pvc.


Nas fiações atuais, seguindo o padrão do Inmetro e normas internacionais de segurança, o condutor é de 100% cobre flexível e o isolamento é de Pvc anti-chama, ou seja em caso de curto-circuito ou super aquecimento a fumaça é visível, porém não temos a propagação de chama pelas fiações e eletrodutos.


Nos fabricantes de melhor qualidade, como por exemplo a Pirelli, o cobre é super flexível e o isolamento é duplo: uma camada interna com capacidade de isolamento de até 600 volts e outra camada externa resistente ao tracionamento durante a instalação nos eletrodutos.
O modelo ¨Afumex¨ da marca Prysmian, possui baixa emissão de fumaça em caso de incêndio.


Resumindo:
Fiações rígidas com isolamento de pano: Efetuar troca.
Fiações rígidas com isolamento de Pvc, com mais de 40 anos de uso: Efetuar troca.
Fiações finas para atual carga em uso: Efetuar troca urgente.
Fiações com isolamento apresentando ressecamento: Efetuar troca urgente.


Referências:
Inmetro
www.sil.com.br
www.prysmian.com.br
www.amanco.com.br/fios_cabos
NBR 5410 da ABNT - Instalações elétricas de baixa tensão


Para vistoria e avaliação das condições físicas de suas fiações elétricas, ofereço orçamento sem compromisso e não cobro visita: gilsoncarlospessanha7@gmail.com






Autor do texto:
Gilson Carlos Pessanha






Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista
Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem