A Origem da Pial Legrand no Brasil


A França tem os melhores vinhos e queijos do mundo, as mais modernas aeronaves de guerra, as mais lindas canções românticas e dentre outras coisas, o maior grupo multinacional: Legrand.

A Legrand de origem francesa, especializado na fabricação e comercialização de materiais elétricos e hidráulicos, é no Brasil, a empresa líder de vendas e atua com controle sob o nome de várias marcas adquiridas nos últimos anos.

Em 1860, a família Legrand fabricava a porcelana de Limoges, na cidade de Limoges (cidade no centro oeste da França), na região de Limosin, então foi gradativamente se diversificando e produzindo equipamentos elétricos. Nesta época a porcelana era o melhor isolante conhecido, antes do surgimento do plástico.


Desde então, a Legrand se tornou uma multinacional realizando mais de 120 aquisições de empresas menores em redor do mundo, para se tornar uma líder mundial no ramo de equipamentos elétricos, com mais de 130.000 produtos desde 2006.


No Brasil, a empresa brasileira Pial, fundada em 1948, tornou-se nas décadas seguintes, uma das principais no ramo de interruptores e tomadas.


Em 1977 foi adquirida pelo Grupo Legrand, passando a atuar com o nome Pial Legrand.


O Grupo Legrand detém ainda o controle sobre as marcas:


Bticino (renomada marca de tecnologia e design italiano).
Cemar (maior fabricante nacional de centros e quadros de luz).
HDL (líder em soluções para segurança).
Lorenzetti (lider no mercado de disjuntores bolt-on e chuveiros elétricos).
Pial (referência na construção civil).


Referências:
www.legrangroup.com.br
Wikipédia, a enciclopédia livre
pt.wikipedia.org/wiki/grupo_legrand
Centro de Suporte Técnico Legrand: 0800 11 8008

Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

3 Comentários

  1. Se ao menos uma pessoa, em qualquer parte do mundo, tiver sido beneficiada de alguma maneira com minhas dicas, já terá valido todo o esforço e empenho dedicado a este Blog.

    Tenha um dia iluminado!

    ResponderExcluir
  2. Gilson, você gosta dos disjuntores UNIC da PIAL ? Ao que constatei, eles são NEMA -UL , mas parece que tem um funcionamento bom, comparável aos DIN. Tem algum relato com relação a eles?

    ResponderExcluir
  3. Olá Henrique,
    estes disjuntores são disjuntores de transição entre os Nema e os Dins.
    São bons.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem