Você Sabia que ...


... não se deve cortar nem extrair o pino terra do plugue do cabo do computador e não se deve fazer uso de adaptadores para conectar um plugue tripolar em uma tomada antiga comum ?


... levar um choque ao abrir a porta de uma geladeira, microondas, fogão ou no gabinete do seu computador, tem por causa a falta de aterramento ?


... a falta de aterramento costuma ocasionar a queima de placas entre 2 ou mais computadores ligados com cabos em uma rede Lan ?


... em dias de tempestades, com muita incidência de raios, picos de voltagem (transientes elétricos) podem chegar ao seu computador pela linha telefônica e queimar o modem da operadora, a placa fax/modem ou o que é pior, se o modem for ¨on board¨ ?


... estabilizadores não protegem seu computador contra distúrbios elétricos propagados pelas linhas de transmissão elétricas, quando um raio cai, mesmo a 20 km de distância de sua residência ?


... estabilizadores e filtros de linha, tem pouca ou nenhuma serventia quando estão plugados em uma tomada antiga comum ou em tomadas tripolares sem o devido aterramento ?


... se o seu edifício é antigo e não dispõe de aterramento distribuído para todos os apartamentos, poderá ser feito um aterramento em ferro estrutural da coluna, da viga ou nos eletrodutos ?


... as lâmpadas fluorescentes emitem radiação ultra- violeta, prejudicial as pessoas que tem olhos claros e pele clara ?


... as lâmpadas com leds não emitem qualquer tipo de radiação ?


... os reatores eletrônicos de alto fator de potência para lâmpadas fluorescentes proporcionam 30% de economia em comparação aos de baixo fator de potência ?


... computador com gabinete instalado em racks ou móveis com pouca ou nenhuma área de ventilação, terá superaquecimento, travamentos e possíveis defeitos na fonte de alimentação ?


... não é preciso contratar um provedor de internet para cada computador em sua residência, basta interligá-los em uma rede com ou sem fio ?


... ao instalar um dispositivo de proteção contra surtos elétricos (DPS) no Pc de luz ou no quadro de luz de sua residência, todas as tomadas, lâmpadas, aparelhos eletro-eletrônicos, computadores, etc..., estarão protegidos contra picos de voltagem e surtos elétricos ?


... um no-break, com entrada automática de 100 a 265 volts, é melhor que um estabilizador comum de 127 volts, além de possibilitar que os trabalhos não seja interrompidos ou perdidos em caso de um apagão ?


... a APC, fabricante de no-breaks, é lider mundial neste segmento ?


... estabilizadores de voltagem para uso com eletrodomésticos comuns, não são adequados para uso com computadores ?


... em caso de viagem, é melhor desconectar o plugue da tomada e o plugue da linha telefônica, no seu computador, pois se você não tem nenhum dispositivo de proteção DPS instalado, uma descarga por raio, causará danos em sua máquina, mesmo com os interruptores desligados ?


... tecnicamente a escolha de transformar o antigo quarto de empregada em seu escritório com computador, é a pior possível, devido haverem circuitos elétricos comuns às áreas de serviço e cozinha e também pela pouca ventilação ?


... computador, ar condicionado, microondas, geladeira, chuveiro elétrico, lavadoras e  secadoras deverão ter um circuito elétrico dedicado ou exclusivo, com fiação e disjuntor adequados, para um perfeito e protegido funcionamento ?


... é melhor prevenir do que remediar e que proteção nunca é demais ?


... posso instalar circuitos elétricos exclusivos e protegidos ?


... posso instalar os mais modernos e eficientes dispositivos de proteção elétrica para sua residência ?

Inscreva-se no Canal do YouTube Gilson Eletricista










Autor do texto: Gilson Carlos Pessanha


Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

4 Comentários

  1. Tem uns equívocos no testo:
    - Leds EMITEM RADIAÇÃO SIM. Tanto infravermelha, quanto luminosa (a luz É uma radiação).
    - Lâmpadas fluorescentes, em geral, emitem UV com baixa intensidade, similar a radiação em nível normal no ambiente. Isso porque a maior parte do UV é convertido a luz visível, pela camada interna do bulbo (pó branco a base de fósforo, que possui propriedades fluorescentes, ou seja, quando incide alguns tipos de radiação, emite luz).

    De resto, não encontrei erros ou equívocos. Na verdade, a grande maioria das informações são de MUITA serventia para MUITA gente. Excelente post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique Rodriguez,
      Obrigado por sua visita e comentários no Blog.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  2. Instalei 4 lâmpadas fluorescentes compactas com acendimento separado, na mesma área em que há 4 lâmpadas fluorescentes tubulares com reatores. Conectei no neutro próximo às lâmpadas tubulares e a fase no interruptor. Quando Acende as tubulares as compactas apagam e virse-versa. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  3. Olá Reginaldo Sousa,
    Este fio Neutro, próximo das lâmpadas tubulares não é o neutro e sim o retorno destas Lâmpadas.
    Para localizar o verdadeiro Neutro, acenda estas lâmpadas e utilizando uma chave com teste faça a identificação.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem