Falso Adaptador de 20 Amperes


Inscreva-se no Canal do YouTube Gilson Eletricista

Perigo:
Aqui na cidade do Rio de Janeiro - Brasil, está sendo comercializado no comércio informal dos vendedores ambulantes e até mesmo em várias lojas de ferragens e lojas de variedades, um adaptador de 20 amperes para uso em plugues que tenham pinos de 20 ampères poderem ser conectados em tomadas de 10 ampères.



Este procedimento é perigoso e a sua comercialização não é autorizada.


O adaptador genérico da foto, não possui marca do fabricante e muito menos o selo de garantia do Inmetro.

Este adapatador causa derretimento no plugue (o seu aparelho novo perderá a garantia), causa o derretimento da tomada e poderá causar um princípio de incêndio no local.

O procedimento correto é substituir a tomada de 10 amperes por uma de 20 amperes.
Será conveniente a contratação de um eletricista para verificar se tal substituição é compatível com as fiações e com o disjuntor que protege o circuito.

O barato sai caro. A cliente da foto acima, após longa procura nas lojas de ferragens, encontrou este adaptador genérico, comprou e instalou no plugue do seu aparelho de ar condicionado portátil de 21.000 btus. Com pouco tempo de uso, o derretimento começou e por sorte ela estava no local e puxou o cabo da tomada. Ela perdeu a garantia de 2 anos do seu aparelho novo, teve de comprar um plugue novo, uma tomada nova de 20 amperes e pagou os consertos...

Em caso de duvidas entre em contato com seu eletricista de confiança antes de tomar uma decisão ou efetuar uma compra.


Adaptador genérico derreteu o plugue de 20 ampères e estragou a tomada de 10 ampères.

O adaptador genérico teve de ser cortado junto com o plugue, porque o calor gerado soldou e colou um no outro.

Um plugue de 20 ampères e uma tomada de 20 ampères foram instalados e os problemas acabaram.

Autor do texto e das fotos:
Gilson Carlos Pessanha


Inscreva-se no Canal do YouTube Gilson Eletricista

Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

8 Comentários

  1. Se ao menos uma pessoa, em qualquer parte do mundo, tiver sido beneficiada de alguma maneira com minhas dicas, já terá valido todo o esforço e empenho dedicado a este Blog.

    Tenha um dia iluminado!

    ResponderExcluir
  2. Coisas de camelô quando esses itens é demais comprar... Só ter um pouquinho de juizo que o cara sabe que uma saída de MAIOR energia com um adaptador de MENOR certamente não dará certo.
    Agora, outra coisa que fiz aqui em casa e deu errado, troquei a TOMADA para essa besteira de 20 amperes, por causa do microondas e subiu um cheiro de queimado, sendo que só tem apenas DOIS fios, um preto e azul, sendo que, nenhum dos dois estão descascados, ou seja, nenhum deles é um terra.
    Você sabe dizer se a ordem deles impede em alguma coisa? Não é possível, se for fase e fase, não tem como, só se a própria toma estiver com problema...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CauanC,
      Normamente, pelas cores dos fios, o preto é fase e o azul é neutro. É bom conferir com uma chave de teste.
      Nas tomadas de boa qualidade, o terminal do neutro é identificado com a letra N. O terminal do meio é para o terra e o último é para a fase.
      O microondas é um aparelho que aquece as moléculas de água presente nos alimentos.
      Ele trabalha com alta voltagem (5000 volts) e com alta corrente (10 amperes).
      O seu consumo, em funcionamento, é aproximadamente de 1000 w em 127 volts.
      O ideal é que o circuito do microondas seja um circuito exclusivo, ou seja, fiações elétricas de no mínimo 2,5 mm², disjuntor de 20 amperes e fio terra.
      O terra é muito importante para a sua segurança pessoal.
      Um dos possíveis defeitos do microondas é que em funcionamento a caixa de aço fique energizada com 127 volts ou com 5000 volts.
      Se o terra estiver conectado, no momento deste perigoso defeito se manifestar o disjuntor desarmará.
      O cheiro de queimado que você sentiu, suponho ter vindo de alguma emenda mal feita ou de conexão frouxa no quadro de luz.
      Acho melhor você contratar um eletricista para verificação da origem do cheiro e instalação de um circuito exclusivo com aterramento + disjuntor.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  3. Olá suelikrishna,
    É cada vez maior o número de eletroeletrônicos que têm os plugues danificados por estes falsos adaptadores vendidos no mercado informal.
    A garantia é perdida, pois o plugue terá de ser trocado.
    O correto é sempre substituir a tomada da parede antiga ou de 10 ampères por uma de 20 ampères.
    Atente também para a exigência da garantia de algumas máquinas, como lavadoras de roupas e de louças, para um circuito elétrico exclusivo com fiações e disjuntor especificados pelo fabricante da máquina.
    O não cumprimento destas exigências, acarretará no cancelamento da garantia.
    Algumas máquinas e geladeiras tem garantia de 5 a 10 anos.
    Qualquer produto com consumo elétrico acima de 1000 W, virá com plugues de 12, 16 ou 20 ampères que só entram em uma tomada de 20 ampères.
    Você foi abençoada e protegida, por estar próxima do microondas.
    Se você ligasse o microondas e fosse para outro cômodo, ao voltar, a sua cozinha poderia estar pegando fogo.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  4. Gilson, Muito obrigado pela dica! Hoje comprei um aquecedor a óleo que veio com o plug de 20 amperes. Na busca por um adaptador, li sua matéria e já mudei de idéia! Vou substituir a tomada conforme indicado. Além de evitar um dano material, você provavelmente pode ter salvo a vida de meu filho recém nascido, pois o aquecedor é para ficar em seu quarto, e a tomada fica atras da cabeceira de seu berço! MUITO OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  5. Olá Carlos Miranda,
    Este é um dos objetivos deste Blog.
    Ajudar
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  6. Depende. Na maioria das vezes sim. Pela norma nbr5410 qualquer circuito de tomada tem que ser de no mínimo de 2,5mm² e este mesmo suporta essa corrente de 20A, considerando que ninguém mais esteja usando as demais tomadas se existirem conectadas ao mesmo cabo. Mas isso não é ideal, na verdade é errado. O correto para todos os equipamentos com corrente maior que 10A (1270W em 127V) é ter um circuito de cabos exclusivos (TUE) nesse caso os cabos dessa tomda vem do quadro de energia de sua residência, até a tomada, lembrando que o mínimo é de 2,5mm² e se passar de 15m aí coloque 4mm².

    ResponderExcluir
  7. Ola´Wilson Silva,
    uma coisa éo certo e outra coisa é o possível dentro da realidade financeira de cada um.
    Atualmente, o certo é fazer circuitos elétricos independentes para todos os aparelhos em uma cozinha e área de serviço.
    Isto em prédios antigos exige uma reforma geral, do Quadro de disjuntores, das tubulações, rebaixamentos de teto, novos eletrodutos, projeto, etc...
    É algo em torno de R$100.000,00.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir

Não é permitido fazer novos comentários.*

Postagem Anterior Próxima Postagem