segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Vistorie uma vez por ano a tomada do seu ar condicionado

90% dos incêndios em residências e estabelecimentos comerciais começa na conexão da tomada com o plugue do aparelho de ar condicionado de janela.


Uma tomada com conexões frouxas ou o plugue com desgaste ou defeito, costumam apresentar derretimento em um ou em ambos.


Inicialmente, se você encostar a mão, notará uma quentura demasiadamente elevada, a ponto de não conseguir segurar o plugue.
Em alguns casos até mesmo a parede ao redor da tomada fica quente.


Posteriormente, com o agravamento da má conexão, sente-se no ambiente um cheiro de queimado semelhante ao cheiro do cabo de panela quando está queimando no fogão.


A partir desta situação, acontecerá a qualquer momento um curto circuito com liberação de faíscas e barulho.


O perigo da liberação das faíscas e plásticos derretendo é que próximo da janela onde o ar condicionado está instalado existe a presença de materiais inflamáveis: cortina de plástico, cortina de pano, cortina de rendas, persianas de pvc, tapete, carpete, piso de madeira, móveis de mdf, brinquedos de criança, cama, sofá, etc...


Faça uma inspeção visual na tomada e no plugue.
Se os furos da tomada estiverem escurecidos, com azinabre, conexões dos fios frouxas, ou se o plugue estiver com sinais de derretimento junto a base dos pinos, ou se algum pino estiver mole em relação aos outros pinos, providencie a substituição de ambos: tomada e plugue.


Obs:
Esta dica sobre calor excessivo na tomada e plugue do ar condicionado é também válida para qualquer tipo de tomada, aparelho, interruptor, disjuntor, etc..
Assim como nosso corpo aumenta a temperatura (febre) nos avisando de infecções, na eletricidade o aumento excessivo de calor nos avisa do perigo de incêndio.












Autor do texto:
Gilson Carlos Pessanha
MyFreeCopyright.com Registered & Protected





PageRank



2 comentários:

  1. Se ao menos uma pessoa, em qualquer parte do mundo, tiver sido beneficiada de alguma maneira com minhas dicas, já terá valido todo o esforço e empenho dedicado a este Blog.

    Tenha um dia iluminado!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza muitas pessoas se beneficiam amigo,muito obrigado!

    ResponderExcluir