Como Executar Serviços de Eletricidade com Segurança?

Já dizia um antigo ditado popular: O Seguro morreu de velho.
Símbolo internacional de alta voltagem (não chegue perto deste local)


A eletricidade foi classificada numa reportagem do Programa de Tv ¨Fantástico¨da Rede Globo, como a 5ª profissão mais perigosa do mundo.

Se você não é um eletricista, mesmo assim, você poderá fazer pequenos reparos elétricos em sua casa, sem precisar contratar um profissional.


Entretanto, você deverá seguir as seguintes recomendações de segurança:


- Desligue o disjuntor do circuito onde for fazer o serviço ou reparo;


- Ao mexer em fios elétricos, pegue um de cada vez, sem encostar nos outros.


- Ao mexer em fios elétricos, não se apoie em nenhum lugar;


- Ao mexer em fios elétricos, esteja sempre calçado de preferência com sapatos ou tênis de solado de borracha;


- Ao mexer em fios elétricos, não esteja descalço ou com chinelos;


- Mesmo com o disjuntor desligado, certifique-se de que não haja corrente elétrica no fio que você irá mexer. Para isto tenha uma chave de teste;


- Ao terminar o reparo, afaste o rosto, antes de religar o circuito, porque caso haja algum curto-circuito, a projeção de faíscas e metais fundidos não atingirá os seus olhos e rosto;


- Caso haja um curto-circuito, que antes não havia, desligue o disjuntor e reveja as ligações que você fez;


- Ao desligar um disjuntor, avise a todas as pessoas em sua residência que você está trabalhando e que ninguém deverá religar o disjuntor. Muitos acidentes ocorrem porque ao perceberem que a luz faltou, vão até o quadro de luz e religam o disjuntor, achando que foi um desarme ocasional;


- Sempre verifique a existência de corrente, caso o disjuntor não tenha sido desligado por você mesmo. Certa ocasião, eu estava fazendo um reparo elétrico em um quadro de luz, em que os fios sofreram derretimento por má conexão ao barramento do neutro. O morador disse para eu não descer ao Pc de luz para desligar o disjuntor geral porque ele interfonaria ao porteiro e pediria para ele mesmo desligar o disjuntor do apartamento. 

Em seguida o interfone tocou e o porteiro avisou já ter desligado o disjuntor. Conferi com a chave de teste e verifiquei que o circuito trifásico ainda estava ligado. Desci até o Pc de luz e fui checar porque a corrente ainda estava presente no quadro de luz. 

Ao olhar para o disjuntor desligado, vi que este era do apartamento ao lado e não o do apartamento onde eu estava trabalhando. O porteiro havia se enganado e se eu não confirma-se o desligamento teria levado um choque muito perigoso.




Autor do texto: Gilson Carlos Pessanha

Obrigado por sua indicação
Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

3 Comentários

  1. Se ao menos uma pessoa, em qualquer parte do mundo, tiver sido beneficiada de alguma maneira com minhas dicas, já terá valido todo o esforço e empenho dedicado a este Blog.

    Tenha um dia iluminado!

    ResponderExcluir
  2. Se você gostou deste Blog, venha fazer parte do ¨Quadro de Honra dos Seguidores deste Blog¨.
    Clique em ¨Fazer login¨e siga o passo a passo.
    Sua foto, logotipo ou caricatura viajará por várias partes do mundo.

    Paz, Saúde e Prosperidade!

    ResponderExcluir
  3. A reprodução total ou parcial deste texto poderá ser feita desde que seja dada a fonte de minha autoria e o nome do Blog.

    Tenha um dia iluminado!

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem