Como Verificar se o Aterramento de sua Tomada está Bem Feito


1º Passo:


Com uma chave de teste elétrica (igual ao formato de uma chave de fenda, porém possui dentro do cabo uma lâmpada neon), introduza em cada um dos 3 furos da tomada.


Ao acender a lâmpada, você terá localizado o terminal Fase.
Restaram 2 terminais, que são o Terra (terminal central) e o terminal Neutro.


2º Passo:

Com uma lâmpada de teste elétrica , que você mesmo poderá fazer (um bocal, 2 pedaços de fio ligados nos parafusos e uma lâmpada incandescente de 60 w x 220 volts, você introduzirá um dos fios do bocal no terminal Fase, que você localizou no passo anterior e o outro fio no terminal Neutro.

Se a Tensão elétrica da sua tomada for de 127 volts, a lâmpada deverá acender com o brilho reduzido, tendo em vista que a lâmpada é de 220 volts.

Em seguida retire o fio do Terminal Neutro e introduza no terminal central.
A lâmpada deverá acender com o mesmo brilho.

Observação:
Se a lâmpada não acender:
Não existe nenhum fio Terra conectado nesta tomada.
Ou se existe um fio conectado o Terra está interrompido ou o aterramento é falso.

Se a lâmpada acender com um brilho muito mais fraco:
A qualidade do aterramento é baixa (o ponto de conexão não é bom, ou a conexão está mal feita, ou a corrosão está isolando o cobre).

Se lâmpada acender com o mesmo brilho:
Ou o aterramento está bom ou o aterramento está sendo feito com o Neutro.


3º Passo:

Com um voltímetro analógico ou de preferência com um digital, com o seletor na posição de Tensão alternada, introduza uma das pontas no terminal Terra e a outra no terminal Neutro.

Você deverá ler uma Tensão de 0,5 volts a 3 volts.

Se o aparelho apresentar 0 volts, o Terra na verdade é o Neutro e o aterramento deverá ser refeito.

Se o aparelho apresentar Tensões acima de 5 volts, o aterramento não é de boa qualidade e deverá ser refeito.


Observação:
Estas dicas são para as instalações elétricas residenciais de um modo geral.

Para instalações mais sofisticadas será necessário a utilização de um aparelho chamado ¨Terrômetro¨, que custa em torno de R$1500,00 o mais barato e a compra de um aparelho deste nível não se justifica para uma única instalação residencial normal.





Autor do texto:
Gilson Carlos Pessanha



Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista
Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

24 Comentários

  1. Se ao menos uma pessoa, em qualquer parte do mundo, tiver sido beneficiada com minhas dicas, já terá valido todo o esforço e empenho dedicado a este Blog.

    Tenha um dia iluminado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Instalei minha torneira elétrica com as suas dicas. Funcionou certinho. Parabéns :) Sauki

      Excluir
    2. Olá Rodrigo Sauki,
      Obrigado por sua visita e comentário no Blog.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  2. Olá. Eu estou querendo fazer um sistema de aterramento para a minha bancada de trabalho. Comprei a manta anti-estástica e não sei onde liga-la. Li seu artigo e verifiquei que minha tomada tem os 3 cabos, logo 3 furos. Ambos terra e neutro mostraram 220V quando conectados com o terminal Fase (logo há um fio). Contudo quando testado com terra e neutro, ele mostrou 0.1V, acredito ser erro de escala, mas realmente mudou de zero para 0,1V.

    O que vc acha disso? Eu tenho o terra nessa tomada e posso conectar com a manta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo Z,
      Quando trabalhei certa vez em Brasília, a Fase em relação ao Neutro apresentava 220 volts e o Neutro em relação ao Terra, apresentava 30 volts e nesta firma IBM do Brasil, o aterramento era muito bem feito, devido ao grande número de computadores e CPD.
      No seu caso, ou você tem um excelente aterramento ou o Terra na verdade é o Neutro.
      0,1 e 0 volts, dependendo da precisão do seu voltímetro podem ser a mesma leitura.
      Vá até o seu Quadro de luz e verifique a existência do barramento do Terra, separado do barramento do Neutro.
      Se houver este barramento do Terra, o Terra da sua tomada é realmente um ponto de Terra e a qualidade do aterramento é excelente.
      A sua manta anti-estática deverá ser conectada ao fio que está no terminal central da sua tomada tripolar.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Gilson, Parabéns pelo blog! Gostaria de tirar uma dúvida, pois igualmente ao caso do Rodrigo z eu fiz meu aterramento para bancada com uma haste de cobre com 2,40 e fiz as medições onde constatei que o fase com o neutro deu 220v, o fase com o terra deu também 220v, já o neutro com o terra deu em torno de 0,1v. Fiz o teste com a lâmpada de 60w entre fase e terra ela acendeu e ficou com um brilho normal forte. Gostaria de saber se com esses dados e baseado na sua experiência o meu aterramento está normal? Pergunto isso por causa do valor que medi com o multimetro entre o terra e o neutro acusar 0,1v. Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de ressaltar que verifiquei que existe um aterramento do relógio de energia ao qual pareceme que o fio neutro está aterrado no aterramento do relógio do lado de fora da residência. Gostaria de saber se isso pode ser a causa da medição do meu aterramento separado com a haste de cobre dar entre o terra e o neutro 0,1 volts ou não tem nada a ver?

    ResponderExcluir
  6. Olá Natanael Tanaka,
    Este aterramento do Neutro no Padrão de Entrada é para assegurar a qualidade do Neutro.
    O seu Terra está separado deste e pelo valor de 0,1 volts está muito bom.
    Até 0,5 volts é considerado bom.
    Tenha um dia iluminado!

    ResponderExcluir
  7. Olá Natanael Tanaka,
    Este aterramento do Neutro no Padrão de Entrada é para assegurar a qualidade do Neutro.
    O seu Terra está separado deste e pelo valor de 0,1 volts está muito bom.
    Até 0,5 volts é considerado bom.
    Tenha um dia iluminado!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Gilson! Fico muito grato pela ajuda, tenha um dia iluminado para ti também. Abraço e mais uma vez parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  9. Gilson, gostaria de tirar mais algumas dúvidas se possível, é comum o potencial do neutro com o terra apresentar oscilações de 0,1 a 0,2 volts? Pois testei com meu multimetro o neutro com o terra e dependendo do horário do dia noto essas oscilações. Outra dúvida é que verificando com o multimetro na escala de 750 volts alternada entre o neutro e o terra não apresenta nenhuma tensão 0 volts. Já com o multimetro na escala 200 alternada ai sim entre o terra e o neutro fica oscilando entre 0 e 00,1 volts e tem vezes que vai até 00,2 volts. Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perguntei isso pois vi em alguns fóruns que valores de 0 ou muito próximos a zero podem indicar que o fio neutro foi interligado com o terra e para tirar a dúvida fiz o teste de resistência com o multimetro na escala de 200 entre o neutro e o terra e acusou muita resistencia ohmica. Em alguns sites disse que não podem haver resistências entre os dois fios por se tratarem de fios distintos. Eu fiquei sem entender já que o aterramento que eu fiz está completamente separado do neutro e nem mesmo esta ainda interligado nas tomadas.

      Excluir
  11. Olá, Muito legal sua dica, porém não pude usar pois minha casa é 220v de entrada, sem neutro, como posso verificar o aterramento da minha casa? pois possuo um aparelho condicionador de energia que indicou falta de terra, e por isso queria medir de alguma forma o terra para garantir que o problema é lá.

    ResponderExcluir
  12. Sugiro enfiar no solo uma haste de aço revestida de cobre (haste para aterramento) e fazer a sequência de testes rm relação à este aterramento.
    Se o aterramento não ficar bom, mais uma ou duas hastes deverão ser enfiadas e interligadas entre si.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gilson! Então acredito que meu aterramento não esteja bom pois coloquei uma haste de 1,5m. porém como minha rede é 220v e não possuo instrumento pra medição de aterramento acho que não é possível verificar a eficiencia dele né? Com 220V e multimetro não é possivel verificar?

      Excluir
  13. Sugiro enfiar no solo uma haste de aço revestida de cobre (haste para aterramento) e fazer a sequência de testes rm relação à este aterramento.
    Se o aterramento não ficar bom, mais uma ou duas hastes deverão ser enfiadas e interligadas entre si.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia .
    Posso usar um cabo q era usado como terra de maquina de solda antes. Ele e de 50mm mais flexivel ,as hastes estão em triangulo.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia .
    Posso usar um cabo q era usado como terra de maquina de solda antes. Ele e de 50mm mais flexivel ,as hastes estão em triangulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco Antonio,
      Sem problema.
      O cabo para aterramento poderia ser até sem capa (cabo nu).
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  16. se o neutro é aterrado por que não podemos usá-lo como terra. qual o perigo???

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem