Os Pingos de Água do Ar Condicionado estão Incomodando o Vizinho. O que Fazer ?

Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.


O irritante barulho do pingo de água, vindo do aparelho de ar condicionado do vizinho de cima, é conhecido por muitas pessoas.

No silêncio da noite você custa a dormir.

Quanto maior for a altura entre a sua janela e o aparelho de onde vem os pingos, maior o impacto e maior o incomodo sonoro.

Um aparelho com capacidade de refrigeração de 18.000 btus é capaz de produzir 12 litros de água numa noite.

Mas de onde vem tanta água ?


Esta água é formada pela condensação da água presente na atmosfera, em contato com a superfície da câmera de refrigeração do aparelho.
Quanto maior for o índice da umidade relativa do ar, maior a condensação.

Você verá este fenômeno físico acontecer em um copo de vidro ao ser colocado um líquido extremamente gelado, conhecido por muitos apreciadores como cerveja ou chopp.


Em poucos segundos, a superfície externa do copo, condensará várias gotículas que se aglutinarão e formarão vários pingos de água, que escorrerão  e molharão a mesa ou balcão onde o copo estiver apoiado.

No aparelho de ar condicionado esta transformação é muito rápida e constante.

O que fazer com esta grande quantidade de água que está caindo na janela ou na parte superior do ar condicionado do meu vizinho ?


Nos prédios modernos, existe um dreno coletivo embutido nas paredes externas, para canalizar todos os pingos de água de todos os aparelhos de ar condicionado do prédio.


Nos prédios antigos, você tem 5 opções:

1ª opção:
Instalar um aparelho denominado ¨evaporador de água¨, que basicamente consiste numa resistência elétrica que irá ferver e evaporar os pingos de água recolhidos.
O inconveniente é que o consumo elétrico deste aparelho é maior do que o consumo elétrico do próprio ar condicionado.

2ª opção:
Substitua o seu antigo ar condicionado por um moderno ar condicionado com baixo consumo, silencioso, mais eficiente e com dreno seco (não pinga).

3ª opção:
Caso o seu aparelho tenha um dreno na parte traseira, conecte uma mangueira de 1/2 polegada - reforçada - fure a parede e passe a mangueira por dentro deste furo para dentro do apartamento.

O inconveniente é que a água recolhida em um recipiente, terá de ser jogada fora todos os dias. Se esquecer, a água transbordará dentro do seu apartamento.

4ª opção:
Esta é a melhor opção, na minha opinião.

Instale uma bandeja coletora de água em fibra de vidro.

Instale uma conexão de metal de 1/2 polegada no nipple da bandeja.

Conecte uma mangueira de 1/2 polegada reforçada.

Instale um tubo de água em PVC de 3/4 de polegada, inclinado para o lateral + 01 conexão em PVC de 45º de 3/4 de polegada, rente a parede.

Os pingos cairão na bandeja coletora, serão desviados para a mangueira, entrarão no tubo e irão para a lateral do prédio.

Observação:
Se o condomínio do seu edifício não quiser mais pingos caindo no chão, coloque a mangueira para dentro, conforme a opção anterior.

5ª opção:
Proponha em assembléia do seu condomínio a instalação de um dreno externo coletivo, no qual todas as mangueiras serão encaixadas.

O inconveniente será a geração de várias cotas extras no valor do condomínio, inclusive para aqueles moradores que nem tem ar condicionado instalado.

















Esta opção utiliza um aparelho chamado Vapoar, que evapora os pingos condensados no interior do aparelho.
 Os pingos são conduzidos por uma mangueira flexível e são literalmente fervidos no interior do aparelho.
 O inconveniente é que a resistência elétrica deste aparelho irá gerar um consumo igual ou maior do que o funcionamento do ar condicionado no modo refrigeração

E quando a situação for ao contrário ?

Os pingos do ar do vizinho de cima é que estão me deixando louco e ele não toma nenhuma providência para desviar os pingos do seu seu aparelho...



Manta de alumínio adesivada, para ser aplicada na cobertura ou até mesmo na caixa do seu aparelho de ar condicionado, para resvalar e  acabar com o barulho dos pingos do ar do vizinho de cima.
É vendida a metro e tem várias larguras.



Manta vinílica, poderá ser colada com cola de contato na cobertura ou até mesmo na caixa do seu aparelho de ar condicionado, para amortecer e acabar com o barulho dos pingos da ar do vizinho de cima.
É vendida a metro, tem várias larguras e várias cores.

Observação:
Não utilize pano, isopor ou cortiça, porque esses materiais serão rapidamente destruídos pela ação do tempo (sol e chuvas).

Algumas incríveis respostas dos vizinhos de cima sobre o incômodo dos pingos de água de seus aparelhos de ar condicionado:
- Eu não tenho pescoço de girafa para ver se a parte de baixo do meu ar condicionado está pingando...

- E quando chove, não cai água ?


- Os pingos estão vindo de cima (não há nenhum outro aparelho acima...).


- Deve ser algum passarinho fazendo xixi ...


- Alguém deve estar com um cano de água furado ...


- O condomínio é quem tem que resolver isso ...


- Coloque um guarda-chuva na sua janela ... 


- Eu nem tenho ligado meu ar condicionado (liga todos os dias).

- Você tem absoluta certeza que é do meu (andar de cima).





Autor do texto e das fotos: Gilson Carlos Pessanha

Inscreva se no meu canal de vídeos no youtube Gilson Eletricista



Deixe seu Like e ative o sininho para receber aviso por e-mail de novos vídeos


Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

54 Comentários

  1. Meu vizinho de cima não resolve o meu incômodo. Existe algo que eu possa fazer na cobertura do meu aparelho para minimizar o som?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda e Cássio,
      O vizinho de cima é, em muitos casos, uma novela a parte.
      Em horário de silêncio, ligam som em alto volume, arrastam móveis, andam de salto alto, jogam pontas de cigarro acesas e não desviam os pingos do aparelho de ar condicionado.
      Certa vez, um cliente me relatou que ao reclamar com o português do andar de cima sobre o incômodo dos pingos do ar condicionado, ele respondeu: ¨e quando chove não cai água?¨
      Para você atenuar o ruído causado pelos pingos na cobertura do seu ar condicionado, compre em lojas de ferragens um pedaço de manta de alumínio adesivada e aplique em toda a superfície da cobertura. Esta manta é vendida a metro e tem várias larguras.
      Outra opção é cole um tapete de material plástico com aparência de grama. Tem em várias cores e é vendido em lojas de materiais plásticos. Para colá-lo utilize cola de contato.
      Na primeira opção o pingo de água bate e resvala. Na segunda opção o pingo é amortecido e drenado pela camada de fibras.
      Em ambos os casos não há barulho.
      Não se esqueça de limpar e retirar o pó da cobertura para uma colagem perfeita.
      E quando chover também não haverá ruídos.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  2. Boa noite, Estou passando por este problema com a minha vizinha acima de mim. nada foi feito mesmo reclamando várias vezes com a sindica. nao durmo ha mais de 10 dias. meu ar condicionado vem com uma etiqueta de q nao pode cobrir a parte de cima, pois há saida da ventilação. só cubro quando está desligado. gostaria de colar algo em cima só na parte que pinga q é longe dessa saida de ventilação, mas a manta vinílica nao deu certo. é muita agua que cai.Por acaso, vc saberia me dizer q tipo de loja vende a bandeja coletora? pois nao achei em pesquisas, gostaria de dar essa ideia a sindica. Outra coisa, o ar dela é tão velho que tem um furo na parte de baixo do ar devido a corrosão do tempo.há algum perigo maior , tipo de dar um incêndio no aparelho dela?

    nao sei mais o que fazer.... pois cubro a noite meu ar e com isso passa um calor terrível, ja q nao posso ligar o meu e nem abrir a janela pois respinga aqui dentro do meu quarto. Obrigada Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa Friede,
      2ª opção:
      Manta de alumínio adesivada.
      É vendida em loja de ferragens a metro com várias larguras.
      Recorte e cole nas partes lisas, sem obstruir as frestas de ventilação. É bem mais barata do que a manta vinílica.

      Bandeja coletora para água de ar condicionado, em fibra de vidro:
      É vendida em loja de ferragens.
      Ela deverá ser ser instalada sob o ar da sua vizinha e a saída do dreno desta bandeja deverá ser deslocada para a esquerda ou para a direita, de modo que os pingos não caiam em nenhum outro aparelho ou beiral de janela.

      O furo causado pela corrosão na parte de baixo da caixa do ar de sua vizinha não oferece perigo de incêndio.
      Este furo poderá ser tapado com durepox.

      3ª opção:
      Leia meu post sobre ¨Lei do silêncio: Garanta o seu direito ao descanso¨ e siga o passo a passo para resolver o seu problema e ser indenizada por danos morais.

      A síndica está omissa ou a sua vizinha faz parte das amigas da síndica.
      Ao demonstrar a sua intenção em entrar na justiça, a solução será rapidamente agilizada por ambas.

      Tenha um dia iluminado !



      Excluir
  3. Boa noite, Primeiramente queria agradecer o seu retorno, e principalmente pq de todos os lugares em que busquei ajuda na internet, vc foi o único em que me ajudou!Ainda estou com o problema, agora estou passando ao mesmo tempo em dois quarto, no quarto de dormir e no quarto onde trabalho. Amanha, farei o registro do meu problema no livro do condomínio, para que se realmente precisa fazer algo a respeito disso, esteja comprovada que eu fiz a reclamação. Pois a principio falei somente com a sindica e o rapaz em que trabalha na manutenção do prédio. Para não depois não dizerem q não o fiz.A respeito do seu post "lei do silêncio" procurei aqui no seu Blog, porem não o encontrei, se puder me passe o link, pois não vou sossegar até saber de todos meus direitos. Mesmo eu já providenciando a manta de alumínio, vou até o fim, para que agora "os vizinhos" deem um jeito no pinga pinga.Obrigada.Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa Friede,
      Para acessar todos os posts sobre este tema ¨ar condicionado¨, vá até o final deste post, onde está a palavra ¨marcadores: ar condicionado¨ e clique em cima de ar condicionado.
      Todas as postagens se abrirão em sequência.
      A Lei do silêncio: Garanta seu direito ao repouso é a 6ª.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  4. Obrigada pela ajuda, consegui após mais de 1 mês sem dormir direito, que a vizinha colocasse a bandeja coletora no ar condicionado dela, sem precisar usar a justiça.Hoje eles colocaram. tinha dado um prazo de até 2ª feira que vem para acionar a justiça e parece que surtiu efeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa Friede,
      eu tinha certeza que seus problemas seriam solucionados.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  5. Boa Noite.

    Estou com problemas com meu vizinho. Ele já foi comunicado e me disse que está providenciando bandeja ou caixa. Enquanto isso eu não durmo. Gostaria de saber qual é melhor comprar (custo / beneficio), manta vinílica ou manta de alumínio? Minha caixa de ar condicionado é grande e faz muito eco para dentro do quarto. A caixa não tem muita inclinação, a manta de alumínio, por ser fina, e uma superficie sem inclinação, não vai acabar fazendo barulho igual pelo impacto?

    Agradeço pelas dicas. Parabéns pelo blog, muito útil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro Henrique Grechi,
      Pode comprar a manta de alumínio auto-adesivada, a qual é vendida a metro e com várias larguras.
      É barata e você mesmo vai poder aplicá-la.
      Não precisa, necessariamente, ser um pedaço inteiro.
      Pode fazer vários recortes com pedaços pequenos e ajustá-los como um quebra-cabeça.
      Se quiser poderá dobrar a espessura da manta, colando uma segunda camada sobre a primeira.
      Eu, normalmente, nunca tive de fazer isto, porque a primeira camada já é suficiente.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  6. Olá Gilson,

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo seu blog. Está muito bem escrito e as informações são de excelente qualidade.

    Com relação à primeira opção que você mencionou ("evaporador de água"), gostaria de saber se você já instalou esse aparelho para alguém. Você sabe se ele funciona bem? Estou pensando em instalar no meu split, mas antes de comprá-lo estou buscando mais informações a respeito.

    Muito obrigada pela ajuda!

    Abraços,

    Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone Zogbi Corona,
      O evaporador de água para ar condicionado, também conhecido com vapoar, é mais indicado para ar condicionado de janela de, no máximo 10.000 Btus.
      Para ar condicionado de 7.500 Btus: Vapoar pequeno.
      Para ar condicionado de 10.000 Btus: Vapoar grande.
      O aparelho de ar condicionado não poderá estar desprendendo pedaço de ferrugem (aparelhos antigos e enferrujados), porque estes pedaços de ferrugem ao entrarem em contato com as espiras da resistência elétrica localizada dentro da caixa do vapoar, causarão curto e a resistência se partirá.
      A quantidade de pingos de um ar condicionado é muito grande e a melhor solução será desviá-los para fora ou recolhe-los em uma botija de combustível vendida nos postos de gasolina, ou direcioná-los para algum ralo ou tubulação de águas pluviais.
      Talvez estas últimas alternativas irão gerar um pequena despesa, mas o consumo elétrico de um vapoar terá um acréscimo mensal e constante em suas contas de luz presentes e futuras.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
    2. Olá Gilson,

      Muito obrigada pela rápida resposta!

      Meu aparelho é um split novo (comprei faz menos de 6 meses), tecnologia inverter, da marca Springer Carrier, com potência de 18.000 BTUs. Ele produz/condensa uma quantidade bem grande de água, comparado aos aparelhos de janela.

      Atualmente estou fazendo a drenagem dele para dentro de casa, pois nenhuma das outras alternativas foi aceita pela síndica do meu condomínio - eles não querem mais que tenha água pingando no chão, especialmente porque era muita água; troquei a drenagem de direção diversas vezes mas acabava sempre caindo na janela de algum vizinho e incomodando...

      Você acha então que é melhor eu continuar com a drenagem interna? Será que o Vapoar grande não vai dar conta da quantidade de água que o meu split produz? Meu medo é de instalar o Vapoar e acabar tendo mais dor de cabeça ainda.

      O que você me recomenda?

      Mais uma vez, muito obrigada!

      Excluir
    3. Olá Simone Zogbi Corona,
      O volume de água condensada por um Split é, em média de 15 a 25 litros de água, durante o funcionamento em uma noite.
      Esta água condensada irá variar conforme a umidade relativa do ar.
      Tenho visto vários Vapoar, transbordando por não conseguir evaporar esta quantidade de água.
      Em muitas residências este dreno é conduzido para as tubulações de água de banheiros e cozinhas.
      Isto irá gerar uma pequena obra.
      Em alguns casos, esta água é conduzida para algum ralo próximo em varandas.
      Em outros casos, uma mangueira é conduzida, desde o seu aparelho até o térreo, até um ralo ou jardim.
      O ideal é que o condomínio instale um dreno coletivo externo, para a captação dos pingos de água de todos os aparelhos de ar condicionado.
      Proponha isto em assembléia.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Gilson
    Instalei o meu ar condicionado de janela, e na primeira noite de uso, começou a chover e não consegui dormir com tanto barulho de chuva na caixa de metal. Fiquei com a mesma dúvida de um colega acima, pela manta de alumínio auto-adesivada ser muito fina, estou meio que na dúvida se resolve o meu problema.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronaldo Lima,
      Neste caso o culpado não é o vizinho de cima.
      E como não podemos reclamar com São Pedro, o jeito é atenuar o ruído causado pela chuva.
      A chapa de aço da caixa de um ar condicionado de janela é muito fina, em torno de 1 mm².
      A espessura de uma manta de alumínio adesivada é de quase 5 mm².
      Com a aplicação desta manta, tenho conseguido resolver todos os incômodos.
      Há a possibilidade de poder aplicar uma segunda manta, sobre a primeira, mas acho que não será necessário.
      Pode comprar que vai resolver.
      É vendida a metro e com várias larguras.
      Dica:
      Não obstrua as frestas de ventilação superior, caso existam.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
    2. Comprei e já coloquei. Senti o metal bem mais firme e parece que vai isolar mesmo o barulho. Agora só aguardar a chuva. Obrigado.

      Excluir
    3. Olá Ronaldo Lima,
      Obrigado por sua visita e comentário no Blog.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  9. Gilson bom dia, poderia me dizer onde encontro essa manta sintética? Me refiro a essa emm cor amarela da foto.
    Obrigado.
    Paulo.

    ResponderExcluir
  10. Olá Paulo,
    elas são vendidas a metro, tem várias cores , nas que vendem plásticos em geral.
    Exemplo:
    Palácio dos Plásticos
    Rei dos Plásticos.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  11. Ok, vou procurar aqui em Santos.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Olá Paulo,
    Obrigado por sua visita e comentário no Blog.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  13. Oi Paulo, boa noite!
    Tenho um ar condicionado antigo LxA:65x41, que começou a incomodar a vizinha neste final de semana por apresentar uma goteira. Como faço pra ter um orçamento de uma bandeija

    ResponderExcluir
  14. Olá Karina Rhamnuzia,
    Minha área de atendimento é no bairro do Flamengo e bairros adjacentes (Rio de Janeiro - Rj - Brasil).
    Qual o seu bairro ?
    Gilson Eletricista
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  15. Oi Gilson,
    Moro na Tijuca. Tentei te ligar, mas caiu na cx. Postal.
    Quero entrar em contato contigo
    Karina

    ResponderExcluir
  16. olá. instalei meu ar ontem e percebi que as goteiras do ar do vizinho (de janela)caem bem encima do meu. conversando hoje com meu vizinho , ele me disse que já tentou de tudo mas não consegui resolver pois a água não cai do dreno e sim da parte de cima do aparelho. fui olhar na parte externa do prédio e realmente a água que cai está vindo da parte de cima. como isso é possível? será algum defeito? o ar condicionado dele é um Gree de janela dreno seco. mas ele colocou a bandeja. obrigado

    ResponderExcluir
  17. Olá Rober,
    A técnica do dreno seco é a hélice, que fica situada na parte de trás do aparelho, salpicar a água acumulada na parte inferior e lançar esta água na condensadora, para evaporar.
    O que não evaporar cai novamente e o ciclo se reinicia.
    Porém em dias de alto índice de humidade relativa do ar, a quantidade de água condensada é muito grande e a água começará a transbordar pelas laterais.

    Sugiro para o seu vizinho de cima:
    Retirar o ar e tirar uma borracha preta redonda do tamanho de uma moeda que está localizada na parte de baixo, no lado direito.
    Aproveite a ocasião e limpe o aparelho com mangueira.
    Deste modo a água não mais ficara acumulada e cairá dentro da bandeja coletora.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  18. Ola,tenho um split da electrolux no meu apartamento que fica no 4ªandar ele tem dreno instalado td certo, a alguns meses a vizinha do 1º andar colocou um toldo e ela reclama que está pingando e fazendo muito do barulho atrapalhando eles de dormir, não estou usando o aparelho prq ja chamei 2 tecnicos e eles falaram que é normal pingar e que não sabem o que posso fazer, Gostaria de saber se essas mantas resolveriam o barulho provocado pelos pingos no toldo ou se vc me dá alguma outra dica prq pra colocar essa bandeja vai ficar caro porque terei que colocar andaimes. Bem é isso parabéns pelo blog muito bom.
    Mariane

    ResponderExcluir
  19. Olá Mariane,
    Estes instaladores de ar Split, sabem muito bem que um aparelho em funcionamento, irá condensar cerca de 25 litros de água, sendo um pingo por segundo.
    O barulho destes pingos em um toldo é tipo toc toc toc.
    Normalmente este dreno deveria ser dirigido para dentro de um banheiro ou ralo em uma varanda ou para um sistema de dreno coletivo.
    Infelizmente não te deram a devida orientação.
    Mas como você mora no 4º andar, até o toldo no 1º andar, são mais ou menos10 ou 12 metros de distância.
    Sugiro comprar uma mangueira de 3/4 de polegada, transparente, e interligar ao dreno.
    Esta mangueira será travada com braçadeira, próximo da sua janela e descerá até o piso ou até a janela onde está localizado o toldo e lá será esticada e travada com abraçadeira.
    Este serviço será feito sem necessidade de caderinha ou andaime.
    Não entendo como estes ¨técnicos em refrigeração¨ não te deram esta opção.
    Já fiz este procedimento, do 7º andar até o térreo e coloquei a mangueira numa coluna de barbará.
    Se esta mangueira puder ser levada até um ralo ou canteiro de plantas no térreo ou Play, ou garagem, melhor ainda.
    A manta no toldo rersolveria mas impediria o mesmo de ser recolhido e também a colocação seria com ele aberto e só com cadeirinha (R$$$$$$$).
    Passe esta Dica do Gilson Eletricista para eles.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Gilson a mangueira da agua do dreno ja está indo para o ralo, o problema é a agua que está caindo de debaixo da condensadora, o primeiro andar é rente ao chão.

      Excluir
  20. Olá Gilson!
    Boa Tarde!
    Parabéns pelo blog!
    Estou precisando de ajuda, há quatro meses comprei dois aparelhos de Vapoar para instalar na minha casa, porém estou com muita dificuldade de achar profissional para instalar, por conta da parte elétrica (uma vez que não podemos ligá-lo na mesma tomada do ar). Vi que você é do Rio de Janeiro, atuando no bairro do Flamengo e adjacências.
    Você teria algum profissional para indicar que atuasse na Zona Norte? Bairro Cachambi?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  21. Olá Geice,
    Lauro Eletricista: 98135-1715
    ou
    R&S soluções elétricas: contato está na página principal do Blog do lado direito (clique na logomarca).
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  22. Gilson,
    Muuuuito obrigada! Pelo blog e pela rapidez na resposta!
    Entrarei em contato amanhã!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Obrigado pelas dicas Gilson. Moro no térreo de um prédio de 10 andares e sofro com esse problema de água caindo de ar condicionado apesar das diversas reclamações. Portanto, tenho água caindo fazendo barulho noturno em cima da unidade externa do meu ar condicionado, no piso de cerâmica da área do apartamento e numa cobertura de, acho que é zinco, que fica na parede lateral da área, que vc deve conhecer. A manta de alumínio parece ser mais barata que a de vinil. Além de instalá-la na cobertura de zinco da parede e na cobertura da unidade externa do meu ar, posso colocá-la no chão tbm? A eficiência de isolamento acústico é a mesma do tapete de vinil? No mercado livre as mantas de alumínio que vendem parece que é de 1 mm de espessura. Essa não deve ter a mesma eficiência da de espessura de 5 mm que vc comentou anteriormente né?

    ResponderExcluir
  24. Ola, sou síndico do meu prédio no Rio de Janeiro e gostaria de saber se indica alguem para instalar uma solução para o gotejamento dos aparelhos de ar condicionado.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  25. Olá.
    Mey vizinho de cima não dá um jeito no ar condicionado dele e vou tentar a manta de aluminio. Acontece que a água bate também na ponta da bandeja que é de aluminio e parece maus grossa que o ar condicionado. Acho até que é de lá que vem o barulho...terei que colar na ponta da bandeja do ar. Pensei em tirar essa bandeja pq ela acumula água e tenho medo de dengue. Se eu colar a manta na bandeja será que resolve o problema do barulho e da provável dengue? Quanto você cobra para tirar uma bandeja (estou na ladeira dos tabajaras em copacabana)

    ResponderExcluir
  26. Bom dia
    Meu prédio tem tubulação coletora da drenagem imbutida porém no meu apartamento está infiltrando na minha parede. Estaria entupido? Tem como resolver?
    Desde já agradeço
    Grace

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Gilson, você sabe onde comprar essa manta adesivada no centro do rio? tem alguma marca para indicar?

    ResponderExcluir
  30. Olá,
    São vendidas à metro com larguras a partir 10 cms em lojas de ferragens.
    Manta de alumínio adesivada.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  31. Olá,
    São vendidas à metro com larguras a partir 10 cms em lojas de ferragens.
    Manta de alumínio adesivada.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  32. O volume de agua produzido pelo evaporador de um split é o mesmo de um janeleiro? Considerar a mesma capacidade para ambos.

    ResponderExcluir
  33. Olá JorgeTJ,
    A quantidade de água condensada por um Split é muito maior.
    Um cliente colocou o dreno para pingar internamente em um balde de 15 litros.
    Da noite para o amanhecer o balde já estava cheio.
    Os evaporadores conseguem evaporar os pingos de um ar de janela até 12.000 btus.
    Já os de um Split não conseguem e a água transborda pelo evaporador.

    ResponderExcluir
  34. Vou tentar a manta vinílica porque a manta adesivada de alumínio não funcionou...

    ResponderExcluir
  35. Poderá colar outra camada em cima da que foi colada.
    Com isto a espessura de alumínio dobrará.

    ResponderExcluir
  36. Poderá colar outra camada em cima da que foi colada.
    Com isto a espessura de alumínio dobrará.

    ResponderExcluir
  37. Olá Gilson, parabéns pelo blog que tem ajudado tanta gente. Minha questão é: os pingos do aparelho do vizinho estão caindo sobre minha condensadora, que é do modelo vertical (Midea). Posso fixar a manta de vinil nesse modelo também? A diferença deste é que ele é aberto e tem uma ventoinha. Fico com receio de colocar a manta e gerar algum problema. Agradeço desde já sua ajuda!

    ResponderExcluir
  38. Não pode tapar a ventoinha.
    Em volta pode.
    Tem como tirar uma foto da parte superior ?
    Pode enviar por WhatsApp (21) 99925-7935

    ResponderExcluir
  39. Em tempo,
    Se a sua condensadora for redonda semelhante a um barril, toda a parte superior é aberta para escoar o ar quente.
    Para este modelo existe uma cobertura em formato curvo que faz uma curva em L.
    É vendida em lojas de assistência técnica do fabricante.
    Eu não peguei para sentir se este plástico é fino ou grosso.
    Se for fino, antes de ser instalado, enrole ao redor a manta adesiva de alumínio, porque os pingos passarão a bater nela.

    ResponderExcluir
  40. Olá, gostaria de saber quais são os modelos de ar condicionado com dreno seco. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Prezado...um ar condicionado Split da LG de 7500 btus produz quantos Litros de agua em uma hora ou noite em média?

    ResponderExcluir

Não é permitido fazer novos comentários.*

Postagem Anterior Próxima Postagem