Como Fazer Economia nas Compras do Supermercado

Economizar nunca é tarefa fácil, ainda mais nas compras de supermercado, que normalmente representam um grande gasto no orçamento familiar.


Para quem tem planos de cortar gastos, mas não sabe por onde começar, alguns cuidados simples, antes de sair de casa podem ajudar a reduzir o valor da nota no final da compra.

De acordo com o professor de economia da Fundação Getúlio Vargas, Sergio Bessa, a principal dica para as compras de supermercado é colocar no papel o que precisa e fazer o máximo para se ater a ela.


¨Se você não se desviar dos seus objetivos, a chance de não gastar mais do que imaginava é grande, e esta é a melhor forma de se economizar em um supermercado¨, afirma o professor.


Segundo Bessa, para evitar o desperdício, deve-se comprar somente o necessário.


Acostume-se a prestar atenção na validade dos produtos.


É comum os supermercados fazerem promoções de produtos quando o vencimento da sua validade está próximo.


Desta forma, muitas vezes compramos porque o produto está barato e ele acaba se deteriorando dentro de casa, diz o especialista.


Ele ensina ainda que é sempre importante procurar produtos alternativos nos supermercados, já que geralmente são vendidas diversas marcas do mesmo produto e elas disputam constantemente entre si por preços mais atrativos.


Temos sempre que estar atentos às marcas que estão em promoção.
Normalmente a diferença de qualidade não é tão grande quanto à de preço.


Para quem não abre mão de uma determinada marca ou aqueles que já sabem exatamente o que precisam comprar, é bom ficar de olho nos encartes.


Há mercados que prometem cobrir o preço da concorrência, portanto, a paciência é uma virtude.


Faça uma pesquisa, destaque os melhores preços e leve com você os encartes com as promoções para a boca do caixa.
Dependendo do que for levar, a diferença na nota pode ser significativa.


Outra dica importante é experimentar os produtos que têm a marca do supermercado.
Em geral, eles são fabricados pelas empresas que vendem os mesmos produtos que costumamos comprar, porém fazem uma negociação com os mercados, que os compram, só que com os seus rótulos, e como os fabricantes não vão ter o custo da propaganda, acabam vendendo mais barato  e este desconto costuma ser repassado para o consumidor final.


Comentário pessoal:
Nunca vá fazer compras em supermercados, padarias, lojas de produtos naturais, etc, com a barriga vazia, porque a sensação de fome irá te fazer comprar muitos produtos além da sua planejada lista e quando você for para a fila do caixa, provavelmente comprará os doces e chocolates, estrategicamente posicionados naquele local.


Fonte:
Revista Estação Notícia
estacaonoticia@metrorio.com.br






Autor do comentário:
Gilson Carlos Pessanha



Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem