quinta-feira, 14 de junho de 2012

Não deixe a insônia tirar o seu sono !

Ficar sem dormir é doença e precisa de tratamento médico.
Tirar uma soneca pra compensar não resolve !

Todo mundo perde o sono uma vez ou outra.

Mas se num período de 30 dias você passa três noites por semana em claro, vá ao médico !

Insônia é doença.

Dá dor de cabeça, mau humor, perda de memória e dificuldade de concentração.

Abre as portas também para inúmeras infecções, depressão, hipertensão e doenças cardíacas.

Por isso é tão difícil combater a insônia sem ajuda de um clínico-geral, neurologista ou psiquiatra.

O tratamento inclui remédios, alimentação e exercícios, diz a neurologista Anna Karla A. Smith, do Instituto do Sono, de São Paulo.

Só dormir não resolve o problema.
Insônia é resultado de várias coisas que detonam nosso dia a dia.
Conheça os três causadores da doença:

A cabeça não para de pensar.
Ficar horas pensando no trabalho, nas brigas com o marido ou no saldo negativo no banco, fazem o sono sumir.
Estresse e ansiedade podem causar depressão.

Trocar o dia pela noite.
Passar noites em claro fazendo festa, vendo filmes ou estudando, é perigoso.
Se você acostuma o corpo a ficar acordado à noite e dormir de dia, uma hora ele não vai querer mais trocar !

Doenças que você pode já ter, sem saber.
Insuficiência cardíaca, hipertireoidismo e transtornos psiquiátricos, entre outras doenças, estão associadas à falta de sono e precisam de tratamento.

Tratamento pode até curar outras doenças.
Insônia pode ser resultado de uma ou mais doenças.
Daí ser tão importante buscar orientação médica.
Se a causa estiver associada a depressão temos que tratá-la também, alerta a neurologista Anna Karla Smith.
Veja abaixo, dois exemplos de tratamento:

Remédios sim. Vício não.
O médico costuma diminuir a dose dos remédios ao longo do tratamento, que dura de três semanas a um ano e meio.
São medicamentos controlados.
Só se vicia em remédio, quem não procura um especialista e faz uso deles por conta própria.

Repense o que tira o seu sono.
A terapia cognitiva comportamental é outro caminho.
São métodos feitos por psicólogos e psiquiatras que ensinam o paciente a reaprender a dormir, revendo seus hábitos.

Dicas para dormir bem:
Isso envolve mudança de hábitos.
O segredo é a persistência.
* Evite fumo, café e energéticos, até mesmo durante o dia;

* Antes de dormir, nada de computador, videogame e televisão;

* O quarto deve estar escuro e silencioso;

* Não faça ginástica depois das 21 horas;

* Ao se deitar, deixe os problemas para amanhã;

* Não vá para a cama de barriga vazia nem muito cheia;

* Evite comidas pesadas, frituras e massas à noite;

* Estabeleça um horário legal para dormir e outro para acordar. 
Com a rotina destes horários estabelecidos, naturalmente, você dormirá e acordará, até mesmo sem o uso do despertador.

Fonte:
www.vivamais.com.br









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