Casa Não Tem Campainha. O quê Fazer ?

Quando você precisar instalar uma campainha, onde não tenha fiações ou onde sequer tenha a tubulação própria embutida ou externa, você poderá rapidamente, sem nenhum custo extra, instalar uma campainha eletrônica sem fio.


Existem muitos fabricantes de campainhas sem fio, porém a que eu mais instalo e recomendo é a da marca Exatron.

Características:
A campainha funciona plugada em uma tomada elétrica comum.

Ela é bivolt automática (de 127 a 220 volts).

O transmissor funciona com uma bateria.

Alcance de até 50 metros sem barreiras e de 25 a 35 metros com barreiras.

O transmissor emite ondas de rádio-frequência que podem atravessar paredes e lages.

Alta durabilidade da pilha do transmissor.

Tem 3 níveis de volume (baixo, médio e alto).

Tem 48 toques polifônicos a sua escolha.

Aplicações:
Além da sua aplicação normal com campainha, você também poderá utilizá-la como chamador, por exemplo:

- Instalando o transmissor, sob a mesa de jantar, com um discreto toque você avisa a cozinha para que o jantar seja servido;

- Instalando o transmissor, ao lado da cama de uma pessoa idosa ou doente, a própria pessoa sem se levantar da cama poderá pedir auxílio ou solicitar algo para o acompanhante, enfermeiro ou parente;

- Para pessoas idosas que moram sozinhas em casa ou apartamento, você poderá instalar a campainha na casa ou apartamento de seu vizinho amigo ou parente e, previamente combinado, ao tocar a campainha o seu pedido de auxílio, emergência, ou até mesmo, como aviso de tentativa de assalto será enviado discretamente e silenciosamente.

- Para consultórios de psicólogos, psiquiatras, ou outros locais onde seja inconveniente alguém tocar a campainha e atrapalhar o atendimento que está em andamento, você poderá simplesmente tirar a campainha da tomada e depois recolocá-la ao término do atendimento.

- Para apartamentos duplex, você poderá instalar a campainha no andar de cima e o transmissor ao lado do interruptor convencional. Cole uma etiqueta ao lado ou mesmo no próprio transmissor, por exemplo: cobertura.

- Em um sítio, fazenda ou casa de praia, você poderá instalar o transmissor na porteira de entrada. Neste caso, o transmissor deverá ser colocado em uma caixa que o proteja do sol e da chuva, porque ele não é a prova de tempo.

- Em uma residência, na qual as fiações internas da campainha tradicional, arrebentaram ou entraram em curto, e você não tiver como trocar os fios por algum motivo técnico ou por ter de quebrar as paredes para realizar a troca, abandone as fiações antigas, retire a campainha e o interruptor pulsador e instale a campainha sem fio em menos de 20 segundos.

Perguntas dos leitores:
Minha campainha sem fio, toca com o controle da campainha sem fio do vizinho. O quê fazer ?
As duas campainhas são da mesma marca e estão com a mesma frequência de funcionamento. Devolva a campainha e leve de outra marca.
A campainha sem fio Exatron é fabricada com milhões de frequências diferentes para evitar que isto ocorra.

Fonte:
www.exatron.com.br




Autor do texto e da foto:
Gilson Carlos Pessanha


Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

32 Comentários

  1. Olá,
    Alguém poderia esclarecer uma dúvida:
    Comprei um ventilador de teto com controle remoto. Quando chove ele para de funcionar devido a alguma interferência. OBS: O módulo possui um capacitor. Em reclamação com a fábrica da interferência do controle por radio frequencia com interferencia, me enviaram outro módulo e outro controle que funciona por infra vermelho. Minha dúvida é: no fluxograma desse controle com infra vermelho, conta o uso de dois capacitores, um para o controle, que vai no módulo, que veio. E um outro capacitor que vai no ventilador. Ou, seja, eu preciso então comprar um outro capacitor, tipo 6microF para por? Pq eu nunca vi dois capacitores assim, um para controle e outro para o motor. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gildo Silva,
      eu nunca ouvi falar desta interferência da chuva no controle remoto por rádio-frequência.
      Quanto ao controle remoto por infra-vermelho ter dois capacitores, também nunca ouvi falar da necessidade de ter dois capacitores, porém acredito que o fabricante acrescentou um capacitor no módulo receptor, visando filtrar possíveis interferências em sua rede elétrica.
      Faça o seguinte:
      Instale somente o capacitor do motor do ventilador e teste o funcionamento deste controle remoto.
      Se não houver interferências, não haverá necessidade da instalação do segundo capacitor.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  2. Boa noite, você pode me ajuda a instalar uma campanhia musical DNI-6335 com 3 fios. já fiz a instalação, mas a campanhia só toca se eu segurar o pulsador por alguns segundos. O diagrama de instalação mostra que 01(um) fio preto sai da campanhia ate o pulsador e o fio branco tambem sai da campanhia ate o pulsador e o outro fio preto que sai da campanhia e deve ir até uma outra fase que eu não sei onde fica esta fase. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos Costa,
      Este tipo de campainha com 3 fios precisa ter uma alimentação direta e constante chegando nos 2 fios pretos.
      Para que ela toque ela precisa receber um pulso do interruptor pulsador, vindo pelo fio branco (retorno).
      Se a sua campainha anterior era em 220 volts, na caixa da parede você tem Fase 1 (direta) e Fase 2 (retornando pelo pulsador).
      Ou seja o fio preto que vai até o pulsador deverá ser ligado junto com a Fase 2.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  3. Olá Gilson, adquiri uma campainha sem fio da marca brasfort com alcance de até 100m. O problema é que tenho uma distancia maxima entre o receptor e emissor de no maximo 35m e, o emissor, está proximo a um portao automatico que, quando aberto, a campainha aciona normalmente, mas quando fechamos ele a campainha não é acionada. Há alguma solução pra isso? O portão está atrapalhando o sinal do emissor? Ele é praticamente a unica barreira entre o Emissor e o Receptor visto que o restante é área livre.

    A campainha é deste modelo do link:http://www.ferramentasbrasfort.com.br/productDescription.asp?cat_codRel=2&cat_ID=37&product_ID=312

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wylldson,
      Como a transmissão do módulo receptor é por rádio frequência, tudo indica que esta barreira metálica do portão está obstruindo o sinal.
      A transmissão consegue atravessar paredes, porém a medida que o número de paredes aumenta, o alcance diminui.
      Sugiro que você, experimentalmente, retire o controle transmissor do local onde ele está fixado e com o portão aberto e com o controle na sua mão, vá testando o acionamento.
      Se o portão abrir para a direita, vá para o lado esquerdo, porque se não o portão aberto fará uma barreira e o transmissor passará a funcionar só com o portão fechado.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  4. fala gilson, comprei uma c asa na vila e queria botar uma campainha sem fio no portão de entrada da vila , a casa fica em uma distancia de 60 metros do portão da vila , será que tem como eu botar o botão da campainha no portão da vila e a campainha na cozinha e funcionar direito, mesmo com essas barreiras todas e essa distancia. Aguardo a resposta. Abraço meu camarada

    ResponderExcluir
  5. Olá Carlos Eduardo Paulo do Carmo,
    Tem no mercado uma campainha sem fio com alcance de até 100 metros.
    Não estou lembrado da marca.
    Veja pela Internet.
    Esta será mais adequada devido aos 60 metros de distância, entre o portão e sua cozinha.
    A Exatron é até 50 metros, sem barreiras.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  6. Bom dia.
    Comprei uma campainha dessa da foto. Minha dúvida é: Posso usar dois aparelhos da mesma marca e modelo com um só controle?
    José Jean

    ResponderExcluir
  7. Olá José Jean,
    Desta marca pode.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  8. Olá Sidney Provasi,
    Obrigado por sua visita e comentários no Blog.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    fiquei sem saber se minha pergunta foi publicada então repito:
    Existe no mercado dessa campainha com abertura do potão?

    ResponderExcluir
  10. Oi tem condições de instalar 20 em um asilo sem tocarem todas ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir
  11. que tipo de bateria ou pilha vai no acionador? ja que vc comentou que tem boa durablidade, estou a fim de comprar, instalei uma outra, mas a pilha pequena, igual as que vao no controle de carro, nao dura nada.

    ResponderExcluir
  12. Olá Ca,
    Seja bem vindo ou bem vinda !
    A durabilidade independe do tipo e do formato da bateria.
    O número de acionamentos são milhares.
    Baterias alcalinas são mais duráveis.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  13. Olá Ca,
    Seja bem vindo ou bem vinda !
    A durabilidade independe do tipo e do formato da bateria.
    O número de acionamentos são milhares.
    Baterias alcalinas são mais duráveis.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Gilson
    Coloquei a campainha em casa, mas não dei muita sorte, pois algum infeliz acabou roubando a parte a frente do interruptor, estragando o mesmo.
    Estou pensando em comprar outra da mesma marca BAOJI Modelo DOORBELL e gostaria de saber se o interruptor novo acionará as duas campainhas?? Sendo a antiga da mesma marca e a nova ao mesmo tempo?

    OBS: Para não acontecer novamente de roubarem, estou pensando em colocar aquelas telas de aço galvanizado ondulada na frente do interruptor, isso prejudica o acionamento também atrapalhando a frequência?

    Desde já,
    Grata
    Vanessa

    ResponderExcluir
  15. Olá Vanessa,
    A Tela irá atenuar muito a transmissão.
    Estas campainhas costumam vir com frequências diferentes, para evitar que a do vizinho toque a sua também.
    Sugiro colocar o módulo transmissor do outro lado da porta ou muro.
    Prolongue os dois fios que fazem o contato do botão e instale do lado de fora um interruptor pulsador de campainha comum.
    Este ninguém se interessara em roubar.
    Se não souber prolongar os fios leve em uma loja de eletrônica que eles saberão fazer.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela resposta Gilson...
      Vou fazer deste método que indicou, também queria saber como identificar a frequência da minha campainha??
      Grata

      Excluir
  16. Olá Vanessa,
    A Tela irá atenuar muito a transmissão.
    Estas campainhas costumam vir com frequências diferentes, para evitar que a do vizinho toque a sua também.
    Sugiro colocar o módulo transmissor do outro lado da porta ou muro.
    Prolongue os dois fios que fazem o contato do botão e instale do lado de fora um interruptor pulsador de campainha comum.
    Este ninguém se interessara em roubar.
    Se não souber prolongar os fios leve em uma loja de eletrônica que eles saberão fazer.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  17. Para saber a frequência de transmissão de sua campainha será necessário a utilização de um aparelho de medição chamado frequencímetro.
    São milhões de frequências.
    É como acertar na loto.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  18. Para saber a frequência de transmissão de sua campainha será necessário a utilização de um aparelho de medição chamado frequencímetro.
    São milhões de frequências.
    É como acertar na loto.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  19. Cerca elétrica pode dar interferência ?Pois coloquei uma campahia com 100 metros e alcance e não pega passando de dez metros

    ResponderExcluir
  20. Coloquei essa porcaria exatron e na mão ela funciona pendurada na parede nao! Coloquei borracha atrás e nada uma droga!

    ResponderExcluir
  21. Ola Gilson!!Primeiro que dizer que este blog e um serviço de utilidade publica excelente!!!Aprendo muito aqui!!Onde encontro esta campanhia?desta mesma marca?

    ResponderExcluir
  22. Olá Manoel Farias,
    É vendida em lojas de ferragens e de materiais elétricos em geral.

    ResponderExcluir
  23. Olá Gilson
    Tem como eu instalar a Campainha sem fio em uma elétrica q já possuo?
    Exemplo prático:
    A campainha elétrica é acionada no interruptor na frente da casa e toca na cozinha. Tem como eu "interligar" a campainha sem fio na campainha "da cozinha" ? Pra quando essa for acionada acionar tb a campainha sem fio, pois preciso colocar o som nos fundos da casa.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  24. Olá Gilson estou com uma Key west que perdeu o acionador será que é fácil conseguir outro ou posso substituir e também qual seria a frequência.Obrigado

    ResponderExcluir
  25. Minha campanhia toca a do vizinho e vice versa o q fazer?

    ResponderExcluir
  26. Exatamente o que eu procurava sobre interfone, muitíssimo obrigada

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem