Como instalar um Controle Remoto em Ventilador de Teto

Você poderá instalar um controle remoto em seu ventilador de teto e passará a ter a comodidade de controlar o ventilador e a luz sem ter que ir até o controle de parede.


Nas fotos o controle remoto é da marca Loren Sid e transmite os comados por infra-vermelho, ou seja o controle remoto transmissor deverá ser direcionado para o ventilador.


No controle da Force Line, a diferença está no reduzido tamanho do transmissor e no maior número de posições do dimmer da luz, a qual só poderá ser incandescente.

No controle da Arno, a transmissão dos comandos é por rádio-frequência, ou seja o controle não precisa ser direcionado para o ventilador e chega até a atravessar uma parede.
Se você tiver dois ou mais aparelhos da Arno, os controles deverão ser ajustados para que as frequências sejam diferentes e não interfiram nos aparelhos de outros cômodos.

Funções dos números no módulo receptor:
1 - Neste terminal você ligará o fio do retorno da lâmpada (fase).

2 -  Neste terminal você ligará o Neutro.

3  e 4 - Nestes terminais você ligará os fios da luminária do ventilador. 

6 - Neste terminal você ligará o fio correspondente ao comum do motor. O motor tem 3 fios. Dois são da mesma cor e um é de cor diferente. O de cor diferente é o comum do motor.

5 e 7 - Nestes terminais você ligará os dois fios do motor de mesma cor e também o capacitor. O capacitor ficará ligado em paralelo com os dois fios.
Se ao ligar o ventilador a direção do vento estiver em desacordo com as teclas do controle remoto, inverta estes dois fios.

Funcionamento:
Ao entrar no quarto, acione o interruptor e a lâmpada do ventilador acenderá na intensidade máxima.

A partir deste momento você poderá controlar a luz ou o ventilador a seu gosto.

O controle possui também timer para desligamento da lâmpada e  timer para desligamento do ventilador.

Transformando um ventilador com controle de parede em  um ventilador com controle remoto:
- Compre um controle remoto (transmissor e receptor);

- Retire o controle de parede e instale um interruptor simples nos fios correspondentes para o acionamento da luz (fase e retorno);

- Isole os fios correspondentes ao motor;

- Se o controle de parede tiver um capacitor com 3 fios, retire o capacitor e junte os fios verde e preto e coloque-o em paralelo com os fios do motor, na mesma caixa da parede ou leve-o para ser instalado no teto, no receptor. Ficar na caixa ou levar para o teto dá no mesmo (o capacitor ficará em paralelo com os fios do motor);

- Se o controle de parede for rotativo ou deslizante, o capacitor já estará no teto, em paralelo com os fios do motor;

- Desligue o fio de retorno da lâmpada e ligue-o no terminal 1;

- Separe o outro fio da lâmpada que normalmente fica ligado ao comum do motor e ao neutro, e ligue os dois fios da luminária do ventilador nos terminais 3 e 4;

- Ligue o fio neutro no terminal 2;

- Ligue o fio comum do motor no terminal 6;

- Ligue os fios do motor nos terminais 5 e 7.

Observação:
Como os terminais no módulo receptor são bem próximos uns dos outros, cuidado para que pontas dos cabos flexíveis não causem curto-circuito. 






Autor do texto e das fotos:
Gilson Carlos Pessanha





Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

269 Comentários

  1. Gilson,

    Possuo um ventilador de teto aero da arno. O problema é que minha casa possui instalação elétrica antiga e as caixas são pequenas para caber o controle de parede do ventilador. Então comprei um controle remoto achando que resolveria meus problemas, porém o mesmo controle de parede possui uma caixa preta com o que parecem 2 pequenos capacitores eletrolíticos para fora, de forma que teria que destruir o mesmo para identificar onde está e como é o capacitor. Você já fez essa instalação para me dar uma luz?

    ResponderExcluir
  2. Olá Punkiller,
    Supondo que você tenha comprado um controle remoto sem fio da marca Arno, o módulo receptor que é uma caixa preta com vários conectores de parafusos, deverá ser instalada acima do suporte no teto e a canopla esconderá este módulo.
    O módulo transmissor não precisa ficar na parede e pode ficar aonde você achar mais conveniente.
    A descrição do controle com 2 capacitores presos a placa é um controle de parede e não um controle remoto sem fio.
    Qualquer marca de controle remoto sem fio poderá ser instalada no seu ventilador de teto Aero da Arno.
    Sugiro o da marca Force Line por ser bem compacto e eficiente.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  3. Como ligo um motor que tem 4 fios, preto(comum do motor), laranja e vermelho e verde(neutro? onde coloco esse?) num controle remoto? O laranja e vermelho estão em paralelo com o capacitor mas ainda não funciona. Está dando curto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandro,
      No módulo receptor do controle remoto, existem 3 bornes para os 3 fios do motor do ventilador de teto.
      O borne do meio é para o comum do motor e os outros dois são para os outros fios, que no seu caso só podem ser o laranja e o vermelho em paralelo com o capacitor.
      O fio verde é o Terra e deverá ser ligado ao fio Terra das instalações, ou caso a residência não disponha de aterramento, deverá ser preso na caixa de ferro do teto.
      Se a caixa for de Pvc, isole este fio verde.
      Verifique com atenção se os fios conectados no módulo receptor não estão encostando um nos outros.
      Como os bornes são pequenos e muito próximos, se as capas estiverem muito desencapadas, ao alojar o módulo receptor dentro da canopla superior, poderá ocorrer um curto.
      Se o curto continuar:
      Retire as pás do motor;
      Retire o módulo receptor:
      Coloque o capacitor em paralelo com os fios verde e vermelho:
      Identifique o Neutro e ligue-o no fio preto:
      Com uma lâmpada de teste de 60w x 220 volts, conecte uma das pontas na Fase e com a outra ponta encoste no fio verde;
      O motor deverá girar;
      Repita o teste para o fio vermelho;
      O motor deverá girar no sentido inverso;
      Se o motor não girar e a lâmpada teste acender com o brilho máximo, o motor está em curto.
      Este teste é para sabermos que o ventilador está bom ou não.
      Se ao ligar no módulo receptor o curto acontecer, o módulo está com defeito.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  4. Obrigado pela resposta, mas acho que você não entendeu, Gilson. O meu ventilador não é a versão com controle remoto. O problema é que o controle de parede que veio com ele não cabe na caixa de luz e o controle remoto que comprei é de outra marca, de forma que não sei onde se encontra o capacitor do ventilador para fazer a instalação do receptor do controle, já que o controle de parede possui essa caixa preta lacrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Punkiller,
      O controle de parede da Arno é para ser embutido em uma caixa de luz 4x2.
      A caixa de luz de ferro antiga também é 4x2, só que ela tem uma frente de ferro com uma abertura ovalada, o que torna o espaço frontal menor.
      Para retirar esta frente de ferro, você teria de picotar a parede em volta da caixa para aparecer os 2 parafusos que prendem esta frente ao fundo da caixa.
      Acho melhor esta sua opção de instalar um controle remoto sem fio.
      Eu sugiro que, ao invés de destruir o controle de parede que veio com o seu ventilador para retirar os capacitores, compre um único capacitor com dois fios de 10 uF x 250 Vac e coloque este capacitor nos bornes correspondentes aos fios do motor, no módulo receptor do controle remoto.
      E o quê fazer com o controle de parede que sobrou ?
      Você poderá vendê-lo ou dá-lo para algum amigo ou parente que tenha um controle de parede quebrado ou com defeito.
      O controle de parede da Arno serve para qualquer marca de ventilador de teto, que funcione com capacitor de 10 uF x 250 Vac e é de excelente qualidade e acabamento.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  5. Gilson bom dia, estou com uma séria dfificuldade pra instalar o controle remoto que comprei para meu ventilador de teto !!! o meu ventilador é antigo com cinco pas, aquele de cordinha para a mudança de velocidade, ele tem 4 fios, um capacitor de 3 fios e outro de 2 fios e com uma chave para mudar para exaustão !!!voce poderia me dar alguma dica de como instalar o controle remoto ? valeu !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel Havantajone,
      O ventilador de teto com correntinha, só poderá ser mudado para controle de parede com dimmer rotativo ou deslizante e a inversão da direção do vento somente na própria chave inversora, localizada abaixo do motor.
      Para acionamento com controle remoto,ou não é possível, ou não vale a pena ter de modificar todo o ventilador. Sairá mais barato e mais rápido comprar outro ventilador e instalar o controle remoto na sequência padrão para a instalação de acionamento com controle remoto.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
    2. Obrigado pela atenção, sucesso!!!!!!

      Excluir
  6. Olá Gilson!!..amigo, instalei um ventilador de teto neste fim de semana em meu apartamento da praia e troquei o antigo que tinha controle de parede com 3 velocidades fixas, por um com controle deslizante,bem.. deu tudo certo em partes...pois minha sala tem ligação paralela, ou seja dois interruptores que ligam e desligam a lâmpada, ai depois de tudo instalado, com o ventilador funcionando, verifiquei que ao ligar a luz no controle do ventilador, o mesmo deixa de funcionar, ai vou no outro interruptor e ligo a lâmpada e funciona tudo normal...lá é uma instalação 220v e o antigo ventilador funcionava com um capacitor de 3 fios e esse novo é de dois fios, que liguei em paralelo com os fios branco e amarelo....o que devo fazer??...se puder me ajudar ficaria muito grato..Abraço !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo Lima,
      A sua instalação está correta.
      Quando um controle remoto é instalado e é mantido o interruptor da luz, o módulo receptor só recebe a corrente quando o interruptor é ligado.
      Sempre que ligamos o interruptor a luz acende e, a partir dai, podemos controlar tudo pelo controle remoto.
      Em um dia, um mês ou em um ano, o número de acendimentos da luz é superior ao uso do ventilador de teto.
      Se isto estiver te incomodando e você quiser ligar o ventilador de teto, independente da posição do interruptor da luz da parede, você terá de deixar as ligações da lâmpada como eram, sem passar pelo módulo receptor, ou seja no módulo receptor só serão ligados os fios do motor, o fase 1 e a fase 2, ou o neutro e a fase com 220 volts.
      Neste caso o controle remoto não comandará a luz, o que na minha opinião é desconfortável, porque você terá de ir até o interruptor da luz para ligar ou desligar a luz.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  7. Bom dia Gilson...obrigado pela rapidez na resposta, mas talvez eu não tenha explicado direito, no meu caso o meu ventilador não tem controle remoto, somente o controle de parede, mesmo assim não tem como fazer a ligação normal né?? no antigo funcionava em qualquer posição do interruptor de luz..obrigado amigo, um ótimo dia !!

    ResponderExcluir
  8. O novo controle com dimmer deslizante, deverá ter um interruptor para a luz com 3 fios (interruptor 3 way ou paralelo) para que a luz seja comandada em dois pontos diferentes.
    No fio do meio deverá ser ligado a Fase e esta mesma fase também deverá ser ligada no fio que alimenta o dimmer deslizante, deste modo o funcionamento do ventilador será independente da luz estar acesa ou apagada.
    Observação:
    Você explicou direito, é que como este post é sobre controle remoto, eu não observei que a substituição foi de um controle sem dimmer para um controle com dimmer deslizante (o sono já estava demasiado), mas a explicação servirá para outro leitor.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Gilson !!....obrigado pela resposta, no próximo fim de semana vou tentar fazer a ligação correta, desculpe por ter postado em lugar errado.....que Deus te ilumine sempre ! Abraço !

      Excluir
    2. Mande notícias.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  9. Olá Gilson!
    Instalei o Controle Remoto e o Ventilador de teto de uma vez só, ou seja, não conhecia as velocidades do ventilador. Minha dúvida é em relação ao capacitor de 3 fios (Preto, Vermelho e Verde).
    Na primeira vez, com as combinações abaixo, achei que o ventilador não estava chegando na velocidade máxima:
    Fio Motor 1 + Fio Vermelho + Fio Verde
    Fio Motor 2 + Fio Preto

    Troquei para a combinação abaixo, e a velociade melhorou:
    Fio Motor 1 + Fio Vermelho + Fio Preto
    Fio Motor 2 + Fio Verde

    Mas vi no seu post acima, que o fio VERDE e o PRETO que devem ficar juntos.
    Devo mudar para que fique fio motor + verde + preto ao invez do fio motor + vermelho + preto?

    Também comparei a temperatura deste ventilador com outro que está instalado em outro cômodo e ele me pareceu 1/3 mais quente.

    Muito obrigado!
    Hector

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hector Vido,
      A ligação correta do capacitor com 3 fios, modificado para 2 fios é fio verde + fio preto ( de um lado) e o fio vermelho (do outro lado).
      Na sua primeira tentativa você ficou com a velocidade mínima.
      Na sua segunda tentativa você ficou com a velocidade média.
      Com relação a temperatura do motor, alguns motores ao serem ligados pela primeira vez aquecem os enrolamentos novos e o verniz isolante dos fios solta um cheiro de queimado e depois normalizam.
      As aletas ou frestas que você vê na parte superior e na parte inferior do corpo do motor são para auto refrigerar o motor e não devem estar obstruídas com pó, o que causaria um aumento da temperatura do motor e em alguns dias de muito calor, poderá até mesmo, causar a queima do motor.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  10. Olá Gilson, parabéns pelo seu blog! As informações são claras e objetivas.
    Bom, eu fui trocar o ventilador de teto da minha sala (marca Ventax - Volare, três pás) e aproveitei e comprei um controle remoto da marca PW. Depois de fazer toda a instalação ao ligar a luz o receptor faz um bip mas não acende a luz e nem o ventilador. O ventilador eu sabia que não funcionaria pois ainda não instalei o capacitor mas a luz não teria que acender? Pensava que mesmo sem o capacitor a luz funcionaria, ou estou enganado? E posso usar o capacitor que veio com o ventilador no interruptor de parede? Ele possui três fios, verde, vermelho e preto. Caso possa usá-lo quais fios ligaria no receptor do teto? Ou é melhor comprar outro capacitor?
    Desde j´pa muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo Loos,
      Verifique se a lâmpada está boa em outro bocal.
      Confirme no manual qual o tipo de lâmpada que poderá ser usada. Há controles que só funcionam com lâmpadas incandescentes.
      Se a lâmpada acender em outro local, verifique se ela está bem rosqueada no bocal do ventilador.
      O bip que você ouviu é uma confirmação sonora que o módulo receptor emite confirmando que o sinal de transmissão enviado pelo controle remoto foi recebido.
      Você poderá usar o capacitor que veio com o controle de parede.
      Corte os fios próximo das chaves seletoras.
      Junte o fio verde com o fio preto e coloque o capacitor em paralelo com os dois fios do motor, no teto.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
    2. Obrigado Gilson pela resposta.
      Eu já tentei com ois dois tipos de lâmpadas, ele funciona com as duas mesmo. E já liguei os fios da lâmpada direto na rede elétrica e ela acendeu normal.
      Esse bip que te disse só acontece quando ligo o interruptor comum na parede e não quando aperto o controle. Parece que acusa que recebeu a energia e algumas vezes a lâmpada dá uma piscada rápida e só. Deve ser problema do receptor então?
      Tenha um dia iluminado também!!

      Excluir
  11. ola gilsom aki eo bruno blz queria q vc quebrasse esse galho comprei um ventilador com 3 fios 2 pretos sao do motor e 1 branco eo comum do motor so que fiz tudo do geito q vc esplico os dois pretos do motor junto com capacitor
    eo branco comum do motor no numero 6 e do motor 5e7 eos das lanpadas 3e4 eos unicos dois fios q sai da rede o fase no numero 1 eo neutro no numero 2 eo ventilador nao venta direito e faz um barulhinho nao sei se e norma ese barulho q da pra sabe q ele esta ligado e quando aperto o reverse ele para de ventilar e nao faz a funcao reverse tem alguma coisa q eu possa fazer valeu amigo um abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno Carlos Almeida,
      As ligações dos fios no módulo receptor estão corretas.
      O defeito poderá ser no módulo receptor, no capacitor ou no motor
      Para confirmar, teste o ventilador, sem o controle remoto.
      Se você não tiver o controle de parede:
      - desligue o disjuntor do circuito onde o ventilador está instalado;
      - ligue o neutro do ventilador ao neutro do teto;
      - ligue a fase em um dos fios do capacitor;
      - religue o disjuntor.
      Faça o mesmo procedimento invertendo a posição da fase no outro fio do capacitor.
      Se o ventilador girar devagar, troque o capacitor, por outro com a mesma capacitância.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  12. OLá
    Tenho um ventilador de teto há uns 3 anos, 3 pás, excelente, silencioso e produz bastante vento (infelizmente, não lembro a marca). Possui uma luminária (tipo plafond) acoplada e tb tem controle remoto igual a esse da 1ª fotografia. Tudo estava funcionando normalmente até ontem. Hoje, quando fui ligar, nada funcionou. O controle não caiu no chão, mas faltou luz na hora em que ele estava funcionado. Será que isso tem a ver? Troquei as pilhas do controle remoto e nada. O que pode ter acontecido assim de repente, sem nenhum motivo aparente?
    Agradeço a explicação. Obs: não entendo nada de eletricidade.
    Abs e bom domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marilda,
      Quando ocorre um apagão (falta de luz), ao retornar o fornecimento a voltagem costuma vir mais alta do que os valores normais.
      Neste curto e rápido momento os eletrônicos podem ser danificados.
      Provavelmente foi isto que aconteceu com o seu controle remoto.
      As fornecedoras de energia elétrica indenizam os danos causados aos clientes.
      Tenho uma postagem que ensina o passo a passo para você ser indenizada: ¨Ressarcimento de perdas e danos causados pela Light¨.
      Se na sua cidade a fornecedora for outra, não tem problema, pois os procedimentos são os mesmos.
      Muito importante é anotar o dia e a hora do apagão.
      Se você não quiser seguir este caminho, compre outro controle da mesma marca (Loren Sid) e faça a substituição do módulo receptor, ligando os fios, um de cada vez e na mesma posição.
      Para sua segurança, desligue o disjuntor.
      Resolvendo o problema, você terá dois controles remotos.
      Observação:
      O apagão também costuma danificar outros eletrônicos, não na mesma hora, porém alguns dias depois.
      Fique atenta para outros defeitos que, sem nenhum motivo aparente, ocorram em dias próximos a falta de luz.
      Caso seu quadro de luz não tenha um dispositivo de proteção contra picos de voltagem, a melhor prevenção quando faltar luz é desligar o disjuntor geral e só religá-lo apos alguns minutos, depois que a luz voltar e ficar normalizada.
      Este Blog foi criado em Agosto de 2011, visando ajudar e orientar, principalmente as pessoas com pouco ou nenhum conhecimento em eletricidade.
      O Blog está atualmente, sendo acessado com mais de 1500 visitas todos os dias e sua presença está marcada em 77 países no mundo.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  13. boa tarde, qual o modo correto para instalação do controle LS no ventilador de teto arno aero timer? no manual ele recomenda 2 tipos de instalação (motor 2 fios e 3 fios). Durante a instalação tive diversos problemas, funcionava a lampada, porém, não funcionava o ventilador nem exaustor, funcionava o ventilador e não a lampada, funcionava o ventilador juntamente com a lampada, ou ficava piscando. Dentre todas as maneiras, encontrei uma porém, as funcionalidades do ventilador (luz, ventilador e exaustor) estão com menor intensidade, quando ligo só o ventilador ou exaustor, tenho uma velocidade, porém, ao ligar a luz a velocidade diminui consideravelmente. Será que liguei alguma coisa errada? Em nenhuma das opções de instalação, encontrei o fio de "motor comum". Será que está compartilhado os fios da luz e motor? Para esse modelo de ventilador, existe algo diferente? Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabio Rodrigues de Oliveira,
      Os fios estão ligados trocados.
      Desligue todos os fios do ventilador no módulo receptor.
      Identifique os dois fios da lâmpada (siga os dois fios desde o bocal)e conecte-os aos bornes 3 e 4.
      Agora, vindo do ventilador você só tem 3 fios, que são os fios do motor (dois deles tem a mesma cor e o terceiro de cor diferente é o comum do motor).
      O comum do motor deverá ser conectado no borne 6.
      Os outros dois fios, em paralelo com o capacitor, deverão ser conectados nos bornes 5 e 7.
      Se a direção do vento ficar diferente das teclas do controle remoto, basta inverter os fios nos bornes 5 e 7.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
    2. muito obrigado Gilson! mas só achei 2 fios no meu ventilador... não achei esse "motor comum". vou "fuçar" aqui! Vlw! Um ótimo ano pra vc e família!

      Excluir
  14. Valeu mesmo Gilson, quebrou maior galhão aqui na reta final!! Se fossemos depender só dos manuais (porcarias) que acompanham esses aparelhos (principalmente do controle), não sairíamos do lugar..
    Grande abraço, parabéns pela iniciativa do site.

    ResponderExcluir
  15. Ola,

    Parabens pelas as dicas de Instalação, bom comprei um ventilador de 3 fios e o controle remoto, segui a instalação conforme o que voce disse, porem quando aciono o ventilador é muito fraco a velocidade, ja inverti os fio do capacitor que é de 3 fios e nada.

    O capacitor cortei ele do controle que fica na parede e adptei em paralelo com os fios do motor, mas não vai.

    Poderia me dar uma dica.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabio,
      O capacitor com 3 fios, que você retirou do controle de parede, deverá ser transformado em um capacitor com 2 fios, da seguinte maneira: junte o fio preto com o verde. Você agora terá um capacitor com dois fios de um lado e o vermelho do outro lado.
      No módulo receptor do controle remoto, coloque este capacitor modificado em paralelo com os dois fios do motor (fios de mesma cor). No da marca Loren Sid são os terminais 7 e 5. Se for de outra marca veja o desenho do símbolo do capacitor.
      Se não resolver, escreva novamente.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
    2. Ola Gilson, revisei toda a instalação e o ventilador continua devagar, sera q pode ser o capacitor ruim?

      Posso fazer a instalação sem o capacitor?

      Obrigado!

      Excluir
    3. Olá Fábio,
      Supondo que a voltagem do ventilador seja a mesma do local onde ele está sendo instalado, só restou a possibilidade do capacitor estar com defeito.
      Verifique e confirme a voltagem do motor.
      Se você instalar um ventilador de 220 volts em uma rede de 127 volts, ele rodará lento.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  16. Boa Tarde Gilson... existe a possibilidade de instalar algum tipo de interruptor (tipo campainha ou leve toque) que possa acionar a lampada no painel, ficando assim o acionamento da lampada tanto no controle, quanto neste interruptor...

    Obrigado Pela Anteção...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nelson,
      Isto só é possível no controle remoto da marca Force Line e alguns poucos de outras marcas.
      Na maioria dos controles remotos, tudo só é possível de ser comandado pelo controle remoto e o interruptor de parede deverá ser retirado e colocada uma placa cega no local.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  17. boa noite Gilson comprei um ventilador 220 v ele tem 4 fios preto,verde,laranja e laranja e pretendo instalar um controle remoto marca autentic , entao liguei os 2 fios da forca no item 1 e 2, os da luz no item 3 e 4 a lampada funcionou normal a minha duvida e o item 5,6 e 7 quais os fios que ligo com o capacitor? pois liguei o fio laranja com 01 fio do capacitor no item 5 e liguei o fio preto com o outro fio do capacitor no item 7 o ventilador nao funcionou a minha duvida e qual e a cor do fio que ligo no item 6? por favor me ajude. pc.guaruja@yahoo.com.br abs. Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo Souza,
      Os três fios do motor são:
      Laranja
      Laranja
      Preto (comum do motor)
      O capacitor deverá ser ligado em paralelo com os fios laranjas.
      Nos bornes 5 e 7 ligue os fios laranjas + os fios do capacitor.
      No borne 6 ligue o fio preto.
      Se a direção do vento ficar contrária ao desenho das teclas no controle remoto, basta inverter os fios nos bornes 5 e 7.
      O fio verde ou verde e amarelo é o fio terra e poderá ser ligado no parafuso que prende o suporte na caixa de ferro no teto.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  18. boa noite Gilson comprei um ventilador 220 v ele tem 4 fios preto,verde,laranja e laranja e pretendo instalar um controle remoto marca autentic , entao liguei os 2 fios da forca no item 1 e 2, os da luz no item 3 e 4 a lampada funcionou normal a minha duvida e o item 5,6 e 7 quais os fios que ligo com o capacitor? pois liguei o fio laranja com 01 fio do capacitor no item 5 e liguei o fio preto com o outro fio do capacitor no item 7 o ventilador nao funcionou a minha duvida e qual e a cor do fio que ligo no item 6? por favor me ajude. pc.guaruja@yahoo.com.br abs. Paulo

    ResponderExcluir
  19. Olá Gilson, nao sou do ramo, mas gostaria de saber se é possível o seguinte:
    Tenho um ventilador simples com o controle lorensid, citado acima. Achei muito ruim o fato de o acendedor ter que estar ligado pro controle funcionar. Queria saber se tem jeito do controle funcionar apenas para o ventilador, independente da luz, por que do jeito que esta nao dá. Ainda mais por ser paralelo, e ter 2 interruptores. Toda hora entra alguem na sala e mete a mao no interruptor, desligando tanto a luz quanto o ventilador. Tem como resolver isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael,
      No módulo receptor, você não ligará os fios da lâmpada nos bornes 3 e 4 (ficarão vagos).
      Os fios da lâmpada deverão ser ligados ao fio (retorno) que vem do interruptor e o outro ao Neutro (como era originalmente antes da instalação do ventilador de teto).
      Nos bornes 1 e 2 você deverá ligar a Fase e o Neutro.
      Lá na caixa do teto, você encontrará estes dois fios, independentes do acionamento dos interruptores.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  20. Olá, tenho um ventilador de teto com controle remoto, o ventilador funciona normalmente, mas a lampada fica acesa por uns 5 minutos e depois começa a piscar. O que pode estar acontecendo ?

    A lampada é da marca osram de 10w.

    Na primeira instalacao usei o fio quem veio na embalagem para a lampada e funcionou por uns dias e começou a apresentar o problema, entao substitui o bocal e o fio e o problema continua, a lampada nao fica acesa por mais de 5 minutos e começa a piscar.

    Muito bom o seu blog, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel José Sobrinho,
      Alguns controles remotos para ventilador de teto só aceitam lâmpadas incandescentes.
      Outros, possuem uma pequena chave seletora ou um pequeno jumper para selecionar se a lâmpada é incandescente ou FLC.
      Troque a lâmpada FLC por incandescente e observe se ela passará a funcionar normalmente.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  21. Gilson, bom dia

    Tenho um ventilador de teto da LS, porém fiz a instalação e a lâmpada somente acendo no controle remoto. Como faço para ela acender através do interruptor?
    Grato
    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André Muner,
      No controle da Loren Sid, tudo só funciona pelo controle remoto.
      O antigo interruptor poderá até ser retirado.
      No controle da Force Line e da Latina, sempre a lâmpada poderá ser acendida pelo interruptor.
      Se você quiser acender a lâmpada somente pelo interruptor, não coloque os fios da lâmpada no módulo receptor e ligue a Fase e Neutro nos respectivos bornes.
      Desta maneira somente o motor do ventilador de teto estará sendo comandado pelo controle remoto e a lâmpada continuará sendo acionada pelo interruptor de parede.
      Em um ano, a utilização da lâmpada é superior ao uso de um ventilador de teto,
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  22. Gilson, boa tarde!

    Gostaria de uma informação pretendo comprar 3 ventiladores de teto da marca lorensid para instalar em minha casa a minha dúvida é : preciso de 03 controles remotos?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anyynha ana,
      Os ventiladores da marca Loren Sid, vem com um controle de parede ou com um controle remoto.
      Caso você queira controlá-los por meio de controle remoto (os três ventiladores), serão necessários 3 controles remotos.
      Cada ventilador terá o seu módulo receptor, instalado junto ao teto.
      Se todos forem da marca Loren Sid, um controle transmissor poderá acionar qualquer um dos três ventiladores.
      Se os módulos receptores fossem vendidos separados, você poderia comprar 3 módulos receptores e 1 controle transmissor, porém, eles são vendidos em caixa fechada contendo um par.
      Certa vez, instalei 2 ventiladores em uma sala grande e a cliente, deixava um controle transmissor ao lado do sofá e o outro na mesa de jantar.
      Como os controles remotos eram da marca Force Line, ao entrar na sala, a luz era acionada pelo interruptor de parede, para a lâmpada dos dois ventiladores. A partir deste acionamento, tudo poderia ser comandado pelos controles remotos.
      Na marca Force Line, isto não poderia ser realizado, porque a luz só acende pelo controle remoto e o interruptor de parede precisa ser retirado.
      Neste caso, um dos controle remoto deverá ficar sempre perto da porta de entrada, podendo inclusive ser fixado com velchro na placa cega, onde ficava localizado o interruptor da luz.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  23. comprei um ventilador de teto sem controle,fui instalar um controle universal,segui passo a passo o manual,mas quando ligo a energia as lampadas ficam piscando e o ventilador não liga,por uqe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Meta Química,
      Pode ser que o controle remoto comprado esteja com defeito, mas antes de pedir a troca do aparelho, é bom conferir com calma as conexões dos 5 fios do ventilador no módulo receptor: 2 fios da lâmpada e 3 fios do motor, os quais são ligados individualmente em seus respectivos bornes.
      Há controle remoto que não aceita lâmpada FLC.
      Leia no manual.
      Você poderá testar o controle remoto, ligando-o em uma tomada elétrica (Fase e Neutro nos respectivos bornes e como carga utilize um bocal com rabicho e uma lâmpada incandescente.
      Coloque esta lâmpada de teste nos bornes correspondentes aos fios da lâmpada e acione o controle remoto.
      Coloque a lâmpada de teste no borne ¨comum do ventilador¨ e o outro fio no borne do ventilador e acione o controle remoto.
      Mantenha a lâmpada de teste no borne ¨comum do ventilador¨ e inverta o fio da lâmpada para o outro borne do ventilador e acione o controle remoto.
      Com estes testes você verá inclusive se a graduação de velocidade está funcionando (a lâmpada de teste aumentará e diminuirá o brilho).
      Se o controle funcionou neste teste, o mau funcionamento está nas ligações dos fios do ventilador no módulo receptor.
      Se quiser, envie uma foto do módulo receptor (gilson-eletricista@hotmail.com) para que eu possa te orientar nas ligações.
      Tenho quase que certeza que os fios do motor, ficaram trocados com um fio da lâmpada.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  24. Boa tarde Gilson,

    Tenho um ventilador de teto Arno Aero com controle. Funcionava perfeitamente, porém parou de responder aos comandos de Luz do controle remoto. A Luz fica acesa direto, não apaga. O que pode ser? Verifiquei toda a fiação e troquei a bateria do controle. Nada adiantou. Tudo começou após trocar uma lâmpada queimada com a luz acesa, isso pode ter danificado algo? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mário,
      O controle remoto da Arno Aero é sem dúvida o campeão em defeitos.
      Acredito que só pode ser um projeto mal elaborado.
      Eles, inclusive, já vem com algum tipo de defeito ao abrir a caixa.
      O módulo receptor é muito grande, se comparado aos módulos de qualquer outra marca.
      Certa vez uma cliente comprou 3 aparelhos e dois vieram com defeito (um só acionava o ventilador subindo na escada e aproximando o controle. O outro não ligava a lâmpada).
      Ela entrou em contato com o SAC da Arno e passado um mês e nada sendo resolvido, substitui os dois controles por controles da marca Force Line.
      No seu caso, ao trocar a lâmpada com a luz ligada, foram gerados pequenos arcos elétricos. Estes pequenos arcos causaram defeito no Triac (transistor que faz o acendimento da lâmpada).
      Se estiver na garantia tente a troca.
      Caso contrário, sugiro a substituição pelo controle remoto da marca Force Line (funciona com lâmpada incandescente ou FLC).
      Tenha um dia iluminado!

      Excluir
    2. Olá Gilson,

      Tenho um ventilador deste mesmo tipo e só usei ele somente uma vez sem problemas e para ligar atualmente tenho que subir em uma cadeira para acionar o controle bem perto do receptor,imagina o incomodo!!!E ainda tem o detalhe que tem que ser de imediato quando é ligado no interruptor,pois se passar uns 10 segundos e não é possivel mais ligá-lo.Nesses casos tenho que desligar na interruptor e ligar novamente e rezar para que acione pelo o controle,pois ele não veio com a opção de ligá-lo de outra forma.
      O que pode ser Gilson?Também tem um detalhe que ele não liga a luz depois de está ventilando.
      Na verdade minha pergunta é como instalar este receptor substituindo o original ( defeito de fábrica) para acabar com esse problema supra citado?Pois, ele(o original) é conectado com o receptor através de um pluge que possui quatro fios e o da Autentic tenho que colocar uns fios nele e como faço.?Teria alguma vídeo explicando?

      Excluir
  25. Obrigado Gilson, vou tentar a troca com a garantia.

    ResponderExcluir
  26. Gilson bom dia meu nome é Leandro.
    Estou com uma dúvida comprei um controle remoto universal da marca PW para ventilador de teto. A minha dúvida é que o capacitor que pede na instalação é de duas pernas e não a de três, qual seria o capacitor correto favor me passar a marca e modelo pois sou meio leigo no assunto.
    Grato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lozz,
      Se o seu ventilador de teto tiver o controle de parede capacitivo (capacitor com 3 fios), faça o seguinte:
      - Desligue o disjuntor deste cômodo e corte os fios do capacitor, próximo das chaves seletoras.
      - Junte os fios verde e preto.
      Pronto!
      Você acaba de transformar o seu capacitor com 3 fios em um capacitor com dois fios.
      Este capacitor deverá ser ligado em paralelo com os fios do motor, no módulo receptor.
      Qualquer outra dúvida, entre em contato.
      Tenha um dia iluminado!

      Excluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eric Toshi Suga,
      Idem a resposta acima.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  28. Gilson, comprei um controle remoto do ventilador de teto da marca LS ( speed control) ,o mesmo está dando interferencia na televisão, como trocar a frequencia , para não dar mais interferencia.Eu ligo a luz do ventilador e a TV liga junto ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz,
      Nunca ouvi falar de um controle remoto da LS causar interferência em qualquer outro eletroeletrônico.
      Este controle transmite os comandos por rádio frequência.
      Você poderá entrar em contato com o SAC da LS e tentar uma solução.
      Todos os controles remotos da LS são fabricados em série e tem a mesma frequência.
      Acho que o mais rápido seria você devolver este controle onde você comprou e comprar um controle que transmita por infra-vermelho.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  29. Gilson,

    Tenho um problema, tenho um ventilador Arno Aero instalado no meu quarto mas ele queimou. A instalação dele foi complicada um eletricista esteve em minha casa e reparou que não tinha como passar mais 2 fios para a caixa do teto (existiam somente os da lâmpada) então ele me sugerir uma peça eletrônica que não me recordo o nome agora, mas ela foi instalada substituindo o controle de velocidade original e funcionou direito por pouco tempo, a rotação do motor ficou 3x maior que a do outro ventilador do outro quarto (modelo igual) ele havia me dito pra trocar o capacitor para um mais fraco e tal, mas não fez e acabou queimando o ventilador.

    Existe algum componente que faça mágica quando não é possível passar os 2 fios a mais para caixa do teto? não tenho interesse na função exaustão somente na ventilação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome do aparelho eletrônico é "VENTAFÁCIL", um ventilador com controle remoto funcionaria substituindo essa peça?

      Excluir
    2. Olá enascimentobr,
      O controle remoto Venti-Fácil ou VentaFácil é um antigo controle para ventilador de teto, que através do fio da lâmpada, transmitia todos os comandos para o módulo receptor.
      Na época não existiam os controles remotos sem fio.
      Um grande inconveniente neste tipo de controle, era que a lâmpada utilizada teria que ser incandescente e ela sempre piscava ao ser acionado qualquer comando.
      Modernamente este tipo de controle não é mais utilizado.
      Acho até que parou de ser fabricado e comercializado.
      Você poderá instalar qualquer tipo de controle remoto no seu ventilador.
      O da marca LS é um bom controle e possui seletor para uso com lâmpadas FLC ou incandescentes.
      O fato do seu ventilador ter ficada 3x mais velox e terminar por queimar o motor e porque deve haver um outro capacitor instalado, ou no teto ou na caixa da parede, que não foi retirado.
      Ao ser instalado o seu ventilador com o respectivo capacitor, este capacitor ficou em paralelo com o outro capacitor.
      Verifique atentamente, porque senão o novo ventilador, também irá queimar.
      Já tive caso semelhante em que 3 ventiladores queimaram, porque o primeiro capacitor estava oculto no teto de gesso rebaixado.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  30. Olá Gilson, meu ventilador é daqueles bem comuns de 3 pás relativamente novo. Está instalado um desses receptores de controle remoto. Observei que ele está bem mais lento do que a um tempo atrás. Acredito que deva ser o capacitor. Dei uma olhada e é um capacitor cinza sem nenhuma descrição no corpo dele. Acha que o problema deve estar no capacitor? Se for, qual devo comprar? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá oDVloper,
      A lentidão na velocidade se deve ao fato do capacitor ter diminuído o seu valor capacitivo original.
      Os capacitores de cor cinza vem com uma identificação de suas características, em letras pretas ou gravadas em alto relevo, no fundo (parte redonda do lado oposto aos fios).
      Pegue uma lanterna para te ajudar a visualizar estas inscrições.
      Caso, realmente, as inscrições tenham se apagado, anote a marca, o modelo e a voltagem do seu ventilador e me envie, para que eu possa tentar te informar o valor do capacitor.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  31. Oi Gilson,
    Acabei de receber um Arno Ultimate Clear. Para minha surpresa, quando fui instalá-lo, constatei que o suporte de fixação (peça de metal) que vem com o ventilador tem os furos muito mais afastados em relação ao furos de fixação do teto (prédio novo, onde tem uma peça de plástico com furos abaixo de 2cm de gesso.
    Achei que esse espaçamento era padronizado, pois no outro ventilador (Loren sid) o suporte de fixação que veio bateu certinho com essa furação do teto.
    Há alguma solução para isso? Pois não posso furar o teto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dr.Paulo Brandão e Dra. Ana Paula Lessa,
      O suporte da marca Latina é do mesmo tamanho da marca Arno.
      Leia meu post e veja a solução que encontrei para resolver exatamente este mesmo problema.
      Acesse:
      dicasdogilsoneletricista.blogspot.com.br/2013/02/suporte-de-teto-para-ventilador-de-teto.html

      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  32. olá gilson . compre uma peça receptor de reposição, pois o meu havia queimado.
    Comprei a mesma marca correspondente ao controle, fiz a instalação corretamente , porém não recebi sinal entre o controle e o receptor.

    De acordo com o fabricante, as peças estão funcionando. Só não consigo sinal ente o receptor e o contole, como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hd,
      Existem controles remotos que são ¨par casado¨, ou seja cada controle receptor só funciona com o correspondente transmissor.
      Teste o transmissor acionando-o bem próximo do ventilador.
      Troque as pilhas ou a bateria do transmissor.
      Se não conseguir resolver, retire o módulo receptor e juntamente com o transmissor, leve-os na autorizada mais próxima, para que possam, de fato, serem avaliadas pelo fabricante.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  33. Ola gilson,
    liguei o controle remoto como indicado por vc, mas vejo qual é o fio fase e ligo, qndo ligo dinovo a força, ele simplesmente passa a ser neutro e o outro fase, nao sei o motivo, o que estou fazendo errado?
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá carlinhos pierre meschgrahw,
      Nos os dois fios fase e neutro, coloque uma lâmpada de teste (bocal com dois fios + lâmpada incandescente).
      Ligue através do interruptor ou disjuntor.
      A lâmpada acenderá.
      Com uma chave de teste, identifique a Fase e o Neutro.
      Observação:
      Em algumas instalações elétricas residenciais antigas, a Fase era o fio comum e o Neutro era comandado pelo interruptor de parede.
      Quando o interruptor estava na posição desligado, o retorno apresentava falsa indicação de Fase (por indução) ou apresentava a presença da Fase que retornava pelo filamento da lâmpada.
      Por esta razão que você observou que a Fase virava Neutro ao ligar a força.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  34. OLá Gilson, Comprei um ventilador com controle remoto da marca Volare e instalei seguindo os manuais. Porém, quando eu ligo cai o disjuntor, parece que está em curto. Você sabe o que pode ser? Obrigado e Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Durva Simão Rodrigues,
      Realmente, existe um curto-circuito.
      Para localizá-lo, teremos que testar por partes:
      - Retire o ventilador do suporte.
      - Coloque uma lâmpada de teste (bocal com fios e lâmpada incandescente) entre o Neutro e o Retorno da lâmpada.
      - Na parede encoste o fio Fase com o Retorno da lâmpada.
      - A lâmpada deverá acender.
      Se o disjuntor não desarmar os fios estão bons e não há curto entre o ponto da parede e o ponto no teto.
      - Ligue os fios Neutro e Fase, nos respectivos bornes do módulo receptor.
      - Coloque a lâmpada teste nos bornes correspondentes a lâmpada e acione o controle remoto.
      - A lâmpada deverá acender.
      - Coloque a lâmpada teste no comum do motor e no borne da ventilação e acione o controle remoto.
      - A lâmpada deverá acender e variar o brilho.
      - Repita para a exaustão.
      Se o disjuntor não desarmar, o controle remoto está bom.
      Recoloque o ventilador de teto e refaça as conexões dos fios.
      (cuidado com as conexões pois são bem próximas uma das outras)
      Se o disjuntor desarmar, algum fio do ventilador está em curto com partes de metal. Neste caso vistoriar todos os fios.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  35. Gilson, Bom dia e parabéns pelas esclarecedoras dicas do blog. Pra variar, sou mais um precisando de ajuda :-)
    Tenho um ventilador da Home Line com 4 fios: Vermelho, Amarelo, Cinza e Rosa, todos saindo da chave reversora, sendo que no vermelho existe um capacitor com dois fios (apesar do controle de parede ter outro de 3 fios).
    Como ligo o controle remoto neste ventilador?
    Agradeço antecipadamente pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo,
      Segundo o manual de instalações da Homeline, no item recomendações, está escrito que o uso deste ventilador de teto com controle remoto de outra marca, causará diminuição da vida útil e zumbido.
      Ou seja, neste modelo, no qual inclusive a reversão só pode ser feita na chave reversora, acho que não vale a pena instalar um controle remoto sem fio, mesmo sendo da mesma marca.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  36. boa tarde olha fiz a estalaçao eletrica de uma residencia e ela tem um ventilador de correntinha e nao consigo ligar de novo ele tem cinco pas o que faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jefferson Dias dos Santos,
      nos ventiladores de teto com acionamento por correntinhas, você tem 2 opções de funcionamento.

      1ª opção.
      Os acionamentos são feitos somente pelas correntinhas.
      Neste caso, os 3 fios no teto são ligados da seguinte maneira:
      fio Neutro ligado ao neutro do ventilador.
      fio do motor + fio da lâmpada ligados na Fase.

      2ª opção.
      O acionamento da lâmpada é feito pelo interruptor de parede.
      O acionamento do ventilador é feito pela correntinha.
      Nesta caso, os 3 fios no teto são ligados da seguinte maneira:
      fio Neutro ligado ao neutro do ventilador.
      fio do motor ligado na Fase.
      fio da lâmpada ligado no retorno do interruptor de parede.
      A correntinha da lâmpada deverá ser deixada permanentemente na posição ligada.

      Os 3 fios costumam vir com etiquetas de identificação:
      F: Fase
      N: Neutro
      L: Lâmpada

      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  37. Olá, Gilson.

    Instalei um controle remoto num ventilador Aero da Arno, porém não encontrei um capacitor de 10uF e comprei um daqueles de 3+6uF. Segui a ligação das instruções para utilizar 9uF, já sabendo que iria ficar um pouco mais lento, porém fiquei surpreso quando liguei e ele estava muito mais rápido do que antes na velocidade máxima, enquanto que nas outras velocidades fica extremamente lento.
    Você tem ideia do que pode estar causando isso?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Punkiller,
      Ventilador de teto da marca Arno é campeão de defeitos nos controles sejam remotos ou de parede.
      A velocidade mais rápida é porque antes com o capacitor defeituoso a velocidade estava muito lenta, ou seja esta velocidade rápida é que é a normal.
      Já as outras velocidades estarem extremamente lentas é defeito no controle remoto.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  38. Olá Grande Gilson
    Comigo aconteceu o seguinte. Comprei um ventilador ventax volare e um controle da PW. Quando eu faço a instalação toda, a luz funciona (liga, desliga, aumenta e diminuí a intensidade) mas em relação ao motor, ele fica ligado no máximo o tempo todo. Quando tento desligar no controle, ele até faz o barulho de ligar e desligar ou de tentar diminuir ou aumentar a velocidade, mas nada acontece. Será que é a caixinha do transmissor que está ruim? Tentei instalar eu um outro ventilador mais antigo que tenho aqui e aconteceu a mesma coisa!!
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo Amendola,
      Realmente tudo indica que o controle remoto PW está com defeito.
      Isto já aconteceu comigo.
      Peça a troca do controle, pois a garantia do fabricante é de 1 ano.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  39. Boa noite, Gilson.
    Tenho um ventilador de teto Arno de 3 pás, com controle remoto. O problema é que o controle liga o aparelho mas não consegue acionar as demais funções e, principalmente, desligar.
    Tem como transformar o aparelho de controle remoto para o controle de parede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique,
      É grande o índice de defeitos nos controles remotos sem fio ou de parede da marca Arno.
      Segundo alguns leitores, o preço de um controle Arno é quase o preço de um novo ventilador completo.
      Mantenha o capacitor original instalado junto ao motor e passe dois fios ligados em paralelo com os fios deste capacitor até o interruptor na parede.
      Compre um controle com dimmer e substitua a placa com o interruptor pela nova placa com o controle de parede.
      Qualquer marca serve.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  40. Boa tarde Gilson, tenho um ventilador de teto já muito tempo instalado da marca Novelli, estava interessado em instalar um controle remoto, gostaria de saber se tem como eu o instalar e deixar o interruptor de luz funcionando tanto no controle quanto na parede. Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danilo Santos,
      Alguns controles remotos só funcionam com a eliminação do interruptor de parede, ou seja o controle deverá estar com a alimentação direta no módulo receptor.
      Já alguns outros, permitem que a alimentação venha pelo interruptor de parede.
      Neste caso, sempre que você ligar o interruptor, a lâmpada do ventilador acenderá.
      A partir daí você poderá comandar tudo pelo controle remoto (inclusive a lâmpada).
      Verifique na embalagem do controle remoto se ele possui esta opção de funcionamento.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  41. Bom dia, Gilson.
    Sobre esse controle remoto da Loren Sid, gostaria de saber o seguinte:
    é possível eu ligar a bobina de um relê 127V em uma das saídas do ventilador (e a outra no neutro), para eu controlar um ar condicionado mecânico (com as funções liga-desliga-timer)?
    Desde já agradeço sua atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fred Filho,
      É perfeitamente possível.
      O enrolamento de um ventilador consome aproximadamente 1,0 ampér e a bobina de um relé ou contador muito menos.
      Pode ser também um relé na exaustão e outro na ventilação.
      Sua ideia foi muito boa e criativa.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
    2. Legal, muito obrigado, Gilson! Um ótimo dia a você também!

      Excluir
  42. será que eu consigo instalar um controle remoto no ventilador sem acabar com o painel da parede? caso sim como proceder?
    grato
    carlos Junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos Junior,
      Controle de parede e controle remoto em paralelo não é possível.
      Ou um, ou o outro.
      Existem alguns controles remotos, que você poderá manter o interruptor da luz.
      Ao acionar o interruptor, a luz acende (pela energização do módulo receptor).
      A partir deste acionamento, todos os comandos do ventilador e da luz, poderão ser realizados pelo transmissor remoto.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  43. Gilson, boa noite.
    Tenho um ventilador de teto com controle remoto Arno.
    Gostaria de acender a luz utilizando o controle remoto, mas também o interruptor, ou, se não for possível, somente pelo interruptor e deixar o controle apenas para as pás.
    É possível? Como?
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane,
      Os controles remotos do Arno Ultimate, Latina e do Spirit, fazem exatamente este tipo de controle da luz, que você está querendo.

      O controle da luz poderá ser comandado somente pelo interruptor da parede e o ventilador pelo controle remoto.

      Para fazer esta modificação, no conector que interliga os fios da haste com os fios do modulo receptor, os 2 fios da lâmpada deverão ser interrompidos conectados com o Neutro e com o Retorno do interruptor.

      A fase e o Neutro deverão ser conectados diretamente no modulo receptor.

      Deste modo, o acendimento/desligamento da luz será somente pelo interruptor de parede, independentemente do ventilador estar funcionando ou não.

      Tenha um dia iluminado.

      Excluir
  44. Gilson, boa tarde.. comprei um ventilador loren sid orbital, e o mesmo possui apenas 2 fios para ligação, existe a possibilidade de eu utilizar um controle remoto neste ventilador? Ele possui caixa na parede com controle deslizante (potenciômetro) que eu gostaria de não utilizar (a caixa da parede é mista, com 3 interruptores, não tenho como colocar o potenciômetro nela). Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá cashnet,
      Sim, é possível.
      Compre um controle remoto para ventilador de teto e no módulo receptor, que ficará instalado junto ao ventilador orbital, alimente o módulo com 127 volts nos bornes respectivos.
      Os dois fios do ventilador orbital deverão ser conectados em dois dos 3 bornes para o comando do ventilador (comum do motor e motor).
      Os demais bornes ficarão vagos.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  45. Gilson , Boa Tarde.. tenho um britania sem controle. Pelo manual do com controle o capacitor é um 3uf+6uf 250vac com 2 fios. Encontrei um capacitor com as caracteristicas so que com 3 fios (2verdes e 1 preto). Segue a mesma ordem que vc descreveu do 3 fios (o verde + preto juntos na casa 5 e o outro vermelho(p/mim verde) na casa 7?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá armando angelo wlash Monteiro,
      Estas cores verde, verde e preto são de outro fabricante e para transformá-lo em um capacitor com dois fios seria necessário identificar qual o fio comum aos dois capacitores, com a utilização de um capacímetro digital.
      Se quiser, experimentalmente, associe os dois fios verdes no borne 5 e o preto no borne 7.
      Desconfio que o fio preto seja o fio comum.
      Para ter certeza, passe em uma loja de material eletrônico e peça para confirmar.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  46. Olá Gilson-Boa Noite-Estou precisando de uma dica sua de como instalar um controle em um ventilador daqueles modelos com correntinha-é possível?mesmo que seja na parede??Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá nenesan2000,
      No ventilador com acionamento por correntinhas, você terá de deixar a corrente do motor acionada para a velocidade máxima.
      Na corrente de acionamento da luz, também no modo ligada.
      Instale um controle de parede com dimmer.
      Neste ponto deverá ser passado mais um fio para acionamento do motor e que será comandado pelo dimmer do controle de parede..
      A direção do vento só poderá ser feita através da chave seletora localizada no corpo do ventilador.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  47. gilson,instalei um ventilador da Arno,Aero Timer,e gostaria que eu conseguissse acender a luz pelos interruptores também,e não apenas pelo controle remoto.Tem como fazer isso,pois o paralelo é na cama,caso contrario,tenho que levar o controle remoto para lá e para cá....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos Carolo,
      No modelo mais moderno da Arno (Ultimate) isto já foi corrigido.
      Ao acionar o interruptor de parede a luz acende.
      Para separar o comando da luz do controle remoto, o fio da luz, no conector do cabo que vem do ventilador, deverá ser identificado e o fio deverá ser retirado e ligado diretamente no fio do retorno dos interruptores paralelo.
      A fase e o neutro deverão alimentar diretamente o módulo receptor.
      Para identificar este fio da lâmpada será necessário a utilização de um aparelho de teste chamado multímetro.
      Certa vez tive de fazer isto porque o controle remoto novo já veio com defeito e enquanto a troca não era efetuada, pelo menos a luz do cômodo funcionava.
      Este controle da Arno Aero Timer é campeão em defeitos e o preço de um novo não compensa.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  48. Olá, Gilson!
    Instalei aqui um controle remoto da marca Autentic (o receptor e o controle são iguais aos das fotos), contudo, depois de um tempo, ele para de funcionar (nem emite o bip). Mas, basta desligar a energia e ligar novamente, que ele volta a funcionar perfeitamente. Já experimentei trocar os fios da rede de ordem, mas depois de algumas horas acontece a mesma coisa. Pode ter algo mais de errado por minha parte ou seria um defeito do receptor mesmo? (Já testei o controle e ele está ok)

    Notei, também, que quando ligo o último fio da rede a lâmpada da uma piscada, daí, ele não funciona. Aí, eu tiro o fio e coloco mais uma vez (desligo e ligo a rede), e a lâmpada não pisca e ele funciona. Se eu continuar fazendo isso, esses resultados ficam se intercalando. Muito louco! rs. Espero que tenha conseguido me fazer entender.

    Desde já, muito obrigado e parabéns pelo Blog!

    Um abraço,
    Darlinton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gilson!
      Já consegui resolver meu problema.
      Aqui havia uma fiação para dois ventiladores de teto, um do meu quarto e outra para a cozinha (onde está o controle). Daí, quando DESLIGAVA — sim, desligava — o receptor do controle "desarmava". MUITO louco! rs.
      Então, mudamos este ventilaor para uma fiação nova que fizemos pra um A/C e problema resovido! :D
      Obrigado pelo espaço e um abraço!

      Darlinton

      Excluir
    2. Olá Darlinton Ferreira,
      problemas de funcionamento, envolvendo as fiações elétricas existentes, só mesmo estando no local para poder analisar.
      Uma fiação nova realmente foi a melhor opção.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  49. Boa noite Sr. Gilson
    Antes de mais nada, quero te parabenizar pelo teu site, parabéns mesmo....
    Minha duvida e o seguinte: Instalei uma rede 127v, ou seja um fio verde(terra), um fio azul(neutro) e um fio vermelho(fase), onde devo ligar em um disjuntor monopolar, certo?! muito bem, mas se eu acrescentar mais um fio vermelho(fase)para uma ligação 220v, quando eu chegar com ele na caixa de disjuntor ligo este em um disjuntor monopolar, ou tiro fora aquele vermelho de antes e ligo os dois em um disjuntor BIPOLAR????????????
    Mais uma vez obrigado ..... cesar1souza2@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá César Souza,
      A proteção mais segura e indicada para um circuito elétrico com 220 volts, formados por 2 diferentes fases de 127 volts, é a utilização de um disjuntor bipolar.
      Se o seu Quadro de Luz houver espaço físico para a instalação de um disjuntor bipolar, retire o 1º fio vermelho do disjuntor monopolar e coloque-o + o 2º fio vermelho, nos bornes deste disjuntor bipolar.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  50. Olá! Meu nome é Orlando,
    Gostaria de saber se é possível ligar o controle remoto (marca: Autentic) ao ventilador e deixar os interruptores paralelos operando normalmente. Ou seja, acendendo e apagando a mesma lâmpada?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Orlando Feitosa,
      Eu não conheço este controle remoto da marca Autentic.
      Na maioria dos controles remotos, a luz é comandada pelo controle transmissor.
      O controle remoto da marca Latina funciona desta maneira que você deseja.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  51. Olá Gilson,

    Estou para comprar um controle remoto para ventilador de teto e estou na dúvida de qual marca. Vi que a PW se encontra em diversas lojas e é mais em conta, já a marca Luminus, que tem na Dimel, é mais cara mas foi super recomendada pelo vendedor que se dizia eletricista. Não sei se foi papo de vendedor ou se realmente essa marca é melhor que as outras. São tantas as opções que estou em dúvida. Qual recomenda? Luminuz, PW ou alguma outra e porquê? Obrigada.

    Wanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wanessa Machado,
      Os controles remotos das marcas LS, PW e Force Line são equivalentes em preço e funcionamento.
      Não conheço esta marca Luminus.
      Um eletricista, mesmo iniciante, consegue obter um ganho salarial, muitas vezes maior que o ganho salarial de um vendedor, que normalmente é 1 salário mínimo + comissão sobre vendas...
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  52. Gilson, boa tarde.
    Se tivesse contato com seu blog antes de comprar meus ventiladores de teto, não teria escolhido a Arno.
    Gentileza, comprei dois modelos Aero e, enquanto estavam instalados nos quartos com o controle de parede, não deram problema.
    Após uma reforma em casa, eu os reinstalei em um comodo que não foi possível passar os fios para o controle, daí, única saída foi um controle remoto, além de mais confortável.
    Adquiri um controle remoto da LS. Encontrei o melhor ajuste do capacitor do controle de parede, da arno, associando um capacitor de 5 e outro de 4 microFarahd.
    Liguei e após alguns minutos parou. Fui verificar o que ocorreu e constatei que o motor do ventilador estava super aquecido e acho que queimou.
    Tens idéia de onde errei?
    Seu blog é DEZ.

    No aguardo,

    Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique Hansen,
      O controle de parede da Arno, utiliza vários capacitores de poliester, porém na velocidade máxima que é conseguida pela associação em paralelo de todos os capacitores, a resultante final será 5 uF.
      Como você associou um de 5 uF + um de 4 uF, a resultante final foi de 9 uF, que é quase o dobro do valor máximo.
      Se o motor tiver um protetor térmico (esta é atual norma obrigatória para todos os motores em geral), ele terá desligado a alimentação do motor.
      Se não tiver, provavelmente o motor queimou.
      Não estou lembrado se este modelo da Arno possui este dispositivo de proteção.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Gilson, boa noite, primeiramente parabens pelo seu blog vc explica muito bem.

    Minha dúvida é que instalei um ventilador de teto com duas lampadas e um controle sem fio, esta funcionando tudo, mais quando o motor começa a rodar ele da um ronco e depois que as elices rodam este ronco diminui mais não some, será que liguei algum fio errado, segui o manual= 2 pretos com 2 pretos com capacitor entre eles conforme vc ja ensinou ligando o verde com o preto, um dos azuis da lampada com o azul do receptor, o outro azul da lampada juntei com o branco do motor 127 e mais o vermelho do receptor e liguei no neutro, e por fim o preto que ficou sozinho na fase e a antena que vem escrito nele antena ficou ali sem ligar com ninguem.
    E percebi que o motor esta esquentando rapido demais. Forte abraço, meu ome é Marcio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcio,
      As ligações estão certas.
      O ronco (som de baixa frequência) indica que:
      - A capacitância do capacitor está alterada para menos ou
      - O valor do capacitor não é o original ou
      - Este motor, não funciona bem com um controle que utiliza a variação de corrente, seja com dimmer de parede ou com dimmer do controle remoto.

      Verifique primeiro o capacitor e se não resolver, você deverá substituir o controle sem fio, por um controle de parede capacitivo, no qual a corrente não se altera e sim o valor dos capacitores (capacitor com 3 fios).
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
    2. Boa noite Gilson,
      Corri por todos os post, e este relata um problema semelhante ao meu e se você puder me ajudar, te agradeço muito de coração, pois não posso pagar a um eletricista no momento. Então o que ocorreu é que meu ventilador aero timer arno (como vc. sabe e diz... recordista de problemas), queimou o receptor e comprei um genérico (marca Ótimo eletro?), a luz funciona normalmente mas o ventilador está lento e como diz o Marcio... está roncando... o capacitor original é de dois fios e de 1.35uF, a pergunta é: será que o capacitor está com problemas ou devo trocar por uma de maior capacitância?
      Muito obrigado, tenha uma ótima noite e parabéns pelo site.

      Excluir
  55. olá Gilson, estalei um controle remoto da marca autentic no meu ventilador mas notei que quando eu ligo ele no exaustor seu funcionamento é perfeito não faz barulho no motor, mas no modo ventilador ele faz um barulho no motor e quando coloco na potencia maxima ele para de fazer o barulho no motor o que poderia ser isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angelo Santos,
      Possibilidades:
      - Os rolamentos estão precisando de lubrificação;
      - O capacitor perdeu um pouco da capacitância (está fraco).
      - O controle remoto, no modo ventilação, não está fornecendo a corrente elétrica necessária na baixa velocidade e o motor está emitindo ruído de baixa frequência.
      Dica:
      troque o capacitor e (não resolvendo) inverta os dois fios do motor, no módulo receptor e observe se o barulho passa para o modo exaustão.
      Se isto acontecer o defeito está no controle remoto e deverá ser substituído.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  56. Muito obrigado pela dica Gilson, no final de semana vou seguir passo a passo, parabéns pelo blog ficou muito bom, com seus conhecimentos você esta ajudando muito gente parabéns mesmo de coração.

    ResponderExcluir
  57. Gilson, obrigado por ter este espaço à nossa disposição!
    Comprei (internet) um controle remoto Autentic. No site não dizia nada sobre a função 'exaustão' não funcionar em ventiladores de '2 fios' (motor).
    Quando recebi a mercadoria, li no Manual que esta função (exaustão) só funcionaria em ventiladores de '3 fios'.
    O meu ventilador é de '2 fios' !!!!
    No esquema de instalação que recebi mostra duas situações:
    - Os ventiladores de "3 fios" com os fios do "motor" nos bornes 5 e 7. E o fio "comum do motor" no borne 6 (COM capacitor nos fios 5 e 7)
    - Os ventiladores de "2 fios" com o fio "comum do motor" no borne 5 e do "motor" no borne 6 (SEM capacitor).
    Para que eu não perca meu investimento, não existe uma forma de eu fazer essa função 'exaustor' funcionar no ventilador de '2 fios' ligando um capacitor?
    Caso exista, em quais bornes eu ligo?
    Existe alguma saída para que o exaustor funcione?
    Ou tenho de me conformar com um simples ventilador de controle remoto, sem exaustão (que é o que mais uso!)??
    Abraços!

    ResponderExcluir
  58. Gilson, Caso queira ver o esquema desta instalação, o site da Autentic com o dito cujo é esse aqui:
    http://www.autentic-eletronicos.com.br/controle_remoto_speed.htm

    Outra dúvida: como distingo o fio "comum do motor" do fio do "motor", se no meu ventilador eles são iguais?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  59. Gilson, meu nome é Luiz.
    Acabei de instalar um ventilador de teto Britânia Air Control e constatei que uma das lâmpadas pisca (dá pequenos flashes a cada 1 segundo) quando a luz está desligada no controle remoto.
    Eu instalei duas lâmpadas eletrônicas de 15 W, que chamei de A e B.
    Quando apenas a lâmpada A está instalada, ela é quem pisca.
    Quando as duas lâmpadas estão instaladas, apenas a lâmpada B pisca,
    Alguma dica?
    Esse problema pode ter sido causado por inversão da fase com o neutro?
    No momento da instalação, eu usei um multímetro mas não tenho certeza se identifiquei corretamente a fase.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz,
      Verifique se o controle remoto é compatível com a utilização de lâmpadas FLC.
      Acho que este controle só funciona com lâmpadas incandescentes.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
    2. Gilson, o controle veio junto com o ventilador. O manual do fabricante diz que podem ser usadas lâmpadas FLC. No momento remediei o problema instalando uma lâmpada incandescente e uma FLC. Não é o ideal, mas ao menos não estão piscando. Grato.

      Excluir
    3. Olá Luiz,
      Este pisca pisca com lâmpadas FLC sempre ocorrem quando o controle não é compatível co o uso destas lâmpadas.
      Se o seu controle está informando que é compatível, então está com defeito.
      Com a utilização de pelo menos uma incandescente o controle se estabilizou.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  60. Gilson, já resolvi o problema com o SAC da Autentic.
    Excelente, cordial e eficiente o atendimento deles.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo,
      Nada como o projetista e criador para tirar as duvidas sobre a sua obra.
      De um modo geral, os SACs foram criados para esta função.
      Parabéns a Autentic pelo atendimento ao seu cliente.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  61. Bom dia, Gilson!

    Comprei o ventilador de teto ARNO Alívio sem controle remoto de 3 pás 127V.
    Ele oferece 3 velocidades para as funções ventilador e exaustor, sendo que para exaustor, as velocidades são imperceptíveis e fracas (Acho que é assim mesmo, pois possuo um ARNO Aero sem controle que funciona dessa forma), mas quase não uso essa função e por outro lado, achei um ótimo ventilador.

    Devido as condições dos acessos das mangueiras da parte elétrica, fui obrigado partir para a opção do controle remoto, onde comprei um da marca PW e um capacitor equivalente ao da ARNO (pois o da ARNO se localiza atrás do controle de parede que não usarei).

    Depois de tudo instalado, a lâmpada funcionou normalmente, mas o ventilador ficou com 03 velocidades para exaustor e as 03 fracas para ventilador, ou seja, inverteu o processo de funcionamento, rodando ao contrário.

    Poderia me ajudar com alguma dica para resolver esse processo de inversão?

    Ou será que os ventiladores da ARNO possuem alguma particularidade que impeça a instalação de outros equipamentos?

    Um abraço,

    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  62. Otimo Blog parabens..
    Gilson no caso de aver interrupitores paralelos da lampada, é melhor manter os dois ou eliminar um ,a ligação é a mesma ou tenho que fazer algum ajuste?

    Abs qual a marca atual que é a top. que não dar dor de cabeça?

    Abrços

    ResponderExcluir
  63. Adorei seu blog, ajuda muuuuito que precisa de socorro!
    Gilson, tenho um ventilador de teto Arno Aero Timer, só que depois de 1 ano e 3 meses depois o receptor do controle remoto pifou! Tentei comprar uma peça igual, mas quase tenho um ataque quando descubro que a peça é quase o preço do ventilador inteiro!
    Ai me veio a ideia, posso fazer uma ligação direta desse aparelho e inutilizar o uso do controle remoto? Dessa forma, ao invés de usar o controle, usaríamos um interruptor de luz normal. Pode ser?

    ResponderExcluir
  64. Gilson,

    primeiramente parabéns pelo site. Comprei um ventilador de teto ventisol petit e o controle remoto force line. Instalei como descrito aqui, juntei as pernas verde e preta do capacitor para transforma-lo em um capacitor de 2 fios, liguei o mesmo nos fios brancos do motor do ventilador nos bournes 5 e 7 do controle remoto da force line. Só que o ventilador só fica no mínimo e a luz fica piscando. Você sabe o que está incorreto?

    Obrigado
    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andre,
      Se todas as conexões no módulo receptor estiverem corretas, provavelmente o controle está com defeito.
      Verifique se as lâmpadas utilizadas estão compatível.
      Há controles que não aceitam lâmpadas FLC.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  65. Gilson, preciso da sua ajuda! Tenho um ventilador de teto Arno Aero Timer, só que 1 ano e 3 meses depois o receptor do controle remoto pifou! Tentei comprar uma peça igual, mas quase tenho um ataque quando descubro que a peça é quase o preço do ventilador inteiro!
    Ai me veio a ideia, posso fazer uma ligação direta do ventilador na energia utilizando um interruptor normal e inutilizar o uso do controle remoto?

    Grata,

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karine Barbosa,
      Já fiz este procedimento várias vezes e funciona.
      Para tal, será necessário passar 2 fios extras, por dentro do eletroduto, do ventilador até a caixa de luz na parede.
      Nesta caixa de luz, será instalado um controle de parede com dimer e controle liga-desliga para a lâmpada.
      Na caixa do teto, retire o módulo receptor e ligue estes 2 fios + capacitor, em paralelo.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  66. Olá Gilson, quero instalar um ventilador de teto no meu quarto e minha dúvida é se pode-se dar o reverso com o ventilador em plena velocidade sem que isso danifique o motor. Sempre ouvi falar que esse procedimento pode vir a queima-lo. Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valmor Muller,
      Este procedimento, inicialmente, destruirá o capacitor.
      Com a continuidade, o motor.
      Leia meu post:
      Para que serve o capacitor no ventilador de teto ?
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
    2. E qual o procedimento para a reversão ?

      Excluir
  67. Gilson, boa tarde. Vc poderia me dizer como faco para desativar o timer do ventilador de teto? Meu controle remoto e da marca LS..... perdi o manual e nao seu como desativar o temporizador. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CAL Trab,
      Eu não tenho esta informação.
      Dica:
      Desligue o disjuntor do circuito elétrico, deste cômodo, onde o ventilador está instalado, por 10 segundos.
      Retire as pilhas do controle remoto e, em seguida, as recoloque.
      Este procedimento é um Reset.
      Não normalizou ?
      Defeito.
      Mande retorno se a dica resolveu.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  68. Olá, Gilson!
    Gostaria de saber se posso usar o controle e o manual conjuntamente. Ou seja, quando quero usar o de parede, uso. Quando quero usar o controle que comprei em separado, uso também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown,
      Ou um, ou o outro.
      Em paralelo não pode.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  69. Olá, Gilson, boa noite!

    Então não posso ter as duas opções? Ou seja´, se entro no quarto, acendo a luz no interruptor e ligo o ventilador; se estou deitada, uso o controle para apagar a luz e desligar o ventilador. Ou só posso usar o interruptor apenas para acender e apagar a luz e deixar o controle para o ventilador ( pelo isso eu posso, né?). Seria estranho que eu tivesse que chegar no escuro, procurar o controle para acender a lâmpada, pois se ele não for encontrado vou ficar irada...rssss! Por isso acho que deve haver um jeito de eu acender a lâmpada pelo interruptor. Me explica aí, vai!
    Obrigada.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  70. Olá Gilson !
    Adquiri recentemente um imóvel e em um dos quartos já tem um ventilador de teto com correntinha instalado. Não consegui identificar marca/modelo, tem 4 pás e 3 lampadas(incandescentes de 60W). No interruptor tem apenas o comando para acender as lampadas. O problema é que ao ligar o ventilador as lampadas apagam, ou melhor, ficam com intensidade muito fraca, quase apagadas, se desligo o ventilador, as lampadas acendem. Como posso resolver isto?
    Obrigado.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  71. Olá osnimc,
    As fiações na caixa de luz do teto estão ligadas de forma incorreta.
    Este tipo de ventilador, possui 3 fios:
    um para a luz.
    um para o motor
    um fio Neutro comum
    Pela descrição o fio do motor está em série com a lâmpada.
    Se quiser o acendimento da lâmpada pelo interruptor, o fio Retorno que vem do interruptor, deverá ser ligado ao fio da lâmpada(Light).
    Para o acionamento do motor, pela correntinha, a Fase deverá ser ligada ao fio do motor (Fan).
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  72. Caro Gilson
    Possuo um ventilador de teto Arno Aero Timer (com controle remoto) instalado em meu quarto. Há algum tempo o controle remoto parou de funcionar corretamente. Acabei comprando um controle remoto da marca Protection (modelo LL-350) achando que não seria necessária a troca do módulo receptor para seu funcionamento (estava enganado).
    Ao tentar fazer a troca do módulo acabei me deparando com a seguinte situação:
    1) O receptor original do ventilador possui 6 fios, sendo: 1 fase, 2 neutros, 1 luz, 2 ventilação. Quatro desses fios (1 neutro, 1 luz e 2 ventilação) são ligados a um conector (molex plug), o qual encaixa-se ao conector da fiação ligada ao ventilador.
    2) Já o receptor da Protection possui apenas 5 fios, sendo 1 fase, 1 neutro, 1 luz, 2 ventilação.
    Devo desconectar o neutro do conector do ventilador e liga-lo diretamente no neutro da rede?
    Consigo encontrar esse tipo de conector “molex plug” no comércio?
    Grato
    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilson
      Consegui fazer a instalação, entretanto a velocidade de giro do ventilador não é a mesma de antes. No modo ventilação, a velocidade máxima é um pouco menor que a de antes; já no modo exaustão, a velocidade está muito lenta.
      O que pode estar ocorrendo?

      Excluir
  73. Prezado Gilson,

    Primeiramente, gostaria de agradecer a manutenção de um blog tão útil e cheio de dicas valiosas como o seu. Parabéns pelo trabalho.

    Seguindo unicamente sua dica (pois nunca tinha ouvido falar da marca), comprei um ventilador Latina Lumen Control 3 pás para minha sala. Ainda não instalei o equipamento, mas tenho uma dúvida que talvez vc possa me esclarecer: o ventilador possui controle remoto, mas ainda não me sinto confortável em manter o controle da LUZ da sala apenas no controle remoto (que pode ser perdido, acabar a bateria, etc). Logo, gostaria de saber como eu poderia aproveitar o fio do retorno já existente do interruptor de luz atualmente instalado para criar o que seria um "3-way" com o sistema de controle remoto, de modo que eu possa acender e apagar a lâmpada do ventilador independentemente do uso do controle remoto. É possível?

    Desde já agradeço a sua atenção.

    Att.,

    Eberth

    ResponderExcluir
  74. Olá eflobo,
    No Latina Lumen Control, ao acionar o interruptor a luz sempre acende.
    A partir deste acionamento, tudo poderá ser controlado pelo controle remoto.
    Se quiser que a luz fique somente pelo interruptor simples ou 3-way, os fios da lâmpada não deverão ser conectado ao módulo receptor.
    Neste caso só o ventilador será comandado pelo controle remoto e a luz somente pelo interruptor.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  75. Boa Noite Gilson,
    Meu ventilador é um Volare 4 pás e possue 3 fios diferentes do motor(Vermelho,Laranja e preto). Qual desses é o comum neste caso?

    ResponderExcluir
  76. Olá, Gilson! Tenho um ventilador Latina Air Control que está com pouca velocidade. Meu irmão trocou o capacitor e ao recolocar no lugar não conseguiu fazer com que funcione o ventilador e a luz pelo controle remoto. A luz acende só pelo interruptor. O que pode ser o problema? Se puder me ajudar, agradeço!

    ResponderExcluir
  77. Olá Graça,
    Duas possibilidades:
    O conector que une os fios do modulo receptor com os fios da haste, está com mau contato.
    Desplugue e plugue novamente .
    Ou,
    O seu irmão ao trocar o capacitor causou um curto no módulo.
    Neste caso só trocando o módulo.
    O Chaves ( da Tv) costuma se desculpar dizendo:
    Foi sem querer querendo, não se irrite...
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  78. Gostaria de saber, se há a possibilidade de usar o controle remoto somente para a função ventilador e continuar usando o interruptor de parede normalmente ligando e desligando a luz?

    ResponderExcluir
  79. Olá Rodrigo Cardoso,
    Alimente o módulo receptor com 127 volts diretamente da caixa de luz no teto.
    Não conecte o fio de retorno do interruptor da luz no módulo receptor.
    Ligue este retorno diretamente no fio correspondente a luz do lustre do ventilador..
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  80. Bom tarde Gilson,
    Como vai?

    Tenho um ventilador Arno Aero Timer com controle remoto e o mesmo deu problema no receptor para variar rs. Comprei um receptor da marca Protection modelo LL-350 instalei e o ventilador agora tem aquele zumbido irritante. Li quase todo o seu blog a procura de uma explicação e deduzi que o problema é no receptor que atua como dimmer mesmo, sendo que o receptor original utiliza capacitores para o controle da velocidade. O capacitor do motor original deste ventilador é de 3,65uf. Vi em outras respostas suas que vc indica um capacitor de 10 uF x 250 Vac para este modelo. Será que isso eliminaria o ruído do ventilador com este novo receptor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Leandro,
      Gostaria de saber se vc. conseguiu resolver o problema trocando o capacitor.
      Grato e uma ótima semana

      Excluir
  81. Olá Leandro,
    No controle de parede da Arno, o maior capacitor relativo a maior velocidade é de 5uF.
    Neste modelo Aero Timer, o original é de 3,65uF.
    Como o controle remoto não é mais o original da Arno, experimente um capacitor de no máximo 5uF.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  82. boa noite gilson, gostaria de saber se posso instalar o ventilador com o controle remoto junto com o controle de parede, o meu é um loren sid. parabens pelo blog ja é a quinta vez que procuro o seu blog para tirar duvidas. muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roxemberg Senna,
      Ou um ou outro.
      Juntos não é possivel.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  83. Gilson instalei 2 ventiladores ventisol fênix, um ok o outro fica com a luz acesa direto.
    Já mudei de controle remoto mesmo assim a luz não apaga.

    ResponderExcluir
  84. Olá Gabriel Tosta,
    Pode estar havendo fuga nas fiações do lustre.
    Verifique se os fios estão em bom estado.
    Para a luz ficar acesa direta, a corrente elétrica achou um outro caminho, independente do controle remoto.
    Nas passagens dos fios do lustre por dentro da haste, pode um deles estar cortado e encostando no ferro da haste.
    Com a luz acesa, mexa nestes fios da lâmpada.
    Se a luz piscar ou diminuir a intensidade, estará confirmada que um dos fios está desencapado.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilson boa noite
      Movimentei o fio dentro da haste não alterou em nada o funcionamento da luz, conferi a ligação dos fios e esta igual do outro ventilador.
      Desliguei o fio que passa pela haste e usei outro fio por fora, mesmo assim a luz funciona direto, não respeita o comando liga-desliga do controle.
      Pode ser um defeito na placa eletrônica?
      Fica com Deus

      Excluir
  85. Gilson, boa noite! Estou pensando em fazer essa modificação do controle de parede para o de teto, mudei de residência e ainda não instalei os ventiladores, o local que vou instalar não tem instalação anterior de ventilador, somente a lâmpada. Fiquei na dúvida se preciso passar mais algum fio e não se é possível com essa modificação, isolar o interruptor da lâmpada existente e ficar todo o controle pelo controle remoto de modo que o receptor fique por dentro do forro do teto (eu poderia fazer a ligação tudo em cima do forro e esquecer os fios da parede?).
    Outra duvida é o capacitor, meu controle de parede é de tres velocidades, mas já tem 3 anos, os capacitores não estão muito bons, então seria melhor comprar outro de tres velocidades mesmo ou aproveitar comprar logo o de dois fios, muda alguma coisa?
    E ultima dúvida, é se posso controlar dois ventiladores com um controle só: opção 1 - um controle e dois receptores, um pra cada ventilador; opção 2 - um controle e um receptor, ligar os dois ventiladores no mesmo receptor, seria numa varanda um próximo do outro, ampliaria os cabos de um e passaria pelo forro.

    ResponderExcluir
  86. Olá Luthiane Mendes,
    Poderá deixar o interruptor de parede instalado, porém com os dois fios ligados no mesmo borne.
    Interruptor ficará ligado direto.
    Para um controle remoto não há necessidade de passar fios extras.
    Para um controle remoto, o capacitor deverá ser instalado em paralelo com os dois fios do motor.
    Já que o seu antigo capacitor já está fraco ou melhor dizendo alterado para menos em seu valor capacitivo, compre um capacitor com 2 fios e com o valor igual ou o mais próximo possível da soma das duas capacitâncias do antigo.
    Infelizmente todo controle de ventilador de teto ou de parede só pode acionar um motor.
    Para o seu caso você deverá comprar 2 controles remotos completos.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda nao entendi como é que fica a alimentaçao do receptor. Se não precisa passar fio nenhum como é que ele fica alimentado pra fazer tudo funcionar?
      Eu pensei em comprar dois controles completos mesmo, mas achei que talvez tivesse como eu usar somente um controle remoto pra acionar os dois receptores.

      Excluir
  87. Olá Luthiane,
    o modulo receptor será alimentado com o fio Neutro, com o fio Fase (diretamente ou vindo pelo fio Retorno).
    Se na sua varanda, não há ponto de luz, você terá de levar até lá o Neutro e a Fase, para o segundo ventilador de teto.
    Se os controles forem iguais, você poderá utilizar o mesmo transmissor para acionar os ventiladores.
    Agora eu acho que entendi bem.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  88. Gilson, boa tarde
    Eu tenho um ventilador da marca Loren Sid, comum do motor tem 6 fios: 2 brancos, um vermelho,cinza, marrom e verde, os de luz estão a parte. Como instalar um controle remoto marca LS?

    ResponderExcluir
  89. Olá Helcio Camargo Soares,
    Normalmente os ventiladores de teto só possuem 3 fios para o motor e 2 fios para a lâmpada + 1 verde para o Terra.
    Me informe o modelo para eu tentar arranjar o esquema eletrico.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  90. Gilson,
    este ventilador tem mais ou menos uns 10 anos e só consegui visualizar uma etiqueta com a marca e a seguinte numeração: (17) 531 - 1200, Loren Sid, ele tem três lampadas, os fios saem do motor e vão para uma chave seletora e dai para os interruptores de luz e outro para o ventilador, são comandados por corrente, tanto a da luz como a do ventilador, A princípio eu liguei o vermelho no 7 e o branco no 5 junto com o capacitor, para que o ventilador de a partida eu liguei a princípio o marrom no 6, mas ele só parte se eu der um impulso na pá mas fica lento e motor esquenta, ligando o fio cinza ele só da partida se impulsionar a pá e fica lento, o capacitor é de 10 uF. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  91. Olá Helcio Camargo Soares,
    Ventiladores comandados por correntes não são compatíveis com o comado por controle remoto.
    Poderia ser modificado para controle de parede com dimmer, porém costumam apresentar ruído de baixa frequência quando se diminui a velocidade.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  92. Boa noite Gilson,
    Cheguei a essa página através do google quando buscava por problemas relacionados ao controle/receptor do ventilador Arno Aero Timer.
    Pois bem, o meu começou a apresentar defeito e vi aqui pelo seu blog que eu poderia comprar um novo controle/receptor da Forceline ou Lorensid que o problema seria resolvido. O problema é que eu fiquei meio cismado com esses controles remotos e gostaria de ligar esse ventilado da maneira antiga, com o controle na parede.
    Então pergunto: É possível transformar um ventilador com controle remoto (Arno Aero Timer) em um ventilador com controle de parede ?
    Se sim o que devo fazer ? Preciso passar fios ? Quantos ? Capacitor, precisa comprar ou pode aproveitar o que já tem ?
    Desculpa se as perguntas parecem bobas, mas é que eu sinceramente não entendo nada...
    Antes de tudo obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deco Loureiro,
      um dos objetivos deste Blog é repassar conhecimentos técnicos e dicas de um modo geral.
      Diferente de outros Blogs e grupos fechados de especialistas em eletricidade, onde as duvidas e perguntas simples e básicas, são respondidas com ironias e deboches, aqui no Blog do Gikson Eletricista, tida e qualquer pergunta ou dúvida ou pedido de orientação será respondido de forma educada, atenciosa e fraterna.
      Eu não nasci sabendo o que hoje sei e que venho procurando aprimorar, ao longo de mais de 30 anos desempenhando a mesna profissão.
      Pela minha experiência este Ventilador da Marca Arno é campeão em defeitis nos controles remotos ou de parede.
      Você poderá instalar um controle de parede de qualquer marca com dimmer rotativo ou deslizante.
      Será necessário passar 2 fios extras por dentro do eletroduto desde a caixa de luz no teto até a caixa de luz na parede.
      Além disso será necessário a instalação de um capacitor de 5uF em paralelo com estes 2 fios.
      Como este valor de capacitancia não é comercialmente fácil de ser encontrado, você poderá comprar 2 de 10uF e liga-los em serie.
      A resultante deste tipo de ligação resultará em um caoacitir de 5uF.
      Mais do que isto o motor queimará.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  93. Bom dia Gilson,

    Instalo ventiladores de teto já ha algum tempo, mas me deparei com seguinte problema.

    Só consigo passar 1 fio pelo conduíte até a caixa controladora do ventilador na parede.

    Então tentei ligar apenas a ventilação, mas nada que faço funciona.

    1 tentativa:
    3 fios saem do motor do ventilador:

    1 fio ligo no neutro
    1 fio ligo em uma perna do capacitor
    1 fio ligo na outra perna do capacitor junto com o fio que consegui passar no conduíte. este fio ligo no fase.

    Resultado: ventilador gira muito lentamente.
    2 tentativa:
    3 fios saem do motor do ventilador:

    1 fio ligo no fio que consegui passar o qual será fase
    1 fio ligo no neutro
    1 fio ligo na perna do capacitor a outra perna do capacitor ligo no neutro.

    Resultado: ventilador não gira ou gira lentamente se ligo a outra perna do capacitor no fase.

    Lembrando que meu capacitor tem 2 pernas e está perto do motor.

    Observação: quando passo os 2 fios por fora até a caixa controladora, para teste funciona perfeitamente, mas não quero colocar canaleta prefiro perder a exaustão.

    Me ajude, por favor.

    ResponderExcluir
  94. Olá José Carlos Sousa,
    dos 3 fios que saem do ventilador, o fio que deverá ser ligado ao Neutro é o fio comum das bobinas.
    Se ligar diferente uma das bobinas ficará em série com o motor e eke irá girar maia devagar.
    Outra possibilidade, ao ligar os 2 fios por fora do eletroduto o motor funciona normalmente.
    Neste caso o fio que foi passado está com fuga.
    Dica:
    Amarre neste fio que foi passado com guia, 2 cabos flexíveis de 1 mm2 e puxe os novos fios por dentro.
    Passar um pouco de vaselina sólida na emenda e nos novos fios ajudará e muito.
    Poderá também utilizar o fio fe retorno da lâmpada, trazendo 3 cabos flexíveis de 1mm2 e retirar.o que consegui passar anteriormente.
    Também com aplicação de vaselina sólida.
    Em termos de fiações eletricas em geral, é mais fácil puxar fios novos e flexíveis utilizando um antigo fio rigido como guia, do que passar novos fios com a utilização de uma guia.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  95. Olá Gilson!

    Vou tentar este fim de semana!
    Desde já agradeço a sua boa vontade em ajudar!

    Tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  96. Olá Gilson . Cara estou com um problema e pelo que vejo seus conhecimentos poderão me ajudar . Adquiri um ventilador da marca HOMELINE NA LEROY .Infelizmente após aquisição me deparei com um problema referente ao fechamento do motor e ligação a um variador de velocidade fabricado pela PW ELETRÔNICA . O motor da HOMELINE possuí 04 fios , que penso serem 02 enrolamento principal e 02 do enrolamento auxiliar . Pelo pouco que sei o capacitor deverá ser conectado ao enrolamento de partida - auxiliar . Entretanto esse que adquiri a inversão é feita numa chave instalada no corpo do ventilador , que inviabiliza minha aplicação porque o pe´direito de minha casa é alto e quando necessário terei que estar usando uma escada .Assim minha necessidade é de fazer todo o comando de liga/desliga , controle de velocidade e inversão do sentido de rotação pelo controle da PW que irei instalar na caixinha da parede . O variador que veio com o ventilador possuí somente 3 ranges de velocidade ( lata , média e baixa ) e é feito com a inserção de capacitores . Assim recorro a Você com intuito de me ajudar . Grato desde já Eugênio

    ResponderExcluir
  97. Olá EUGÊNIO Carbogim,
    Este ventilador não é compatível para uso com controle remoto.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  98. Bom dia Gilson,
    Você poderia me tirar uma dúvida?
    Tenho um ventilador Aero Timer da Arno, que queimou o receptor. Comprei um desse que está na sua foto. Meu ventilador tem 5 fios,sendo 02 pretos (neutro), 01 azul (luz), 01 vermelho (exaustor) e 01 marrom (ventilador). Bem se entendi, nesse receptor onde tem o "comum motor - entrada nº 6 " deve ir um preto e o outro preto na entrada 3 ou 4? E só outra coisa: vou ter que testar a entra 7 e 5 para saber qual é qual? Ou seja se estiver invertido, as funções no controle remoto irão ficar invertidas?
    Te agradeço muito se puder me responder Gilson,
    Um abraço e parabéns pelo site

    ResponderExcluir
  99. Olá Arthur Lima,
    Um dos fios pretos é o comum do motor e o outro fio preto é o Neutro do bocal da lâmpada.
    O comum do motor deverá ser conectado no borne 6.
    O Neutro do bocal da lâmpada deverá ser conectado no borne 3 ou 4.
    Dica:
    Para saber qual é o fio preto do bocal, puxe um pouco no bocal e identifique qual fio preto está se movendo.
    Se tiver um ohmímetro, teste a continuidade entre o bocal e o outro extremo.
    Os fios vermelhos e marron conecte-os nos bornes 7 e 6.
    Se a direção do vento ficar diferente, basta invertê-los.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite novamente Gilson,
      Não havia visto sua resposta, mas sei agora então que a instalação está ok... resta saber se trocando o capacitor irá melhorar. Muito obrigado pela ajuda, e tenha uma noite iluminada!

      Excluir
    2. Boa tarde Gilson,
      Prometo te incomodar só mais uma vez: é o seguinte, neste fim de mundo de cidade não se acha nada, então achar um capacitor com a mesma capacitância do original, (que é de 1.35uF e 500V AC com dois fios), é praticamente impossível. Em um dos seus post, li que dá pra se fazer de um capacitor de três fios em um de dois, juntando os fios verde e vermelho... o capacitor que achei é de 1,3uF + 1,7uF e de 450V AC... arisquei e instalei... funcional e o "ronco" diminuiu dá pra dizer que até consideravelmente, mas a velocidade "aumentou pouca coisa" e a reversão praticamente não funciona (apenas em uma velocidade... quase parando). Liguei hj. na Arno pedindo esse capacitor, e eles disseram que não vendem separado, somente com o motor, pois segundo eles, "raramente o capacitor queima ou dá problema". (Isso nem merece comentário!!!)
      Estou pensando em talvez acabar com esse tormento de mais de dois anos e por um interruptor na parede e pronto. Mas que capacitor colocar?
      Olha a vontade é de jogar esse ventilador no lixo, sério mesmo!
      Como te falei, no momento não dá pra contratar um eletricista para resolver esse problema, até porque acho que nem vale a pena investir mais nesse ventilador que já meu deu todo tipo de problema, por isso que qdo. surgi um problema aqui em casa, tento resolver de todos os jeitos, qdo. não sei, procuro na internet "e mais uma vez, só posso te agradecer e te elogiar pela iniciativa"
      E Olha, não é pra me gabar não, mas muita gente com as duas pernas não faz o que faço (como subir na escada sozinho pra mexer nessa encrenca de ventilador, rsrs).
      Se quiser dê uma olhada no meu blog: minhavidadepoisdoacidente.blogspot.com
      Se vc. puder me dar uma "luz" quase que literalmente, qto. a instalação na parede... mais precisamente qto. a capacitância. E não querendo roubar o seu bordão, mas tenha uma semana iluminada!
      Abço

      Excluir
    3. Olá Arthur Lima,
      Para mudar para o controle de parede, será necessãrio passar por dentro da tubulação + 2 fios de 1mm² do teto até a caixa de luz na parede.
      O controle de velocidade deverá ser com dimmer rotativo e o capacitor com a capacitãncia igual ou a mais próxima da original (1,35uF x 500 Vac).
      Este capacitor com 3 fios que você encontrou tem um dos capacitores com a capacitância bem próxima = 1,3 uF (rodará umpouco mais devagar) ou 1,7 uF (rodará um pouco mais rápido).
      Quanto a tensão de isolamento, 450 está bom.
      Este novo capacitor associado poderá ficar em paralelo com os 2 fios do motor, no teto ou na caixa da parede.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  100. Bom dia,

    Posso usar ao mesmo tempo o controle remoto e o interruptor de parede em um ventilador de teto?

    Abs

    ResponderExcluir
  101. Olá Gilson! Eu tenho um ventilador de teto com controle remoto da arno há 3 anos e sempre funcionou bem. Ontem eu acendi a luz e deu um pequeno curto e queimou a lâmpada. Eu troquei a lâmpada e agora a lâmpada fica acesa direto, não apaga mais! O controle remoto até emite o som, mas só consigo apagar a luz direto no interruptor. O ventilador está funcionando normal, o problema foi só na luz. Você teria algum palpite sobre o que poderia ter acontecido? Vale a pena o conserto ou seria melhor comprar um novo? Eu moro em Botafogo, bem próximo a região que você disse que atua! Você teria interesse ou indicaria alguém de confiança para me ajudar?

    ResponderExcluir
  102. Esqueci de mencionar que eu tenho 2 controles remotos para o mesmo aparelho e nenhum dos dois a luz apaga! O que me leva a acreditar que o problema não é do controle remoto. Será que você consegue me ajudar?

    ResponderExcluir
  103. Olá Andréa Pires,
    O módulo receptor do controle remoto estragou e a luz ficou direta.
    Se você comprar o controle remoto Arno, ficará com mais um controle remoto extra.
    O problema é o preço, que segundo o pessoal que reclama da Arno diz que custa em torno de R$260,00.
    Para trocar o controle eu cobro R$70,00.
    Para substituir o ventilador e instalar um novo da mesma marca ou de marca diferente, eu cobro R$150,00.
    Outra opção seria mudar o controle remoto para controle de parede.
    Neste caso seria necessário passar mais 2 fios para o motor e instalar o controle de pared com dimmer (R$120,00 - você compra o controle de parede completo com dimmer = R$25,00 e eu forneço os fios e a mão de obra).
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  104. OLA GILSO OMEU CAPACITOR DO VENTILADOR DE TETO MARCA VENTISOL OS NUMEROS ESTAO TUDO APAGADOS COMO EU FASSO PARA TROCAR ELE

    ResponderExcluir
  105. ola gilson tenho um ventilador ventisol eu preciso trocar o capaçitor dele mais os numeros dele estao apagado. o capaçitor e de treis fios oque eu devo fazer. tem uma soluçao ai prami voce pdem me dar essa força .ja lhe agradesso

    ResponderExcluir
  106. Gilson, bom dia
    É possível instalar um ventilador de teto com controle remoto sem nenhum interruptor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alan Santana,
      Sim.
      Em qualquer ponto do teto que tenha Fase e Neutro o modulo receptor sera alimentado com estes 2 fios.
      Já instalei 1 ventilador em um teto de gesso rebaixado de uma sala de ginástica, localizada no Play de um condomínio residencial.
      Neste caso eu não tinha acesso para conectar a Fase e o Neutro, sem cortar o gesso.
      Porém os spots ficavam acessos o dia todo.
      Em qualquer ponto de luz havia a Fase e o Neutro.
      Escolhi um spot mais próximo da posição onde o ventilador seria fixado e abaixei o spot e liguei 2 fios de 1mm em paralelo e conduzi estes fios até o modulo receptor.
      Esta conexão ficou muito eficiente.
      O primeiro morador ao entrar acenderia a luz e o ventilador estaria pronto para funcionar pelo controle remoto.
      O ultimo morador ao sair apagaria a luz e mesmo que alguém esquecesse de desligar o ventilador, ele também seria desligado.
      Esta instalação está funcionando normalmente há 8 anos.
      Se você quiser instalar um vetilador de teto, em um teto onde não haja ponto com luz, por exemplo uma varanda, basta levar os 2 fios de uma tomada proxima até o teto, utilizando canaletas.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  107. Boa noite. Obrigado pela dica. Consegui instalar com a sua ajuda, mas estou com um problema na parte da exaustão, o ventilador fica lento. Só estão funcionando luz e ventilação. Você consegue ajudar? Obrigado.

    ResponderExcluir
  108. O capacitor está ligado em paralelo com os 2 fios do motor?
    Se estiver, inverta os 2 fios do motor.
    Se a ventilacao ficar lenta e a exaustão ficar normal = defeito no módulo receptor.
    Se a ventilação continuar normal e a exaustão continuar lenta = defeito no ventilador.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  109. Já tinha invertido e a exaustão continuou lenta. Será q pode ser o capacitor.

    ResponderExcluir
  110. O capacitor funcionando bem na ventilação está normal.
    A chave seletora da direção do vento só seleciona qual dos fios será alimentado.
    Logo:
    O enrolamento da exaustão no motor do ventilador está danificado.
    Para consertar terá de levar o motor em uma oficina de motores e pedir para refazer o enrolamento do motor.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  111. Olá. Com suas dicas, consegui instalar o ventilador direito, junto com o controle remoto. O que queria saber é se tem como deixar o interruptor da lâmpada e usar os dois, o interruptor e o controle remoto para ligar, tipo em paralelo.

    ResponderExcluir
  112. Bom dia Gilson,
    Precisei me mudar e instalei meu ventilador de teto aero arno junto com o controle da LS e um capacitor de 10uf, funcionou uns 5 dias normal. Depois parou. Funciona só a lampada. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  113. Boa Noite Gilson, parabéns pelo blog,
    comprei um ventilador de teto com controle da marca VENTISOL, funciona bem, porém o que me incomoda é o zumbido, que aumenta conforme diminui a velocidade. Este barulho é devido o capacitor? como faço para eliminar.
    obrigado,
    Valdemir

    ResponderExcluir
  114. ola gilson .tenho um ventilador de teto com controle remoto da marca tron.so ligam dois fios..mas não funciona os interruptores paralelos da parede ..isso eh normal

    ResponderExcluir
  115. Boa noite Gilson. Muito bom seu blog. Parabéns.

    Tenho uma duvida e talvez vc possa me ajudar. Eu instalei um ventilador de teto da Ventisol (wind) e o controle da PW. Mas o nodo Exaustão ( Reverse) gira bem menos do que o modo normal.

    Sabe me dizer se isso é normal ou é do próprio ventilador isso?

    Obrigado.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Não é permitido fazer novos comentários.*

Postagem Anterior Próxima Postagem