segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Um ar condicionado causou incêndio em 4 apartamentos

Nesta segunda-feira, dia 13 de Agosto de 2012, pude observar um princípio de incêndio em um ar condicionado de janela, em um prédio de 12 andares no bairro de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro - Brasil.

Inicialmente, um curto-circuito acontecido no ar condicionado de um apartamento do 11º andar, principiou um pequeno foco de incêndio no próprio aparelho.

Em pouco menos de 2 minutos, as labaredas aumentaram e o fogo passou rapidamente para o quarto e o resto do apartamento.

O fogo alcançou pela proximidade outro aparelho de ar condicionado do apartamento vizinho e que por sua vez iniciou outro incêndio.

No prédio ao lado, a temperatura elevada das labaredas, trincou a parede comum aos dois apartamentos e uma grande quantidade de fumaça negra passou para este outro apartamento e infestaram e destruíram tudo o que havia em seu interior.

No 12º andar a cobertura também pegou fogo totalmente.

No 5º andar, os pedaços em brasa que caiam do 1º ar condicionado, começaram a causar outro foco de fogo em um 3º ar condicionado Split. 
Por sorte, o fogo se extinguiu sozinho.

Todos estes acontecimentos levaram 10 minutos para acontecer.

Aparentemente, não houveram vítimas.

Em seguida, o Corpo de Bombeiros chegou e conseguiu apagar os focos de incêndio e fazer o rescaldo.

O rescaldo consiste em lançar milhares de litros de água, para evitar que o fogo volte a se propagar.

O que o fogo não destruiu, o rescaldo termina por destruir...

Comentário Pessoal:
90% dos incêndios nas grandes cidades são causados por curto-circuitos em instalações elétricas de aparelhos de ar condicionado.
Por isso, é muito importante que você faça uma inspeção visual anual, nas tomadas e plugues dos aparelhos de ar condicionado.
Plugues e/ou tomadas demasiadamente quentes é sinal de perigo.
Plugues e/ou tomadas com sinais de derretimento devem ser substituídas urgentemente.
Disjuntores pretos (padrão Nema) com mais de 10 anos de uso, devem ser substituídos por modernos disjuntores brancos (padrão Din).
A falta de limpeza no ar condicionado, faz o compressor trabalhar direto, gerando conta de luz alta, desgaste no compressor e geração excessiva de calor no interior do aparelho.




Autor do texto, das fotos e dos comentários:
Gilson Carlos PessanhaMyFreeCopyright.com Registered & Protected


Witchy Comments & Graphics
Obrigado por sua
indicação e seu
comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário