A Origem do Nome Pessanha

Olá amigos e leitores do Blog do Gilson Eletricista.


Este é mais um dos contos do Gilson Eletricista.


Curioso em saber a origem do meu sobrenome Pessanha, descobri que , segundo a lenda os Pessanhas são descendentes do italiano Emmanuele Pessagno, vindo de Génova para o Brasil, a serviço de Portugal, no tempo do Rei D. Dinis.

Este nome foi depois portuguesado para Manuel Pessanha.


Conversando com inúmeras pessoas, sobre suas árvores genealógicas, todos são de origem nobre, descendentes de Reis, Duques, Baronesas, Imperadores.

Diversas pessoas chegaram até a fazer regressão de memória para descobrirem que foram em vidas passadas, Rainhas, Senadores, Reis, Príncipes, Sultões, Marajás, etc.


Ninguém teve origem humilde e simples.
Ninguém foi o faxineiro do castelo ou o serviçal do D. Pedro I ou o escudeiro ou a dama de honra ou o pescador da aldeia ou o soldado da legião ou o ladrão dos bosques ou o marinheiro das escunas ou o bobo da corte.

Um conhecido de sobrenome Peçanha, me contou uma lenda a respeito de como surgiram os Pessanhas:


Nilo Peçanha, mulato, 7º Presidente do Brasil, era casado, porém gostava de sair a noite para namorar as escravas negras da senzala.


Como muitas escravas engravidavam, Nilo Peçanha, fazia questão de registrar as crianças como seus filhos,  porém para não ter problemas com sua esposa, ele as registrava com Pessanha com dois ss e não com ç.


Este conhecido fez questão de me contar essa história, com o objetivo de ressaltar que ele era de origem nobre e eu de origem bastarda dos escravos negros trazidos da África.

O quê ele não podia esperar era que eu, ao invés de ficar triste ou desapontado, fiquei foi orgulhoso por correr em meu sangue o DNA de um povo nobre na sua origem e pureza.


Aqui no Brasil,  celeiro do mundo, raça pura é utopia.


Todos somos resultado de séculos de miscigenação racial de povos de diferentes etnias e entre vários emigrantes e colonizadores vindos de todas as partes do planeta.




   Autor do texto: Gilson Carlos Pessanha
                      
Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista
Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

5 Comentários

  1. Sou Joyce Pessanha e amei saber rss

    ResponderExcluir
  2. Olá Joyce Pessanha,
    Pessanhas unidos jamais serão vencidos !!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Joyce Pessanha,
    Pessanhas unidos jamais serão vencidos !!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Joyce Pessanha,
    Pessanhas unidos jamais serão vencidos !!!

    ResponderExcluir
  5. Sou Pessanha também... Essa história aí de Nilo Peçanha nada a ver com nada Rs, existia outros Peçanhas antes do Nilo Peçanha.

    Veja uma melhor explicação (que já vi em outros lugares igual) aqui

    http://orkut.google.com/c3459317-te23d677c763746a6.html

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem