O meu CHUVEIRO ELÉTRICO está PEGANDO FOGO. O quê fazer ?

Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.


Quando algum equipamento elétrico pegar fogo, a primeira coisa a fazer é desligar o disjuntor geral no quadro de luz.

Não tem disjuntor geral ?





Desligue todos os disjuntores.

Em seguida chame o Corpo de Bombeiros e enquanto eles não chegarem tente combater o fogo com o que estiver a mão no momento, água, lençol molhado, toalha molhada.


É muito importante, primeiro chamar os Bombeiros, porquê se as suas tentativas falharem, os bombeiros já estarão chegando.


A telefonista do Corpo de Bombeiros poderá até achar que se trata de algum trote, dizer que o chuveiro está pegando fogo.

Seria o mesmo que dizer que a caixa de água do prédio está pegando fogo...

O chuveiro está cheio de água e a caixa de água também.

O cheiro de queimado, proveniente do chuveiro elétrico é, em 99% dos casos, originado em emendas mal feitas e fios com Zinabre.


Como a corrente elétrica nas fiações do chuveiro elétrico é alta ( de 35 a 50 amperes), qualquer mau contato ou aumento da resistência causada por corrosão nas emendas dos fios, consequentemente aumentará a liberação de calor.


Este calor queimará a capa dos fios, fita isolante e emitirá fumaça e um cheiro de queimado, semelhante ao cheiro de queimado quando a sua secretária do lar deixa o fogo atingir o cabo de baquelite das panelas no fogão.


Se você sentir um cheiro de queimado, sempre que ligar o chuveiro elétrico, vistorie as emendas e se notar que as capas dos fios elétricos estão escuras, coloração esverdeada nos fios ou fita isolante desenrolada, providencie a substituição da emenda e, preferencialmente, utilize conectores com parafusos com capacidade de 10 a 16 mm, porque os parafusos largos possibilitarão um aperto bem firme. 

Não utilize os conectores de porcelana, porque os mini-parafusos não permitem um bom aperto e a conexão ficando frouxa o problema retornará.

Perguntas dos leitores:
Por quê o chuveiro elétrico faz fogo nos contatos ?
O chuveiro elétrico ao ser desligado, produz um arco elétrico nos contatos.

Não há perigo para você e nem para as instalações elétricas.

Todo e qualquer contato elétrico, ao ser desligado produz um arco elétrico, que é proporcional a corrente elétrica da carga em uso.

Por quê ao ligar o chuveiro elétrico a luz diminui ?
O consumo do chuveiro elétrico é alto e se as fiações que vem do PC de Luz forem finas ou não estiverem calculadas para compensar a queda de tensão produzida pela carga em função da distância entre o PC e o Quadro de luz, haverá esta diminuição no brilho das lâmpadas.

Em uma instalação monofásica, a situação é pior, porque todos os circuitos elétricos da residência são alimentados por 2 fios (Fase + Neutro).

Fui chamado por um cliente para resolver o seguinte problema:
Ao ligar um chuveiro elétrico de 5500 w x 127 volts, a luz do apartamento ficava fraca e o estabilizador do computador ficava batendo o relé interno e a internet caia.

Ao aferir a tensão elétrica, com o chuveiro ligado, os 127 volts caiam para 90 volts.

As seções dos fios eram de 4mm².

A solução, tendo em vista o imóvel ser alugado, foi trocar os fios antigos de 4mm² por cabos flexíveis de 10mm².

Se a altura fosse maior, os cabos teriam de ser de 16mm².

Hoje em dia a Light não instala mais relógios monofásicos ou bifásicos.

Mesmo para um simples apartamento de um cômodo, o relógio é trifásico.




Autor do texto e das fotos: Gilson Carlos Pessanha


Inscreva-se no Canal do YouTube Gilson Eletricista

Deixe seu Like e ative o Sininho para receber aviso por e-mail de novos vídeos.

Tenha um dia iluminado !

Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

2 Comentários

  1. Gilson, boa noite! Tudo bem?
    Por favor, será que poderia me ajudar?
    Estou tendo problemas de queimas de holofotes de LED constantemente.
    Todos estão ligados em 110V em rede trifásica, más distribuídos 10 holofotes para cada fase, neutro e terra, totalizando 30 holofotes.
    Já instalei junto a caixa de distribuição na entrada 4 DPS VCL Slim da Clamper, sendo um para cada fase e o outro no neutro, más, não resolveu o problema.
    A viação é de 2,5mm nova.
    Os holofotes são de 30W, bivolt ( 100V à 240V ) de fabricante conhecido e de qualidade.
    As únicas peças que não foram trocadas são os disjuntores que tem três anos de uso e os holofotes são ligados e desligados por estes disjuntores.Aguardo
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, o meu chuveiro explodiu, a tampa do chuveiro saltou longe e saiu fogo também, o mais interessante é que ninguém estava usando o chuveiro, estava desligado.Por que isso aconteceu?

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem