segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Como deslocar a posição de um ventilador de teto ?

Na maioria dos quartos o ponto de luz no teto fica localizado no centro do teto.

Porém quando o quarto é mobiliado com um armário ou guarda-roupas, que vai do chão até o teto, este ponto não é mais central e ele passa a ficar mais perto do armário do que das outras paredes.

No caso de termos uma luminária instalada rente ao teto, não haverá nenhum problema.

Porém, ao resolvermos instalar um ventilador de teto, as pás ficarão ainda mais próximas das portas da parte de cima do armário.

Se abrirmos a porta ela baterá na pá do ventilador.

As pessoas falam que jamais irão abrir a porta com o ventilador de teto em funcionamento.

Na minha experiência profissional, em um ano, são aproximadamente 50 ventiladores de teto, que tem as suas pás danificadas pela abertura da porta do armário, estando o ventilador em funcionamento.

Acostumados com o barulho do motor ou com o pensamento fixo em achar ou pegar alguma coisa no armário, nos esquecemos de que o ventilador está em funcionamento.

A batida da porta nas pás causa uma deformidade na madeira da porta, causa deformidade em várias pás, causa quebra de uma pá de acrílico ou PVC, causa desalinhamento nas pás e se o ventilador não estiver bem fixado ao teto , poderá derrubá-lo no chão.

Para evitar a grande probabilidade de alguém, em algum momento de distração, causar tamanho prejuízo, é melhor deslocar a posição do ventilador para o novo centro do quarto.

Se o imóvel for próprio, recomendo cortar o teto e embutir dois fios plastichumbo com 2 vias de 1mm², ou um plastichumbo com 4 vias de 1mm².

O corte deverá alcançar a profundidade na lage até próximo dos vergalhões e o plastichumbo deverá ser preso com algumas abraçadeiras de nylon aos vergalhões.

Após esta amarração o corte poderá ser fechado com gesso e posteriormente pintado.

A caixa de luz do ponto original também poderá ser fechado com gesso, porém, será necessário proteger os fios com papelão, jornal, ou plástico, para evitar o contato do gesso com os fios.

Se o imóvel for alugado, não se esqueça de que ao término do contrato de locação, você deverá entregá-lo nas mesmas condições em que ele estava quando você  recebeu as chaves.

Estas fotos, mostram que este deslocamento poderá ser feito, de forma provisória com uma canaleta externa adesivada e uma placa cega redonda de 3 polegadas (para uma caixa de luz pequena) ou de 4 polegadas (para uma caixa de luz maior).

A fixação da canaleta é com fita gomada, porém para garantirmos a fixação da  canaleta ao teto´é recomendável pregar dois ou três pregos de aço no fundo da canaleta.


 Posição original de um ventilador de teto, com acionamento por correntinhas,
próximo as portas do guarda-roupas.

Nova posição com o ventilador sendo fixado no novo centro do quarto e afastado das portas do armário. Como o imóvel é alugado foi utilizado canaleta adesivada e fechamento da caixa de luz original com uma placa cega de 3 polegadas.

A caixa de luz do ponto original será fechada com uma placa cega e presa por 2 parafusos aos olhais da caixa.

Quer ler mais sobre este tema de ventilador de teto ?
Vá até a coluna ¨Marcadores¨ e clique em ¨ventilador de teto¨.
Todas as postagens aparecerão em sequência.
Boa leitura !




Autor do texto e das fotos:
Gilson Carlos Pessanha
MyFreeCopyright.com Registered & Protected







Gypsy Comments & Graphics
Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista



2 comentários:

  1. Gilson, entre os ventiladores LorenSid , Arge e Venti Delta, pela sua experiência qual é o melhor em termos de qualidade (menos problemas , mais durabilidade e segurança) ? Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Gosto do seu blog de suas dicas e seus ensinamentos.

    ResponderExcluir