Como Localizar a Fiação Elétrica do seu Apartamento ?

Na maioria dos prédios antigos as fiações elétricas que chegam dentro do seu apartamento, no Quadro de Luz, saem do relógio de luz, que fica localizado no sub-solo, garagem ou play.


Até chegarem ao seu apartamento, as fiações passam por várias  caixas de passagem, localizadas em andares alternados.

Essas fiações em 90% dos casos não tem qualquer indicação e são todas das mesmas cores.

Para localizar quais são as suas fiações, você poderá desligar o disjuntor geral ao lado do relógio de luz e sair procurando com uma chave de teste onde não existe indicação de corrente.

Se a sua chave de teste for de neon, você terá de remover a fita isolante de vários fios para verificar a localização das suas fiações.

Este processo é lento e cansativo.

Você também poderá utilizar uma chave de teste digital indutiva, a qual você testará a existência de corrente elétrica sem a necessidade de remover a fita isolante, porém devido a proximidade de outros fios energizados, a leitura apresentará erro.

Você também poderá colocar uma lâmpada de prova com garras, com sendo a única carga no apartamento, e com um amperímetro digital de garras, você sairá procurando nas fiações o valor desta leitura.

Este processo também é muito demorado se a quantidade de fios for grande.

Existem prédios comerciais, onde  a caixa de passagem do andar próximo ao PC de Luz (primeira caixa de passagem), possui mais de 800 fios , todos sem identificação.

Você já pensou quanto tempo, ou dias, isto levaria para ser feito com a ajuda de no mínimo 2  ou três pessoas ?

Dica:
Utilizando um par de gerador de tom e seguidor de tom, você fará esta identificação sozinho, e rapidamente.

No vídeo em anexo, eu falo repetidamente a palavra ¨rapidamente¨, porque esta palavra chave representa ¨dinheiro¨, economia e  eficiência nesta tarefa.

As fiações a serem identificadas não deverão estar energizadas.

Desligue o disjuntor geral no quadro de luz e desligue os fios no disjuntor geral no PC de Luz, ao lado do relógio de luz.

No PC de luz, o disjuntor também poderia ser só desligado, mas como tudo é possível de acontecer, e alguém ligar o disjuntor que você desligou, é melhor desconectar os fios  ( Neutro e fases).

Dentro do seu apartamento, você desligará o disjuntor geral e conectará o ¨Gerador de Tom¨ com as garras, uma no neutro e a outra numa das fases, vindas do PC de Luz.

Ao ligar o aparelho um led verde ficará piscando e o Gerador de Tom lançará uma frequência que ninguém ouvirá , porém tem um alcance de mais de 200 metros de distância, através do par de fios selecionados.

Com o Seguidor de Tom, você passará perto de caixas de passagens, para verificar se o tom gerado está presente naquele local.

Em menos de 1 minuto, você poderá vistoriar mais de 3000 fios, sem sequer tocar neles.

Você não  precisará perguntar nada a nenhum funcionário do prédio, basta abrir a caixa e passar o Seguidor de Tom.

Em alguns casos, o funcionário afirma que os fios do apartamento, seguem por um caminho errado e você pelos processos antigos levará muito tempo checando todas as caixas de passagem, até perceber que a informação estava incorreta.

Dados Técnicos:
Gerador de Tom:
Signal Generator GTS 500

Seguidor de Tom:
Inductive Amplifier GHI 500

Ambos fabricados pela SPARTEC
Ambos são alimentados por 1 bateria de 9 Vcc cada

Alcance:
Mais de 200 metros.




Comentário Pessoal:
Você também poderá utilizá-los para identificar fiações de interfone, telefone, cabos de antena, cabos de câmeras de vídeo, etc.

No início deste vídeo a iluminação no local era pouca, porém só para demonstrar que você, inclusive não irá precisar de boa iluminação nesta fase inicial de localização. 
Se o Seguidor de Tom indicasse a presença dos fios do apartamento 809, iriamos usar uma lanterna com leds, para uma melhor visualização.







Autor do vídeo e fotos:
Gilson Carlos Pessanha 


Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista

Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

3 Comentários

  1. em caso de nao haver caixas de passagens qual seria o procedimento correto?

    ResponderExcluir
  2. Olá amirella,
    neste caso, seguir visualmente o eletroduto que sai do relógio, com o número do seu apartamento, até a parte de cima ou até a parte de baixo do Pc de luz e estará identificado a fiação correspondente.
    O outro extremo destes fios está dentro do seu Quadro de luz, em seu apartamento.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  3. Meu equipamento queimou.
    O circuito integrado está raspado.
    Saberia me informar qual é o circuito integrado desse equipamento?
    GTS 500

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem