Como Fazer Manutenção Preventiva em Ventilador de Mesa ou Coluna ?

Os ventiladores de mesa, de coluna ou de parede, funcionam em dois modos:
Parados em uma determinada direção ou oscilando de um lado para o outro.

Defeitos mais comuns:
- Oscila para um lado e não volta para o outro.
Falta de lubrificação.

- Ao ligar o motor apresenta um som grave e a hélice não gira.
Eixo do motor travado.

- Ao ligar o motor não gira e só alguns minutos após começa a girar.
Eixo do motor com atrito causado por pó.


- Ventilador funciona nas velocidades mais rápidas e na mais fraca para.
Falta de lubrificação.

- Ventilador gira mas está esquentando muito a carcaça do motor.
Atrito no eixo do motor causado por pó ou por fios de cabelo enrolados.

- Ventilador gira mas está fazendo um ruído acima do normal.
Falta de lubrificação.

Manutenção preventiva:

Antes que o motor queime por estar trabalhando em regime de sobrecarga ou acima do funcionamento normal, desmonte a frente e retire a hélice.

O botão ou porca que trava a hélice tem a rosca à esquerda, ou seja, para afrouxar gire para a direita e para apertar gire para a esquerda.

Desencaixe a carcaça que envolve o motor.

Retire os dois parafusos onde está localizado a engrenagem do movimento oscilante.

Com um pincel pequeno, retire todo o pó acumulado.

Se você tiver um pequeno compressor aplique jatos de ar.

Se não tiver compressor, após retirar a maior parte do pó, dê alguns fortes assopros com a boca, próximo ao motor.

Aplique uma gota de óleo lubrificante no eixo do motor e aplique graxa de Lítio nos  dois mancais do motor (peças onde o eixo do motor se apoia).

Aplique graxa de Lítio, no mecanismo que faz a oscilação.

Todas as partes de plástico retiradas, grades, hélice, carcaça, etc., devem ser lavadas com detergente e secadas.

Remonte todas as partes, na ordem contrária da desmontagem.

Após tudo remontado, ligue o ventilador e observe:
- A hélice deverá girar imediatamente.

- O ruído de funcionamento deverá ser mais baixo.

- Mesmo após certo tempo de funcionamento, a carcaça deverá estar fria ou levemente morna.

- Deixe o ventilador em funcionamento por 1 hora, para que a lubrificação se complete pelo próprio funcionamento.









Autor do texto e das fotos:
Gilson Carlos Pessanha






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Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

13 Comentários

  1. A mesma manutenção pode ser feita em um ventilador à bobina?

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  2. Cara, já fiz isso. Coloco lubrificante e ele gira, depois para em algumas horas...

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  3. Tenho quase 99% de certeza que seu ventilador está com muitos fios de cabelos enroscados nos eixos.
    Vai ter de desmontar totalmente e não só lubrificar.
    Segundo meu sinistro amigo bombeiro hidráulico diz:
    As únicas coisas que restam após a morte são os ossos e os cabelos.
    Kkkkkkkk
    Tenha um dia iluminado !

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  4. Boa tarde! Meu circulador está esquentando muito a carcaça do motor!o que pode ser?

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  5. Eixo do motor girando com dificuldade e gerando muito atrito e calor.
    Pode desmontar e tirar o po e os fios de cabelo dos mancais.

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  6. Olá,
    Eixo do motor está girando com atrito causado por po, poeira ou fios de cabelos nas extremidades (mancais).
    Após limpar, aplicar óleo lubrificante Singer ou WD-40.

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  7. Olá.
    O meu quando eu ligo ele faz um barulho grave e não gira, aí quando eu dou um empurrãozinho ele roda franco ! o q pode ser ? obrigado.

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    1. Capacitor está fraco.
      Trocar e lubrificar o eixo junto aos mancais.

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  8. Bom dia, mestre Gilson.
    Tenho um ventilador mondial, fui trocar o capacitor mas o fio que o liga a bobina quebrou e agora preciso desmonta-lo todo, porem, nao to conseguindo retirar o pino de seguranca do eixo. Qual a dica?

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  9. Boa tarde fiz uma manutenção preventiva em um ventilador com o mesmo motor mostrdo neste post e o eixo estva pesado fiz a lubrificação mais mesmo assim não girou minha duvida é se esse tipo de motor tem algum tipo de fusível em seu enrolamento igual alguns transformadores?

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  10. Boa tarde fiz uma manutenção preventiva em um ventilador com o mesmo motor mostrdo neste post e o eixo estva pesado fiz a lubrificação mais mesmo assim não girou minha duvida é se esse tipo de motor tem algum tipo de fusível em seu enrolamento igual alguns transformadores?

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  11. BOA TARDE, VENTILADOR NÃO GIRA QUANDO DA PARTIDA, PERCEBI QUE GIRANDO O EIXO COM A MÃO ELE FUNCIONA FRACO E ESTÁ GIRANDO O EIXO TANTO QUANDO GIRO MANUAL PARA A ESQUERDA QUANTO PARA A DIREITA.
    O QUE PODE SER ESTE DEFEITO.

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  12. Estou substituindo um capacitor de 6uf de 400V (dois fios pretos e um vermelho). Só encontro capacitor de 4+6uf de 250V, quando ligo este capacitor fica muito lento. A troca do capacitor de 400V para 250V, acho que não é problema pois vou utilizar em 110V. Gostaria de saber se posso utilizar dois capacitores, ligando os dois fios vermelhos juntos no vermelho do equipamento e o fio verde (6uf) de cada capacitor nos fios pretos do equipamento (isolando o fio preto(4uf) dos capacitores). Será que funciona?
    Grato, Alberto

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