segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Como instalar uma tomada de telefone ?

Se você precisar fazer uma extensão da sua linha de telefone, você poderá fazer uma ligação em paralelo com um ponto já existente.

Para isto você irá precisar a metragem necessária de fio de telefone até o local onde você instalar a nova tomada.

A fiação de telefone é vendida em loja de materiais elétricos e lojas de telefonia.

Estes fios são vendidos a metro e possuem várias cores: branco, cinza, preto, incolor, etc.

A fiação poderá ser fixada junto ao rodapé, utilizando fixadores com prego ou utilizando canaletas auto-adesivas estreitas 1cm de largura, na cor branca.

Você não terá como desligar a linha telefônica, pois ela é alimentada pela central da operadora, mas não se preocupe com choque elétrico, porque a corrente é mínima.

A voltagem varia de 30 volts (Vcc) até 100 volts (Vcc).

Como a voltagem é em corrente contínua, os fios terão polaridade (+ e -).

Os fios poderão ser ligados sem se preocupar com esta polaridade.

Todos os aparelhos que utilizam a linha telefônica possuem componentes eletrônicos (diodos retificadores em ponte) que corrigem a ligação dos fios externos.

Mesmo se você encostar um fio desencapado no outro, nada acontecerá.

De qualquer modo, como algumas pessoas sensíveis, poderão sentir um levíssimo e inofensivo choque, se segurarem nos dois fios ao mesmo tempo, é melhor ligar um fio de cada vez e não ficar descalço, durante a conexão dos fios nos terminais da tomada.

Veja nas fotos abaixo um passo a passo para instalar a sua nova tomada.

Fonte:
Manual Prático de Instalações Elétricas.

Comentário Pessoal:
O nome técnico do conector é RJ-11.

Autor do texto:
Gilson Carlos Pessanha
Flower Graphics
Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá,
      Se você não conseguiu fazer a sua extensão de telefone, com as orientações acima, entre em contato e tentarei te ajudar e orientar da melhor forma possível.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  2. amigo eu tenho um telefone antigo de disco e ele tem 3 fios e em casa só dois como faz essa ligação?

    ResponderExcluir
  3. boa tarde!
    eu tentei fazer a extensão de telefone mas quanto eu coloco os fios no meio do rj11 nas 2 pontas e ligo na tomada que tem o acesso do telefone ele mostra no visor do telefone, EM USO.
    E não funciona, saberia me dizer o que pode estar sendo feito de errado.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Aqui em cada há 4 fios: preto, amarelo, verde e vermelho. Como faço a instalação aqui na tomada do telefone?

    ResponderExcluir
  5. Muito obgdo!! Ajudou muito... ja tinha instalado com conectores comuns, esse das duas opções usei agora...

    ResponderExcluir
  6. Obrigada!
    Ajudou muuuito!
    Bjoooo
    Joelma