segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Como instalar uma tomada de telefone ?

Se você precisar fazer uma extensão da sua linha de telefone, você poderá fazer uma ligação em paralelo com um ponto já existente.

Para isto você irá precisar a metragem necessária de fio de telefone até o local onde você instalar a nova tomada.

A fiação de telefone é vendida em loja de materiais elétricos e lojas de telefonia.

Estes fios são vendidos a metro e possuem várias cores: branco, cinza, preto, incolor, etc.

A fiação poderá ser fixada junto ao rodapé, utilizando fixadores com prego ou utilizando canaletas auto-adesivas estreitas 1cm de largura, na cor branca.

Você não terá como desligar a linha telefônica, pois ela é alimentada pela central da operadora, mas não se preocupe com choque elétrico, porque a corrente é mínima.

A voltagem varia de 30 volts (Vcc) até 100 volts (Vcc).

Como a voltagem é em corrente contínua, os fios terão polaridade (+ e -).

Os fios poderão ser ligados sem se preocupar com esta polaridade.

Todos os aparelhos que utilizam a linha telefônica possuem componentes eletrônicos (diodos retificadores em ponte) que corrigem a ligação dos fios externos.

Mesmo se você encostar um fio desencapado no outro, nada acontecerá.

De qualquer modo, como algumas pessoas sensíveis, poderão sentir um levíssimo e inofensivo choque, se segurarem nos dois fios ao mesmo tempo, é melhor ligar um fio de cada vez e não ficar descalço, durante a conexão dos fios nos terminais da tomada.

Veja nas fotos abaixo um passo a passo para instalar a sua nova tomada.

Fonte:
Manual Prático de Instalações Elétricas.

Comentário Pessoal:
O nome técnico do conector é RJ-11.

Autor do texto:
Gilson Carlos Pessanha
Flower Graphics
Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá,
      Se você não conseguiu fazer a sua extensão de telefone, com as orientações acima, entre em contato e tentarei te ajudar e orientar da melhor forma possível.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  2. amigo eu tenho um telefone antigo de disco e ele tem 3 fios e em casa só dois como faz essa ligação?

    ResponderExcluir
  3. boa tarde!
    eu tentei fazer a extensão de telefone mas quanto eu coloco os fios no meio do rj11 nas 2 pontas e ligo na tomada que tem o acesso do telefone ele mostra no visor do telefone, EM USO.
    E não funciona, saberia me dizer o que pode estar sendo feito de errado.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Aqui em cada há 4 fios: preto, amarelo, verde e vermelho. Como faço a instalação aqui na tomada do telefone?