Dicas para o Combate a Dengue

Para quem já foi picado:
- Procure beber vários litros de água por dia.

- Tomar muita sopa de inhame, pois além de ser deliciosa, ajuda a aumentar as plaquetas que vão se reduzindo com a dengue.

Para prevenção:
- Evite o acúmulo de água em vasos de plantas, pneus, latas, etc.

- Utilize a borra do café colocando-a nos pratos dos vasos de plantas, podendo inclusive ser utilizada como adubo natural e espalhada no solo dos jardins e quintal.

A cafeína da borra do café bloqueia o desenvolvimento da larva no 2º de seus 4 estágios e reduz o tempo de vida dos mosquitos adultos.

Uma solução com cafeína pode ser feita com duas colheres de sopa de borra de café para cada meio copo de água, o que facilita o uso pela população de baixa renda e pode ser aplicada em jardins e hortas.

Observação:
Atualmente o método mais usado no combate ao mosquito Aedes aegypti é a aspersão dos inseticidas Organofosforados, altamente tóxico para homens, animais e plantas.

Fonte:
Luciana Rocha Antunes
Bióloga especializada em Gestão Ambiental - Londrina - PR - Brasil.
Mestranda em Agroecologia e Desenvolvimento Rural.
UFSCar e EMBRAPA Meio Ambiente.
lurantunes@yahoo.com.br

Comentário Pessoal:
Estudos como este, deveriam ser mais divulgados pela mídia.

Por quê os políticos não tomam participação no incentivo, no desenvolvimento e no favorecimento à população de baixa renda, de descobertas baratas e ecologicamente corretas como a utilização da borra do café no combate a dengue ?

Nas padarias e bares, centenas de quilos de borra de café são jogados no lixo, todos os dias...



Autor do comentário: Gilson Carlos Pessanha

Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista

Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem