Ar Condicionado com Dreno Seco Passou a Pingar. O quê Fazer ?

Os modernos aparelhos de ar condicionado de janela, possuem a função dreno seco.

Como funciona esta função ?


A água condensada na frente do aparelho (câmara de refrigeração), escorre pela serpentina e através de canaletas é direcionada para a bandeja do aparelho.

A medida que a água vai subindo de nível, a hélice do ventilador salpica esta água pela serpentina da câmara de condensação, localizada na parte de trás do aparelho.

Como esta serpentina tem elevada temperatura, esta água ao entrar em contato com a superfície quente, evapora.

A água que não evaporar, escorre e novamente é lançada na serpentina  quente.

Neste processo, a água inclusive ajuda no resfriamento do gás, tornando o aparelho de ar condicionado mais eficiente.

Em alguns casos, ouve-se o ruído da água sendo lançada pela hélice.

Este ruído é semelhante ao som de uma fonte  com água decorativa.

Quem se sentir incomodado com este ruído, deverá retirar a borracha de vedação, localizada na parte inferior da bandeja do aparelho.

Neste caso a função dreno seco estará desativada, pois a água não mais será acumulada no fundo da bandeja e pingará através do furo.

Comentário Pessoal:
Já fui chamado, em várias residências, para resolver o incomodo causado pelos pingos do ar condicionado, nos vizinhos de andares inferiores.

No caso dos aparelhos com dreno seco, que após 2 anos de uso, começaram a pingar, a causa mais comum é que a tal borracha de vedação, ressecou e caiu, ficando o buraco aberto.

Com é difícil encontrar esta borracha para ser reposta no furo, ou você lacra este buraco com borracha de silicone, ou instala uma bandeja coletora de fibra e direciona os pingos para a lateral do prédio.

Para manter a função dreno seco, optei por lacrar com silicone.



Observação:
Bandeja de vaso de planta, onde a água ficará acumulada e poderá ser um criadouro de larvas do mosquito da dengue, não serve...




Aparelho foi trocado por um menor e o suporte não está mais apoiando o aparelho.
Bandeja de planta acumulando e mantendo água parada.




Autor do texto e das fotos:
Gilson Carlos Pessanha







Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista

Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

6 Comentários

  1. Gostei da sua postagem. Estou tendo sérios problemas com vizinhos, mas meu ar condicionado é antigo e não tem o sistema de dreno seco.

    Estou pensando em comprar um com esse sistema. É confiável?

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Em lugares extremamente quentes se você colocar o ar condicionado em temperaturas muito baixas pode acontecer da agua transbordar da bandeja, pois vai ter tanta agua que o sistema de dreno seco não vai dar conta.

    Acontece comigo (Vitoria/ES) nos dias mais quentes do verão se eu botar 18-20 graus...No resto funciona muito bem.

    ResponderExcluir
  3. O meu acumula muita água e transborda incomodando tudo e todos, além disso está congelando a parte frontal, onde fica o filtro. É um Springer novo, estou pensando em abandonar a função de dreno seco.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela excelente explicação! Comprei um springer duo mecanico e o manual não é nada claro a respeito do dreno seco. Minha região é bastante úmida, Amazonas, por isso se começar a transbordar vou tirar a tampa de borracha. Por enquanto vou experimentar o dreno seco visto que parece ser mais eficiente, economico e limpo.

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem