Conectoma: Mapa da Alma ?

Recentemente, uma notícia ganhou destaque na mídia:

Trata-se das pesquisas científicas realizadas na tentativa de se mapear a rede neural (conjunto das ligações entre os neurônios) do cérebro.

Esse mapa seria o Conectoma, termo criado em 2005, por Olaf Sporns, professor da Universidade de Indiana - USA.

Sebastian Seung, um dos cientistas líderes envolvidos no projeto, explicou em uma palestra à TED - fundação privada sem fins lucrativos dos Estados Unidos, conhecida por suas conferências destinadas à disseminação de idéias - www.ted.com - que parte dessa rede neural é definida pelo nosso DNA e a outra parte é definida conforme nossos pensamentos e emoções, ou seja, conforme nossas experiências.

Portanto, se analisássemos em detalhes, veríamos que cada pessoa possui um Conectoma único, inigualável, pois cada um de nós tem uma história de vida única.

Ao mesmo tempo, essa rede neural não é  estática.

Ela passa por mudanças, conforme mudamos, ao longo da vida, nossa maneira de pensar e sentir.

Portanto, ao longo da vida criamos ou reforçamos certas sínapses (pontos de comunicação entre os neurônios), enquanto enfraquecemos outras.

Com relação à memória, não se sabe, ao certo, onde ela ficaria armazenada no cérebro.

Uma das teorias diz que nossas experiências ficam gravadas justamente neste fluxo que passa por nossa rede neuronal, ou, para ser mais exato, na combinação de impulsos eletroquímicos transmitidos de uma célula cerebral para outra.

Mapear o Conectoma nos permitirá decifrar muitos enigmas da mente humana, desde as questões mais simples às mais profundas, como as que envolvem a Fé e o Amor.

Além disso, antes mesmo de completarmos o mapeamento de todo o Conectoma, poderemos, afirmam os cientistas, usufruir dos seus benefícios no diagnóstico de doenças mentais.

Hoje, com a tecnologia que temos, os cientistas levariam séculos para completar, considerando que isso seja possível, o mapeamento.

Mas, soluções e inovações nas pesquisas têm sido encontradas, o que tem dado um novo fôlego às pesquisas.

Foi publicado, em um artigo da revista Veja, que as imagens do Conectoma revelariam a origem biológica do pensamento e das emoções...

Fonte:
www.rcespiritismo.com.br




Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista
Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem