Como Modernizar seu Quadro de Luz ?

Olá amigos e leitores do Blog.


Muitas residências possuem antigos e pequenos quadros de luz, com disjuntores pretos (padrão Nema), que já estão fora do atual padrão: disjuntores brancos (Din).

Para trocar o antigo quadro de luz (QDL) por um maior e moderno, você terá que fazer uma pequena obra na parede onde ele está instalado.

Será necessário cortar azulejos e cortar eletrodutos.

Mas e se você não quiser fazer esta pequena obra neste momento e quiser aproveitar o espaço do antigo quadro de luz e só trocar os disjuntores, é possível ?

Sim.

Veja nas fotos abaixo, como fazer esta adaptação, sem quebra-quebra, aproveitando o espaço, a tampa e em menos de 2 horas de trabalho.

Fui contratado para substituir as fiações elétricas com fios sólidos de 1,5 mm² em um Apart Hotel Monsieur Le Blond, situado no bairro do Leblon - Rio de Janeiro - Brasil.

Este Apart Hotel, foi construído a 30 anos atrás e neste apartamento as fiações elétricas e o quadro de luz ainda eram originais.

Este serviço foi solicitado, porque a moradora e proprietária comprou uma lavadora de roupas Lg e no manual informava que a garantia de 5 anos estava condicionada a exigência de que esta máquina estivesse ligada em um circuito elétrico exclusivo.

O que é um circuito elétrico exclusivo ?

O circuito elétrico exclusivo deverá vir do quadro de luz, através de um disjuntor individual e com fiações individuais, assim como uma moderna  tomada padrão brasileiro de 20 ampères.

O padrão das fiações elétricas antigas era 1,5 mm² para o circuito com tomadas e 1mm² para o circuito de luz.

Neste Apartamento, foram utilizados fios elétricos com 1,5 mm² para tudo: tomadas, 2 ar condicionados, luz e disjuntores acima da capacidade dos fios.

Como resultado as capas de isolamento dos condutores estavam ressecadas e devido ao calor estavam grudadas nos cobres.

No quadro de luz, observei que o barramento dos Neutros estava queimado e que os parafusos dos disjuntores estavam oxidados.

A moradora relatou que a campainha não estava funcionando e que quando usava o microondas sentia um cheiro de queimado.

Estes defeitos foram causados pelo barramento, que, inclusive, era de Ferro, o qual não é bom condutor elétrico como o Latão e o Cobre.

Após as fiações serem trocadas por modernos cabos flexíveis, veja o passo a passo para modernizar o seu quadro de luz, sem quebrar nada e em menos de 2 horas.


Morar em um Apart Hotel não é para quem quer e sim para quem pode (nos apartamentos para locação a diária custa R$550,00)

QDL sem a tampa


Na parte superior, vemos o barramento de ferro, oxidado e queimado.

Fiação trocada.

Disjuntores Nema, com mais de 30 anos de uso e oxidados.

Vamos retirar as garras de fixação dos disjuntores Nema e o barramento de ferro.

Antes de retirar os disjuntores, marque com uma fita crepe onde os fios estavam ligados (número do disjuntor ou o circuito ou o cômodo).
Os fios pretos são todos neutros e serão conectados no novo barramento.

Veja o aspecto do barramento queimado. A pessoa não precisa nem ser eletricista para perceber o perigo, assim como os fios derretidos.
Por isso a importância de se fazer uma inspeção visual no que está por trás da tampa do seu quadro de luz (uma vez por ano é a recomendação da Light e do Corpo de Bombeiros).

 Agora o espaço interno está preparado para a instalação do trilho.

Este trilho ou suporte para os disjuntores Din, é vendido a metro ou em pedaços com 10 cm ou 20 cm já furado. Este foi serrado e feito alguns furos para a fixação com parafusos.

Para furar o trilho utilize uma broca de aço rápido.
Para furar o fundo do quadro de luz, não utilize a broca de aço rápido, porque como a chapa de ferro é fina, a broca entrará na parede e a sua preciosa broca será danificada no primeiro furo.
Eu utilizo este parafuso chamado auto-brocante, cuja ponta é a ponta de uma broca e custa menos de 5 centavos a unidade.

Você deverá encaixar este parafuso, de preferência, em uma parafusadeira com a ponta imantada.

Se você não tiver uma parafusadeira, uma furadeira em baixa rotação também serve. Faça todos os furos, previamente marcados.

Para fixar o trilho utilize parafusos auto-atarrachantes pequenos (0,5 cm).

O quadro de luz está instalado dentro desta parede e se você utilizar parafusos longos irá estragar o outro lado da parede.

Agora que o trilho está fixado, basta encaixar o barramento do Neutro e os disjuntores Din.

Todos os fios neutros foram conectados no novo barramento de Latão.

Todos os circuitos e o Tri-fásico foram religados.

A tampa foi recolocada.

Serviço concluído  Monsieur Le Blond.





Autor do texto e das fotos;
Gilson Carlos Pessanha







Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista
Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

4 Comentários

  1. Olá! Moro em uma Vilinha com 3 casas . sendo que os quadros de luz fica lá na frente da saída Tem quadro casa 01, casa 02, casa 03. Como trocar por morderno quadro. Quem devo procurar para poder modernizar estes quadros. Tenho que avisar a Eletropaulo antes? Moro em São Paulo. Devo individualizar os quadros de luz. Pois eles tomam espaço na abertura do portão. ou embutí-los dentro da parede. Quem devo procurar para fazer esta transformação aqui em São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. Preciso montar um quadro de distribuiçao interno na casa de minha mãe pois é antigo,são três chaves de louça com fusível rolha, sendo chave do meio entrando duas fases e o neutro e indo para outra duas chaves onde uma é saida para 110v e a outra para 220v. Tenho um disjuntor bipolar de 40A ,um bipolar de 32A e um unipolar de 32A. Pergunto com esses da para mim montar o quadro e coloco a entrada e saída do neutro num barramento, não tem fio de aterramento,pois deixaram só na caixa de força da rua.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem