Ar Condicionado Split está Funcionando irregularmente. O quê Fazer ?

Olá Amigos e leitores do Blog.


Na grande maioria das vezes, o mal funcionamento de algum aparelho está vinculado ao mal funcionamento do circuito elétrico.

Onde se origina o circuito elétrico ?

No Quadro de luz ou quadro de disjuntores.

Lá está a fonte de toda a energia elétrica de sua residência.

Veja abaixo algumas fotos de problemas, não nos respectivos aparelhos, mas sim nas conexões dentro do Quadro de luz.

O cliente relatou que o seu ar condicionado Split estava com funcionamento irregular.

Ventilava normalmente, porém não conseguia armar o compressor para refrigerar o ambiente.

Chamada a assistência técnica, não foi encontrada nenhuma anormalidade no aparelho e foi aconselhado a inspeção no circuito elétrico por um eletricista.

A cliente me relatou que ultimamente, 3 disjuntores do seu quadro de luz estavam desarmando constantemente: cozinha, área de serviço e sala de jantar.

Eles eram rearmados e voltavam a funcionar.

Ao examinar as conexões destes 3 disjuntores, verifiquei que foram colocadas duas conexões com fio rígidos finos para alimentar o disjuntor nº 9  (bipolar do ar condicionado Split).

Estas conexões estavam frouxas e as capas dos fios estavam apresentando bolhas de superaquecimento devido ao calor gerado nestas precárias ligações.

A pior conexão estava no barramento do disjuntor nº4.

Com o calor gerado ele desarmava e acabava, também, causando o desarme dos disjuntores nº 3 e nº5.

Ou seja, não havia curto-circuito, nem sobrecarga e nenhum problema com o Split.

Retirei os fios rígidos e instalei dois jumpers com cabo flexível de 6 mm² e terminais isolados.

Comentário Pessoal:
Estas conexões mal feitas ou conexões frouxas entre barramentos, fios e disjuntores no Quadro de luz, podem acabar causando derretimentos, curto-circuitos, faiscamento e gerar defeitos em sensíveis aparelhos eletro-eletrônicos como computadores, Tvs, home-theater, microondas e geladeiras de última geração.

Contrate seu eletricista de confiança e faça uma revisão preventiva anual em seu quadro de luz.

A concessionária Light e o Corpo de Bombeiros fazem esta recomendação da necessidade desta manutenção elétrica preventiva nas residências em geral.

O custo de um serviço deste tipo é infinitamente menor do que os custos causados pelos defeitos que existem no próprio Quadro de luz.









Neste outro exemplo, a posição original do QDL foi deslocada mais para cima, de modo que uma geladeira pudesse ser colocada sem obstruir o acesso aos disjuntores.
O problema é que este deslocamento não foi feito por um eletricista.
Prolongaram os fios originais de 10 mm² com emendas de 4 mm².
Este pequeno quadro de luz tem um disjuntor geral de 40A e um de 16A para a geladeira e outro de 16A para o resto do apartamento.
Para a instalação de um chuveiro elétrico de 4600w x 127 volts, não colocaram disjuntor (ligaram diretamente com os fios de entrada).
Estas emendas de fios antigos rígidos com cabos flexíveis, feita somente torcendo os fios com um alicate, não proporcionou uma boa conexão mecânica e, para piorar a situação, o azinavre penetrou por entre os fios e terminou por isolar a emenda.
Este é um tipo de defeito que poderá causar um princípio de incêndio em uma residência, porque o plástico derretido da tampa do QDL, ao cair em cima de uma toalha, mesa ou em alguma coisa que normalmente as pessoas colocam em cima da geladeira, dará início ao incêndio.

Dica:
Sempre que você encontrar uma emenda com fita isolante, a qual está se descolando e está melada, desligue a energia e retire a fita isolante.
Você verá que a emenda está com os fios de cobre esverdeados (azinavre) e/ou a emenda está frouxa.
Retire todo o azinavre e raspe todos os fios de cobre até ficarem limpos e brilhantes como o ouro.
Refaça a emenda de preferência utilizando um conector de parafusos apropriado.




Autor do texto e das fotos:
Gilson Carlos Pessanha






Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista
Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem