Lâmpadas Fluorescentes Fazem Mal à Visão ?

Muitas pessoas não utilizam a lâmpada fluorescente em suas residências porque dizem que este tipo de lâmpada faz mal a visão e cansa os olhos.


Elas preferem utilizar a lâmpada incandescente.

Só que as lâmpadas incandescentes estão com os seus dias contados e a partir de 2016, a sua fabricação cessará no mundo.

Até um tempo atrás, as lâmpadas fluorescentes utilizavam em seu funcionamento reatores eletromagnéticos, que trabalhavam em 60 Hertz, provocando o efeito estroboscópico e cintilação da luz.

Esses efeitos são realmente prejudiciais à visão, pois a intermitência da luz causa cansaço visual.

Mesmo que não seja visível aos nossos olhos, é captada por nosso cérebro, o que vem a causar desconforto.

Modernamente e funcionando com reatores eletrônicos de alta frequência (na faixa de 35.000 Hertz ou 35 Khz), esse efeito é eliminado.

Desta forma, afirma-se que: ¨Lâmpadas fluorescentes não fazem mal à visão¨.

Observação:
As lâmpadas FLC, também operam com reatores eletrônicos, montados em sua base.

Fonte:
www.osram.com.br

Comentário Pessoal:
Assistir a Tv em um ambiente completamente no escuro, também causará cansaço visual e até dor de cabeça, porque as variações do brilho na tela, farão com que a retina se dilate e se retraia, rapidamente, milhares de vezes.

Procure sempre deixar um ponto de luz aceso ou algum abajur ao fundo para minimizar este efeito.

Crianças com problemas neurológicos, quando entram em um ambiente com lâmpadas que estejam cintilando, chegam a cair e passam mal.

Uma famosa clínica de tratamento neurológico infantil, me contratou para substituir todos os antigos reatores eletromagnéticos por reatores eletrônicos e com alto fator de potência, para acabar com as cintilações.




Autor do comentário:
Gilson Carlos Pessanha








Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista
Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem