Como instalar um Quadro de Luz de PVC no Lugar de um Antigo Quadro de Luz de Ferro?

Olá amigos e leitores do Blog.


Se você tem instalado em sua residência um antigo Quadro de Luz de ferro, com disjuntores pretos (padrão Nema), você poderá aproveitar o espaço interno e com um pequeno ajuste instalar um moderno Quadro de Luz com disjuntores brancos (padrão Din).

Como os disjuntores brancos são mais estreitos, no mesmo espaço caberão quase o dobro de disjuntores.

Deste modo, você poderá fazer uma melhor distribuição dos circuitos e evitar que em um mesmo disjuntor sejam conectados vários circuitos.

Em alguns casos, você poderá até separar a geladeira, o microondas, a lavadora de roupas e a lavadora de louças do restante da cozinha.

Veja as fotos abaixo do passo a passo.


 Retirado todos os antigos disjuntores pretos e as respectivas garras verifiquei que na largura o novo Quadro de Pvc era 2 cm maior.
Com o auxílio de uma micro retifica Dremel e uma broca diamantada, cortei os azulejos sem causar trincas e com uma ponteira aprofundei o corte até o fundo.

Troquei a broca diamantada por um disco de corte e cortei a lateral direita de ferro.


Retirado a lateral de ferro, agora o novo Quadro de Luz de Pvc da marca Tigre caberá no espaço aumentado.




Serviço concluído, sem a necessidade de colocar novos azulejos.





Autor do texto e das fotos:
Gilson Carlos Pessanha





Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista
Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

1 Comentários

  1. Olá Gilson, ao trocar o quadro de ferro por um quadro novo e os disjuntores Nema por Din, vc sugeriu que os circuitos da cozinha fossem divididos para lava-louça, geladeira, etc. Este serviço de "divisão de circuitos" é simples de ser feito? tem que refazer a fiação de todos os pontos da cozinha? é caro? Parabens por seu trabalho no blog.

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem