Por quê o Passarinho Pousa nos Fios Elétricos e Não Morre ?

Olá amigos e leitores do Blog.


Esta é uma pergunta muito simples para quem é eletricista ou é deste ramo.

Muitas pessoas ficam impressionadas ao verem os pássaros e os micos correndo sobre os fios de alta tensão nos postes e se perguntam por quê eles não são eletrocutados.

Na verdade eles estão eletricamente energizados com a mesma tensão presente nestes fios, porém o seu corpo não está encostando em nenhum outro fio ou local.

Deste modo, o circuito elétrico está aberto, ou seja, não há circulação de corrente elétrica.

Na sua residência, se você, estiver devidamente isolado do piso e das paredes, segurar um fio elétrico energizado com 127 ou 220 volts, seu corpo também ficará energizado.



Alerta:
Só pode estar fazendo ¨Gato¨

Ao fazer qualquer serviço ou reparo em eletricidade, desligue sempre o disjuntor correspondente, utilize equipamentos de proteção individual, ferramentas isoladas, nunca se apoie em nada e manuseie um fio de cada vez.



Comentário pessoal:
Em diversas ocasiões já tive de fazer manutenções emergenciais em quadros de luz, instalados em áreas externas descobertas, sob forte chuva, com os barramentos energizados, com as botas dentro de poças de água.

O nível de estresse é tão elevado que o suor escorre por todo o corpo.

Eletricidade é a 5ª profissão mais perigosa no mundo.

De vez em quando, algum mico, pombo ou leigo desce lá do alto do poste todo torrado.

De vez em quando é noticiado a morte de algum eletricista, que por descuido ou por azar levou uma descarga nos reparos de redes elétricas de distribuição.





Autor do texto:
Gilson Carlos Pessanha






Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista
Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

1 Comentários

  1. Isso é bem interessante mesmo, esse vídeo aqui tem uma explicação sobre o assunto: http://www.youtube.com/watch?v=qqlkkhOCqD4

    Explica também pq o passarinho tb não pousa na linha de transmissão quando a tensão é muita alta. Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem