quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Ventilador de teto com pás costuradas

Olá amigos e leitores do Blog do Gilson Eletricista.

Fui chamado para consertar um ventilador de teto, cuja velocidade estava extremamente lenta.

Pela minha experiência, levei um capacitor para eventual substituição.

Ao olhar para o teto, vi estranhas marcas junto as pás.

Ao olhar mais de perto, vi que as pás foram costuradas com fio de aço.

O capacitor estava danificado e estufado.

Substitui o capacitor e as velocidades voltaram ao normal.

Orientei ao cliente para que sempre esperasse o motor parar antes de fazer a inversão da direção do vento e aproveitei para perguntar o por quê daquelas costuras.

O cliente relatou que as 3 pás quebraram e foram lançadas em alta velocidade no cômodo.

Por sorte ninguém foi atingido.

O cliente foi comprar novas pás e ao saber que o preço de cada uma era de R$70,00 desistiu e resolveu dar um jeitinho.

Com uma broca fina e com fio de aço inoxidável, costurou as 3 pás quebradas.

Ficou feio, mas segundo ele as pás nunca mais serão lançadas durante o funcionamento.

Acho que ele se inspirou no rosto costurado do Frankenstein ou do boneco Chucky.




Comentário Pessoal:
Se a pá, com o lado quebrado e cortante, atingir o rosto de uma criança ou adulto, as cicatrizes e as costuras ficarão visíveis para sempre...







Autor do texto e das fotos:
Gilson Carlos Pessanha


MyFreeCopyright.com Registered & Protected








Days Of The Week Comments
Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista

11 comentários:

  1. Gison comprei um ventilador de teto ventidelta modelo New Comercial Eco ele tem 03 fios exaustor,ventilador e o neutro com capacitor de 02 fios. Minha duvida é como fazer a ligação de modo que ele fique somente no ventilador usando os 02 fios já existente na caixa que antes tinha uma luz este modo esta correto : ligar o capacitor nos 02 fios ventilação e exaustão isolar exaustão e ligar o fio da ventilação mais o neutro nos 02 fios da caixinha

    ResponderExcluir
  2. Olá joaovitor,
    Correto.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Gilson,

    Onde encontro o capacitor 2,3 uf 400v, moro em Brasilia e nenhum lugar aqui vende isso.
    Já mandei e-mail para fabricante que é a ARGE e ainda não obtive respostas.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre Henriques de Souza,
      Você mesmo poderá substituir este capacitor por um de poliester de 2,2 uF x 400 V ou 630 V, o qual é encontrado em loja de componentes eletrônicos e o preço é bem mais barato.
      Serve também dois de 1,2 uF x 400 V associados em série com outro de 1,2 uF x 400 V = 2,4 uF x 400 V.
      Tenha um dia iluminado !

      Excluir
  4. Olá Gilson? Por favor preciso saber se posso testar meu ventilador de teto direto em 127v sem passar pelo controle de velocidade ( inclui capacitor de 3 fios), pois acho que o motor deve estar com problemas. Já troquei o capacitor 1 vez, mas continuou com problemas. E até saiu fumaça do motor. Ele é da marca primavera. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Para ligar direto em 127 volts :
    Necessário colocar um capacitor em paralelo com os dois fios do motor.
    O Neutro vai direto.
    Desligue o disjuntor deste cômodo.
    A Fase, primeiro com um dos fios do motor .
    Religue o disjuntor.
    Desligue o disjuntor e passe a Fase para o outro fio do motor.
    Religue o disjuntor.
    Se trocou o capacitor original por um de valor maior será o motivo da fumaça no motor.
    Volte para o original.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  6. Na verdade troquei pelo mesmo valor do original, os capacitores são identicos. Será que pode ser o enrolamento do motor que está com problemas? De qualquer forma irei testar dessa forma que me passou. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Trocou capacitor e não girou = motor queimado.
    Tenha um dia iluminado!

    ResponderExcluir
  8. Gilson testei meu ventilador de teto novamente. No modo ventilação e velocidade baixa ele gira normal, na velocidade média ele não consegue aumentar a velocidade e na velocidade alta também não aumenta a velocidade. Percebi também que depois de alguns minutos o motor começou a cheirar queimado. Já no modo de exaustão ele não gira em nenhuma velocidade. Será que motor já era?

    ResponderExcluir