Como Economizar na iluminação da Fachada de uma Loja ou Prédio?

Olá amigos e leitores do Blog do Gilson Eletricista.


A iluminação na fachada de uma loja comercial, destaca o estabelecimento e proporciona segurança para a loja e para os pedestres que circulam a noite.

Em um prédio residencial ou comercial, evitará tentativas de roubos e invasões, assim como uma excelente visualização das pessoas que estão no interfone externo.

Antigamente, eram utilizados refletores de ferro com lâmpadas halogenas de alta potência (de 200, 500 e 1000w).

Em menos de um ano de uso, muitas trocas de lâmpadas e desgaste dos contatos do soquete da lâmpada.

Com o surgimento das lâmpadas FLC, que são lâmpadas fluorecente compactas, estes refletores foram substituídos por grandes refletores de alumínio e com a utilização de lâmpadas de 50w ou maiores.

O problema é que com o passar dos meses, a vida útil deste tipo de lâmpada vai também ocasionando a diminuição do número de luméns, ou seja o brilho vai diminuindo.

Além disto, estes enormes refletores, prejudicam a estética da entrada, por que são enormes e nas cores preta ou prata.

Com o advento e a utilização da tecnologia Led, estes verdadeiros trambolhos estão sendo substituídos por compactos e duráveis refletores Led.

Veja nas fotos abaixo, a diferença da iluminação, na porta de uma loja comercial com 4 refletores Led de 50w cada em comparação com um antigo refletor com lâmpada FLC já com seu brilho diminuído pelo pouco tempo de uso.


O primeiro refletor com lâmpada FLC, mal consegue iluminar uma parte do letreiro.
Os dois seguintes com lâmpadas halogenas, estão apagados para economizar energia, ou talvez esteja pegando uma carona na iluminação Led da loja ao lado.


Acho até que o comerciante exagerou na utilização de 4 refletores Led.
Bastariam os 2 das quinas da marquise e com potência de 30w cada.
A iluminação chegou a atingir toda a extensão da calçada e até a calçada do outro lado da rua.

Comentário Pessoal:
Um nível de iluminação deste, evitará até tentativas de arrombamento e destacará o nome do estabelecimento, porque todos que circulam a pé ou de carro não deixam de olhar para aquele intenso brilho branco.

Já que todos os consumidores de energia elétrica, pagamos uma taxa de iluminação pública, deveríamos exigir a substituição das lâmpadas amarelas de vapor de sódio, por modernos refletores Led de alta potência.
    
Isto diminuiria esta taxa, diminuiria os acidentes no trânsito e aumentaria a segurança dos prédios, lojas, bares e restaurantes no período noturno.




Autor do texto e das fotos: Gilson Carlos Pessanha            


Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista
Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

3 Comentários

Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem