Como um Eletricista deverá Proceder para Rompimento de Selos da Concessionária ?

Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.


Sempre que executo serviços em condomínios e prédios multi-familiares, encontro no PC de Luz, que é onde ficam localizados os medidores de luz ou popularmente os relógios de luz, inúmeros lacres retirados ou rompidos.

Certamente, que este irregular procedimento, não foi feito por um eletricista qualificado.

Este procedimento irá, em algum momento, ser punido com uma pesada multa, não para quem removeu o lacre, mas sim para o responsável da unidade.

Já soube de uma multa aplicada em uma unidade que teve o lacre removido, da seguinte maneira:

O funcionário da Concessionária, aferiu o consumo naquele momento e corrigiu as contas de 5 anos atrás, baseadas neste consumo.

A multa ficou tão cara, que o morador teve de solicitar um parcelamento da dívida junto a Concessionária.

Como fazer do jeito legalmente correto ?
O morador que seja o responsável pelo imóvel, deverá se dirigir pessoalmente à uma agência mais próxima de seu bairro e munido da última conta, identidade e CPF, deverá solicitar um formulário para rompimento de selos (lacres).

Aproveitando a ocasião, já peça também o formulário para colocação de selos (lacres).

Este serviço é grátis.

Como preencher os formulários ?
Este formulário deverá ser preenchido por seu eletricista, o qual irá executar o serviço necessário.

Este formulário deverá ser assinado por ambos e levado novamente à agência para ser autorizado e carimbado pelo funcionário.

Este formulário deverá ser afixado junto ao medidor de luz e, somente a partir deste momento o lacre poderá ser removido.

Dica:
Guarde o lacre retirado, pois ele tem uma numeração gravada.

Após concluídos os serviços, que foram necessários com o rompimento do selo, preencha o formulário de recolocação do selo e leve-o, na mesma agência.

Um funcionário, posteriormente irá até o medidor de luz, verificará se os serviços efetuados estão dentro das Normas e do Padrão da Concessionária e recolocará o lacre.

Comentário Pessoal:
Já tive um caso, em que a luz da unidade estava com fornecimento intermitente e ao vistoriar o medidor, vi que um dos cabos do tri-fásico estava queimado junto ao borne de ¨carga¨do medidor.

Orientei ao cliente, que este cabo estava frouxo e estava sendo queimado.

Orientei que pedisse o atendimento emergencial de uma equipe da Light, para que eles mesmos retirassem o selo e reapertassem os parafusos.

O cliente impaciente, ordenou:

Pode quebrar o lacre que eu assumo.

Quem pode manda e quem tem juízo obedece...

Retirado o lacre, constatei que o fio rígido, devido a má conexão, soldou o parafuso e o medidor deveria ser substituído pela Light.

Ele chamou a equipe da Light e quando eles chegaram, a primeira coisa que perguntaram foi:

Quem rompeu o selo do medidor ?

Fui eu, respondi.

Onde está a autorização para o rompimento do selo ?

Ele mesmo autorizou, embora orientado.

O morador foi chamado em um canto e para não ser multado...

Eletricistas fizeram a ligação direta dos fios de entrada com os fios de saída.

Ou seja, até a chegada do novo medidor (digital) não haveria cobrança.

E recolocaram um novo lacre.

Essa conversa no cantinho resolveu o problema do morador e acabou com a sede dos eletricistas... (estava um dia muito quente e eles estavam desidratados devido ao uso dos EPIs).

3 dias após, outra equipe instalou o novo medidor e colocaram outro lacre.







Autor do texto e das fotos: Gilson Carlos Pessanha           


Gilson Eletricista
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Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

9 Comentários

  1. Prezado Gilson, parabéns pelo blog!
    Para fazer a solicitação de rompimento de lacre é necessário que o responsável técnico tenha CREA ou não precisa?

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    Respostas
    1. Olá Eliseu,
      se p procedimento a ser realizado for manutenção preventiva ou corretiva, o CREA não é exigido.
      Se for para aumento de carga é exigido, assim como a emissão e recolhimento de uma ART.
      Tenha um dia iluminado !
      http://gilsoneletricistaindicaosmelhores.blogspot.com.br

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    2. Olá Eliseu,
      se p procedimento a ser realizado for manutenção preventiva ou corretiva, o CREA não é exigido.
      Se for para aumento de carga é exigido, assim como a emissão e recolhimento de uma ART.
      Tenha um dia iluminado !
      http://gilsoneletricistaindicaosmelhores.blogspot.com.br

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  2. Gilson, o pessoal da Light também lacra a caixa do disjuntor Geral?

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  3. Olá Wendel da Rocha,
    Também.
    Só deixa acesso para a haste do disjuntor.
    Tenha um dia iluminado !
    http://gilsoneletricistaindicaosmelhores.blogspot.com.br

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  4. Olá Wendel da Rocha,
    Também.
    Só deixa acesso para a haste do disjuntor.
    Tenha um dia iluminado !
    http://gilsoneletricistaindicaosmelhores.blogspot.com.br

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  5. Olá Wendel da Rocha,
    só complementando minha resposta acima, esta exigência se deve ao fato que muitos consumidores retiram o disjuntor Padrão e trocam por outro de muito maior ampacidade (corrente eletrica).

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  6. Gostaria de saber como eu preencho a PSD-I da light para instalação do medidor novo solicitado pelo cliente e se o mesmo precisa do crea e a Art ?

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  7. Boa noite tem como vc mandar a foto de formulário preenchido de pedido de nova medição

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