Ferramentas VDE

Olá amigos e leitores do Blog do Gilson Eletricista.


Faço parte do Grupo Eletroface.

Para mim é uma grande honra fazer parte deste seleto grupo de eletricistas e engenheiros eletricistas de alto nível técnico.

Na sua grande maioria este grupo fechado é composto por eletrotécnicos industriais de muitos anos de vivência na área da eletricidade.

Não sei quais são os critérios para ser admitido, mas sei que muitos são banidos diariamente por contrariarem as regras.

As regras existem para que haja uma linha de conduta técnica, ética, social e de respeito entre todos os membros.

Venho compartilhar um tema sobre as ferramentas VDE.

Espero que, principalmente os eletricistas, possam adquirir estes importantes conceitos de segurança para execução de trabalhos em linhas viva de alta tensão.

Muitos já morreram eletropessados, por acharem que aquele alicate isolado, de uso em baixa tensão, os protegeriam em linhas vivas de alta tensão.

Boa leitura.

O quê é VDE ?
O instituto de Testes e Certificações VDE, é uma organização alemã de certificação, fundada em Berlim, no ano de 1920, que faz parte sa Ässociação para Elétrica, Eletrônica e Tecnologia da Informação, associação alemã, fundada em 1893.

O nome VDE, foi adotado em 1990 e hoje seu escopo de testes e certificações compreende toda a gama de produtos eletrotécnicos.

Devido à sua importância internacional, desde 1968 os resultados de seus testes são aceitos cientificamente e contribuem para o desenvolvimento de Normas Eletrotécnicas.







Estas ferramentas VDE da marca Irwin tem garantia contra defeitos por toda a vida e em caso de defeito serão trocadas por novas.

Dupla camada de isolação nas ferramentas VDE, oferece o dobro de segurança ao usuário e permite que o desgaste da ferramenta seja identificado com segurança.

Quando a segunda capa protetora estiver visível, a ferramenta VDE, deverá ser substituída por uma nova.

Dica:
Esta ferramenta desgastada, poderá ainda continuar a ser utilizada em Baixas Tensões de 127 volts e 220 volts.

Onde podem ser utilizadas as ferramentas VDE ?
As ferramentas isoladas VDE podem ser utilizadas para trabalhos em linhas vivas de atè 1000 volts em correntes alternadas ou 1500 volts em correntes contínuas.

Como as ferramentas VDE são testadas ?
Cada ferramenta é testada individualmente ao final de cada processo de produção.

A aplicação de cada ferramenta é verificada através de sistemas de resistência a impactos, eletricidade, retardamento de chamas aderência do isolamento e testes de pressão sobre a peça.

As chaves, os alicates e outras ferramentas para trabalho com a eletricidade são feitas de aço de alta qualidade e projetadas para uso seguro e de fácil manuseio.

As ferramentas VDE isoladas atendem às mais rígidas Normas Internacionais de segurança e padronização, dentre elas, a Norma Européia EN60900:2004.

Recomendações de segurança:
- Utilize sempre luvas isolantes e óculos de proteção, quando trabalhar com ferramentas;

- Nunca utilize ferramentas VDE em linhas vivas, quando as mesmas apresentarem sinais de dano ou desgastes;

- Não permita que outros usuários utilizem suas ferramentas VDE;

- Sempre verifique as marcas de certificação VDE nas ferramentas, antes do uso em linhas vivas;

- Não realize modificações na ferramenta ou na isolação VDE;

- Quando trabalhar em instalações elétricas, o mais seguro é primeiramente desconectar estes sistemas das fontes de energia ou cortar as correntes elétricas;

- Somente profissionais eletricistas qualificados e treinados podem trabalhar em instalações de alta tensão;

- As ferramentas VDE garantem ao usuário a mais alta proteção quando utilizadas em trabalhos de alta tensão.

Fonte:
Eletricista José Martins
Administrador do Grupo Eletroface




Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista
Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem