Como Puxar Fiações Elétricas em Conduites ?

Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.


Para trocar fiações antigas por novas, basta amarrar o cabo flexível novo no fio rígido antigo.

E para puxar novos circuitos elétricos em tubulações ou conduítes vazios ?

Em alguns casos a firma que fez a reforma do imóvel deixa uma guia fina de arame galvanizado e em outros casos deixa vazio.

Se deixaram vazio, você deverá utilizar um passa fio, que consiste em uma ponta flexível fixada em uma guia de nylon e no extremo um olhal para serem amarrado os cabos elétricos a serem tracionados.

Se deixaram uma guia de arame galvanizada, vamos fazer um olhal no extremo e amarrar os cabos flexíveis a serem tracionados.

Como amarrar as pontas dos cabos flexíveis na guia da arame ?
Nesta residência, por exemplo, eu deveria puxar 10 cabos flexíveis de 2,5 mm², na cor vermelho, para 5 circuitos elétricos com 220 volts para 5 ar condicionados Splits + 1 cabo flexível de 2,5 mm² na cor verde para o Terra de todos.

A firma deixou um conduíte de 3/4 de polegada. vindo do Quadro de Luz, localizado na área de serviço, passando por baixo do piso da área, da cozinha e da sala, até a parede da varanda.

Na minha opinião deveriam ter passado não um conduíte corrugado e sim um eletroduto com parede interna lisa.

Veja nas fotos como fiz para amarrar os 11 cabos flexíveis de 2,5 mm² no fino arame de guia.

Nestas ocasiões, se você tiver uma pessoa para te ajudar é bom, mas nada impede que você execute tudo sozinho, vai demorar um pouco mais, porém você economizará o custo da diária deste ajudante.

Como o tracionamento da guia deve ser aos poucos e sem dar trancos e passando bastante vaselina sólida, para não me arriscar de colocar o ajudante para puxar e acabar arrebentando a guia eu prefiro eu mesmo puxar a guia.

Para eu puxar a guia, pagar o ajudante e ele ficar gritando: ¨Puxa¨ ou ¨Vai¨ ou ¨Puxa seu corno¨ ou ¨puxa filho de uma égua¨e eu além de pagar ainda ter de ouvir isso, prefiro eu mesmo, puxar, ir ao extremo ajeitar os cabos, passar vaselina e tornar a puxar.

O número de fios de cada cabo flexível deverá ser cortado e reduzido para 9.

Estes 9 fios de cada um dos 11 cabos serão torcidos em volta do olhal do arame e em seguida, aplique uma camada de fita isolante em volta da emenda para diminuir o atrito e aumentar a fixação dos cabos.

Aplique bastante vaselina sólida, a cada vez que os cabos forem entrando no conduíte.

                       Decape em torno de 10 cm de todos os cabos

Do total de fios de cobre, separe 9 e corte o restante

Esta diminuição é para que a emenda não fique muito grande



Passe uma camada de fita isolante, para reforçar a emenda e diminuir o atrito


A medida que os cabos forem entrando no conduíte, vá aplicando vaselina


Este alicate de pressão é um coringa e serve para travar o arame e você não precisará fazer duas forças, travar e puxar ao mesmo tempo





                    Outro circuito sendo tracionado pelas  caixas dos tetos




Cada conjunto de 3 conectores é para alimentar um Split.

O cabo na cor verde está levando o Neutro direto do barramento de Neutros, uma vez que o Terra ainda não chegou neste andar.

Quando o Terra for instalado, esta anilha N será cortada e haverá um barramento para todos os Terras no QDL.

Testes:
Após identificar os cabos vermelhos de cada máquina (utilize o ohmímetro), energize os disjuntores bipolares com 2 fases diferentes de 127 volts e confira com o voltímetro esta tensão no disjuntor e nos conectores correspondentes.






Autor do texto e das fotos: Gilson Eletricista            


Inscreva-se no meu canal de vídeos do Youtube Gilson Eletricista

Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

8 Comentários

  1. Gilson, qual marca de cabos que recomenda? Pois vou refazer a instalação do padrão até o qdc.
    Tenho procurado em minha região por pela marca Sil mas não encontrei a venda, somente Corfio e Conduspar, sera que alguma destas marcas chega na qualidade da Sil?

    ResponderExcluir
  2. Olá Felipe,
    Corfio é uma marca. confiável.
    Prismian é a melhor.
    Conduspar não conheço.
    Tenha um dia iluminado !

    ResponderExcluir
  3. Vc é engraçado, bem humorado rsrsrs, obrigado pela instrução.

    ResponderExcluir
  4. Vc é engraçado, bem humorado rsrsrs, obrigado pela instrução.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Gilson,boa noite!Ao substituir um trecho de dez metros da fiação(rígido) antiga com mais de 15 anos por cabos flexíveis novos de mesma bitola da fiação antiga,gerou um princípio de curto na emenda que apesar de bem feita começou a faiscar e soltar fumaça além de emitir um barulho.Rapidamente,o disjuntor do circuito correspondente desarmou.Apesar de ter feito vários cursos de eletricista predial,sou amador e ainda tenho muito que aprender.Gostaria que você me desse uma rápida explicação sobre o que aconteceu baseado no fato que narrei.

    ResponderExcluir
  7. Olá Viviane Mendonça,
    Se os cabos rígidos substituídos foram religados exatamente na mesma posição, só resta a possibilidade desta emenda de cabo flexível com o trecho com fios rígidos estar frouxa.
    Confira a função de cada condutor e refaça as emendas com luvas de cobre de compressão, ou conectores sindal ou solda com estanho e chumbo.
    Tenha um dia iluminado !
    http://noticiasdoriobygilsoneletricista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Viviane Mendonça,
    Se os cabos rígidos substituídos foram religados exatamente na mesma posição, só resta a possibilidade desta emenda de cabo flexível com o trecho com fios rígidos estar frouxa.
    Confira a função de cada condutor e refaça as emendas com luvas de cobre de compressão, ou conectores sindal ou solda com estanho e chumbo.
    Tenha um dia iluminado !
    http://noticiasdoriobygilsoneletricista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Não é permitido fazer novos comentários.*

Postagem Anterior Próxima Postagem