Ventilador de Teto Spirit está Balançando Muito. O que Fazer ?

Olá amigos e leitores do Blog do Gilson Eletricista.


Cliente me ligou de madrugada, dizendo estar muito preocupada com o balanço do ventilador de teto da marca Spirit com 2 pás.

Ela relatou que ao aumentar a velocidade, ouviu um estalo e em seguida o ventilador começou a balançar muito.

Como o ventilador estava instalado em um teto de gesso rebaixado, achei que o gesso poderia ter cedido.

Pedi que gravasse um vídeo e me enviasse por e-mail (gilsoncarlospessanha7@gmail.com) ou por WhatsApp (21 99257935).

Assim que assisti o vídeo, liguei e pedi para desligar o ventilador, porque uma das pás estava quebrada e estava presa somente por um parafuso.

Assim que esta pá quebrasse no outro ponto, o ventilador iria girar totalmente descontrolado e iria cair em cima da cama, onde ela estava deitada.




Por quê a pá quebrou ?
Esta é uma característica ou defeito de fabricação ou de projeto, exclusivo da marca Spirit.

Como a fixação da pá de policarbonato é feita com 2 parafusos no corpo do motor também em policarbonato, com o tempo de uso o material vai apresentando pequenas trincas internas causadas pelo esforço no deslocamento da massa de ar.

Isto ocorre com outras marcas que utilizam pás de policarbonato ?
Não.

O fabricante Arno, por exemplo, as pás são encaixadas sob pressão e em seguida um parafuso de segurança é colocado no meio da pá (3 pontos de apoio).

O fabricante Venti-Delta, por exemplo, utiliza uma garra de aço com 3 parafusos presos na pá e dois presos no corpo de aço do motor.

O fabricante Latina, por exemplo, utiliza um suporte de aço com 3 parafusos presos na pá e dois parafusos presos no corpo de aço do motor.
E estes parafusos são travados com porcas especiais que são auto-travantes e não afrouxam com o movimento ou vibração do motor. 

O fabricante Ventisol, por exemplo, utiliza uma pá grossa que é fixada diretamente no corpo do motor com 2 parafusos e porcas.

O policarbonato é um material resistente e durável ?
Sim.

Dependendo da espessura, consegue parar um projetil de uma arma calibre 38.

As janelas das aeronaves são deste material.


Autor do texto: Gilson Carlos Pessanha                      

Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista
Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

1 Comentários

  1. Parabéns, ajudou bastante. Referente ao Spirit, não recomendo à ninguém. Há mais de um ano parece que tenho um avião dentro do quarto. Desde que foi instalado tenho reclamado e a empresa nunca tomou providências. Atendimento nota zero.Fui forçada a entrar com reclamações nos órgãos competentes.Agora pesquiso por marca que dê menos problemas e que atenda ao cliente.

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem