Esquema Elétrico do Controle de Parede do Ventilador de Teto Arno Alívio

Olá amigos e leitores do Blog do Gilson Eletricista.


Estou reproduzindo este esquema elétrico do caríssimo controle do ventilador de teto Arno Alívio, que custa quase o preço de um ventilador completo.

Quem tiver habilidades com ferro de soldar e conhecimentos em eletrônica, poderá reparar e substituir os capacitores de poliéster alterados em seu valor capacitivo.

Eu não tenho outros esquemas elétricos e este não é o propósito do Blog.

Como desta vez o fabricante anexou este diagrama, estou repassando.






Capacitor de 3,5uF x 300v = velocidade mínima
Capacitor de 4uF x 200v = velocidade média
Capacitor de 5uF x 200v = velocidade máxima
  


Autor do texto e das fotos: Gilson Carlos Pessanha               
                  

Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista

Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

7 Comentários

  1. boa tarde Gilson!!! meu capacitor da arno queimou e não acho esse modelo de capacitor so aquele de 3 fios, tenho como usar aquele, tens um diagrama para concerto?

    ResponderExcluir
  2. Tenho 5 ventiladores deste na barra da tijuca você adapta para velocidade máxima trocando este cspacitor quanto

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, eu desenvolvi um aparelho eletrônico para uso de eletricistas e para quem trabalha em manutenção em geral e, quando eu dei na mão de um colega lojista do ramos, ele ficou eufórico, ele disse que nem estava acreditando que aquele aparelhinho tão pequeno era capaz de tudo aquilo........ele endoidou pelo aparelho e quer colocar para ser vendido na loja dele. Estou estruturando minha modesta linha de produção para começar a fabricá-lo.......

    ResponderExcluir
  4. Velocidade máxima a fase vai direto, já que tem capacitor primeiro cap entre ventikacso e exaustão a média seria a soma 4 com 5 paralelo ligacao menor ventilação fecha em 3,5

    ResponderExcluir
  5. Gostei das dicas, mas gostaria se vc tivesse o diagrama da placa do ventilador de teto Arno ultimate e valores para teste em bancada?

    ResponderExcluir
  6. onde acho esse capacitor? alguma dica? para substituir?

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem