Vale a pena CONSERTAR um CHUVEIRO ELÉTRICO ?

Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.


Temperatura diminuiu um pouco, aqui na cidade do Rio de Janeiro (27/05/2015) - Brasil, e à noite e ao amanhecer a água da torneira está bem fria.

Tomar um banho frio, logo ao levantar da cama quentinha, nem pensar...

Para todos àqueles que têm instalados em seus banheiros um chuveiro elétrico, nesta época, a chave seletora de temperaturas terá de passar para a posição ¨Quente¨ ou ¨Super quente¨.

Maria, a menina de 7 anos, acorda sonolenta e a mãe, pede para que ela vá tomando o banho, enquanto o café matinal está sendo preparado.

Lá do banheiro, a menina grita:

Mãeeeeee !

A água ficou fria.

E agora, já estamos em cima da hora para a escola.

Dica:
Coloque uma panela com água no fogão e um balde com água fria no box.

Fogo bem alto e após alguns minutos, misture a agua quente no balde com água fria.

É o famoso banho de cuia.

Ao retornar, chame um eletricista de sua confiança e peça o conserto ou a troca do chuveiro.

Dica:
Se você não conhece nenhum eletricista, veja na lateral deste Blog, vários excelentes e qualificados eletricistas de várias partes do Brasil.

Fui chamado para verificar a causa da água do chuveiro ter ficado fria.

Dica:
Se ligou o chuveiro, começou a esquentar e de repente parou, normalmente foi a resistência que partiu (queimou) ou o disjuntor mal dimensionado que desarmou por sobre carga ou um dos fios do conector que derreteu.

Dica:
Antes de pensar em abrir o chuveiro, vá até o Quadro de disjuntores e verifique se o disjuntor do circuito elétrico do chuveiro está ligado.

Verifique se há tensão elétrica nos fios que chegam ao chuveiro e para isto utilize um voltímetro ou uma lâmpada de prova.



Como no Quadro de Disjuntores, nenhum disjuntor estava identificado, coloquei esta caneta indutiva no fio Fase e ela ficou sinalizando e apitando.
Eu lá na cozinha escutei quando ela parou de sinalizar ao encontrar o disjuntor.



Contato da esquerda esta bem desgastado.



Contato da direita estava muito desgastado e quase liso.



Ao substituir uma resistência ou trocar um chuveiro elétrico, antes de religar o disjuntor, abra a torneira para que a água preencha o interior.

Se você não seguir este procedimento, o ar da tubulação fará os contatos se ligarem e a resistência queimará instantaneamente.


 Estas são as características deste modelo e se forem seguidas as recomendações do fabricante com relação ao disjuntor, a seção mínima do condutor elétrico e o aterramento, o produto funcionará bem e por muitos anos.

Como verifiquei estes passos anteriores, só restou o chuveiro.

No chuveiro temos os contatos da chave seletora e a resistência elétrica.

Ao desmontar a parte de cima, visualizei os contatos de cobre que se levantam com a passagem da água e que se afastam com o fechamento da torneira.

De imediato vi que um dos contatos estava muito desgastado pelo uso e por este motivo já condenei o aparelho, nem precisando verificar se a resistência estava ou não aberta.

Comprei um novo chuveiro, efetuei a troca e parti para o 2º atendimento, também de chuveiro elétrico, de um total de 7

Oh Glória !!!
R$$$$$$$$$$$



Autor do texto e das fotos: Gilson Carlos Pessanha          


Deixe seu Like e ative o Sininho para receber aviso por e-mail de novos vídeos.

TENHA UM DIA ILUMINADO !


Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postagem Anterior Próxima Postagem