Cafeteira Nova com Plugue Grosso Não Entra na Tomada Antiga. O quê Fazer ?

Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.

Cliente comprou uma cafeteira expressa e encontrou de início 2 dificuldades:

- Cabo curto.

- Plugue tripolar de 16A.

A compra foi realizada no sábado à noite e ela que sempre bebeu café instântaneo (Nescafé), estava agora com Síndrome do Pânico, para utilizar a tal cafeteira.

Marcou o meu atendimento emergencial, para o Domingo de manhã, o mais cedo posível.

Ela disse que nem conseguiria dormir nesta noite...

Dica:
A loja de ferragens AMOEDO, localizada na Rua São Clemente, esquina com Pria de Botafogo - Rio de Janeiro - Brasil, abre todos os dias, mesmo nos feriados, até às 20:00 horas.

Como esta instalação seria realizada em uma manhã de Domingo, utilizar uma furadeira com martelete, iria provocar uma enxurrada de gritos e reclamações na portaria.

Para evitar ser linchado, optei por fixar a tomada da marca Pial sistema X de 20A, na lateral da coluna, utilizando uma fita dupla face Scoth - fixação forte, a qual suporta até 800 gramas por cada tira com 10 cm.





O parafuso central é destinado para o aterramento.
Como este prédio é antigo e o Pc de Luz ainda não foi reformado, ele ficará vago.

Utilizando uma canaleta adesivada, prolonguei os fios elétricos da antiga tomada externa presa ao rodapé de madeira, para a mesma altura do móvel.

Deste modo, a cafeteira não precisaria ficar na beirada do móvel, e o plugue poderia ser facilmente plugado e desplugado.

Dica:
Toda instalação elétrica, ao término deverá ser testada pelo próprio eletricista.

E assim sendo, após conferir a tensão de 127 volts com um voltímetro, sugeri que fosse feito um teste com a carga real, ou seja com a cafeteira.

Comentei que era muito importante a degustação de um sachê de café, para que eu aferisse a temperatura com o meu termometro Laser e em seguida aferisse o sabor.

Este teste real é muito importante para saber se a cafeteira está funcionando bem.


Qualquer eletricista qualificado poderá fazer este tipo de instalação e o teste final degustativo.



Autor do texto e das fotos: Gilson Carlos Pessanha            



Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Não é permitido fazer novos comentários.*

Postagem Anterior Próxima Postagem