Antiga Fita Isolante de Pano

Olá amigos e leitores do Blog do Gilson Eletricista.


Os jovens eletricistas, não conheceram as fiações elétricas da década de 50.

Nesta época, a capa dos condutores elétricos rígidos era revestida de pano preto, misturado com betume ou algo parecido.

E as fitas isolantes, também era deste mesmo material.

Ainda hoje, em 2015, existem várias residências e apartamentos que ainda possuem esta antiga fiação elétrica.

Com a extinção da fabricação e comercialização destes fios, não sei por qual razão, as fitas isolantes de pano continuaram sendo utilizadas para isolar emendas em caixas de passagem.

Em muitas residências que vou fazer alguma instalação de ventiladores de teto, lustres ou luminárias, é comum encontrá-las.

Nestas emendas foram aplicadas inúmeras voltas da fita de pano e por conseguinte as emendas ficaram da grossura do charuto do Sigmund Freud...



Veja na foto abaixo fotos desta fita isolante de pano.



A quantidade de fita de pano aplicada para isolar a emenda de apenas 3 condutores de 1,5 mm² rígidos, lembra um pitoco de charuto


Agora, instalar um plafonier de Pvc moderno e isolar com fita adesiva de papel, já considero crime, pois a pessoa que fez isso, colocou a vida de pessoas em risco de incêndio.

Dica importante:
Por mais simples que seja a instalação elétrica, contrate sempre um eletricista qualificado.

Devido a antiguidade deste material, ela se esfarela ao tocar.

Além disso, em caso de curto circuito, as centelhas e faíscas farão ela pegar fogo como o pavio de uma vela.

O quê fazer ?
Alertar e mostrar ao cliente, a necessidade de, emergencialmente e urgentemente, substituir todas estas emendas com fita isolante de pano, por modernas fitas isolantes de filme de Pvc anti-chama.

Em seguida, aconselhe a fazer a troca de todos os antigos fios rígidos, por modernos cabos flexíveis anti-chama ou, melhor ainda por cabos flexíveis Afumex.

Nesta troca, as seções de todos os condutores elétricos, deverá ser adequada ao consumo dos modernos aparelhos elétricos, principalmente na Cozinha e Área de serviço.

Será também muito aconselhável, refazer e modernizar o Quadro de Luz ou Quadro de Disjuntores.

Se os disjuntores forem da cor preta (antigo Padrão Nema), troque todos por modernos e atuais disjuntores brancos (atual Padrão Din).

Acrescente um segundo nível de proteção com os Dispositivos de Proteção contra Surtos Elétricos (DPS).

Acrescente um terceiro nível de proteção com o DR - Dispositivo de proteção contra fugas e choques em seres humanos e animais.

Que tipo de eletricista poderá executar estes serviços ?
Um eletricista qualificado.

Onde poderei contratar um eletricista qualificado ?
Aqui mesmo, na lateral direita da página do Blog, você verá várias indicações de excelentes e conceituados profissionais qualificados, de várias regiões do Brasil.



Autor do texto e das fotos: Gilson Carlos Pessanha              


Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista
Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem