A importância da Conduta Ética entre os Eletricistas

Olá amigos e leitores do Blog do Gilson Eletricista.


Antes de entrar no tema deste post, vou transcrever alguns conceitos sobre a ética, de autoria de José Roberto Marques do Instituto Brasileiro de COACHING.

¨Ser bom profissional, ter conhecimentos técnicos, dons, talentos, habilidades e capacidades bem desenvolvidas, cabe a qualquer pessoa que deseja ter uma carreira de sucesso.

Ter bom relacionamento com os colegas, facilidade no trabalho em equipe, boa comunicação, flexibilidade entre outras características, são aspectos altamente valorizados nas organizações.

Porém, uma conduta ética no trabalho, seguindo padrões e valores, tanto da sociedade, quanto da própria organização são essenciais para o alcance da excelência profissional.

A dinâmica do mercado nos exige atualização e aperfeiçoamento constantes, e uma postura ética é de suma importância no ambiente corporativo.

Através dela ganhamos credibilidade e a confiança de superiores, liderados e demais colegas de trabalho e colaboradores.¨

A importância da conduta ética entre os eletricistas.

O síndico de um prédio multi residencial familiar, ao vistoriar o PC de Luz, verificou que a maioria das unidades, ainda utilizava chaves elétricas manuais com cartuchos de papelão de 100A.

Como tenho 2 clientes neste mesmo prédio, eu já havia modernizado e retirado estas chaves e instalados disjuntores tripolares de 63A da marca Siemens.

O síndico me convidou para apresentar um orçamento para a substituição de todas as outras unidades.

Material por conta do condomínio.

Cobrei R$50,00 por ponto.

Outro eletricista, aposentado da Light, cobrou R$30,00 por ponto.

Ele ganhou a concorrência.

E realizou o serviço.

Esta semana, meu cliente, morador deste prédio e que está reformando o apartamento, me contratou para vistoriar disjuntor e conexões no medidor do PC de Luz.

Ao encontrar a unidade 2201, vi que o meu serviço estava original, porém a minha propaganda estava toda retalhada com faca ou chave de fenda.

Olhei os demais medidores e não havia nenhuma propaganda do instalador da Light.

Ou seja, ao invés de colocar em todos os pontos os contatos dele, fez questão de apagar o meu.


Isto é falta de ética...


Neste outro Quadro de Luz da marca Moratori, que instalei há 25 anos e que nunca apresentou defeito, em alguns momentos passaram por lá outros eletricistas e nenhum deles retirou  o meu cartão com borracha imantada.

Compreendo que um aposentado no Brasil, tem os valores de sua aposentadoria progressivamente diminuídos com o passar dos anos.

E muitos, como este antigo eletricista, se viu forçado a continuar trabalhando...

Só não consegui entender por quê rasgar meu contato ?

O adversário e concorrente de um eletricista não é outro eletricista e sim as pessoas que colocam uma chave de fenda, um alicate enferrujado e uma chave com teste de neon, no bolso da calça e se dizem eletricistas, fazendo serviços elétricos mal feitos, pondo em risco a própria vida e a segurança dos locais por onde passam (em troca de uma cervejinha).


Autor do texto e das fotos: Gilson Carlos Pessanha               


            Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista
Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem