Como Reformar um Apartamento e Não Sujar as Demais Unidades ?

Olá amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.


Dizem que o Brasil está em crise financeira.

Na área de Construção Civil  de novos prédios e reformas de apartamentos, lojas e casas, eu não vejo nenhum indício desta tão falada crise.

Antigos moradores, em antigos imóveis construídos nas décadas de 40 ou 50, quando vêm a falecer, os herdeiros, logo colocam à venda.

O novo proprietário, aproveitando que o imóvel está vazio, contrata uma firma especializada em reformas e faz uma reforma geral.

Retira pisos, troca antigos canos de água, troca todas as fiações elétricas, cria novos eletrodutos para ampliação de cargas elétricas, troca tubulações de gás e esgoto, troca colunas de água e registros em geral, executa rebaixamentos de teto, derruba paredes, modifica espaços em cômodos, retira banheiras e instala box, etc..

Isto irá gerar muito barulho e muita poeira.

No que diz respeito ao barulho gerado por possantes marteletes e marretas, não há o quê fazer.

Dentro do horário liberado para obras, que vai das 08:30 hs até as 17:00 hs, o barulho é permitido e suportado pelos demais condôminos.

Mas é a quantidade de pó gerada. O quê fazer ?
Vou relacionar algumas dicas, que deveriam ser seguidas pelos empreiteiros e fiscalizadas pelo síndico ou síndica.

- Não deixar a porta aberta.

- Colocar pano de chão umedecido, na parte de fora e na parte de dentro de todas as portas.

- Se a porta foi retirada, colocar uma cortina de vedação com lona.

- No piso do corredor e no piso do elevador de serviço, colocar papelão cartonado, o qual deverá ser diariamente varrido, 30 minutos antes do encerramento do dia de trabalho.

- Janelas deverão ter instaladas telas de nylon, tipo mosquiteiro, para filtrar o pó mais grosso.

- Se alguma janela for trocada, uma rede de proteção deverá ser instalada para proteção de eventuais quedas de pedaços de alvenaria, nas janelas das unidades inferiores.

- Por exemplo: Se um apartamento localizado no 8º andar for quebrar a parede para a retirada de uma antiga janela de madeira, esta rede de proteção deverá ir até o piso no térreo.

- O entulho caído deverá ser retirado, antes do término do dia.

- Utilizar máquinas de corte, como Makitas, com água.

- Ao término da parte de quebra, o condomínio ou o responsável pela obra ou o proprietário deverá mandar limpar todas as janelas que foram sujas, pela não observância das medidas acima sugeridas.

Todos têm o direito de fazerem suas obras e reformas, porém todos os demais têm o direito de não terem os seus apartamentos completamente cobertos pelo fino pó do corte das Makitas, o qual mesmo com as janelas fechadas passam para dentro e sujam tudo.

Uma empregada diarista para faxinar um apartamento coberto por este tipo de pó, cobram de R$200,00 á R$300,00.

E quêm irá pagar esta faxina, todos os dias, causadas pelo descuido dos empreiteiros ?



Autor do texto e das fotos: Gilson Carlos Pessanha          



Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem