Preciso de uma Tomada na Lateral da Bancada da Cozinha. O que Fazer ?

Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.


A necessidade de um ponto com tomada, em uma lateral de uma bancada de cozinha, lateral de uma cama de casal, lateral de uma estante ou mesa é muito comum.

Mas, na maioria dos casos o imóvel é alugado ou o morador não quer fazer uma obra, para cortar e embutir os fios desta tomada.

O quê fazer ?
Neste post darei vários exemplos de como resolver esta necessidade de forma barata e rápida, com a utilização de canaletas auto-adesivadas de PVC.

Se o instalador for caprichoso, elas ficarão bem discretas.

Neste primeiro exemplo, a bancada é em mármore rosa.

A tomada seria necessária para a instalação de um filtro purificador de água.









Neste outro exemplo, a bancada da cozinha em formato L, também não possuía um ponto com tomada para ligar um liquidificador ou torradeira.






Neste outro exemplo, um ar condicionado Split seria instalado na sala.
Esta cozinha fica ao lado da sala.
O apartamento possui tetos rebaixados de gesso na cozinha e de madeira na sala.
Fiações rígidas antigas.
A instalação deste Split iria destruir todo o apartamento.
Com a utilização de canaletas e apenas 2 furos passantes de broca de 1/4¨ o circuito elétrico com 220 volts foi levado até a Evaporadora, por se tratar de uma máquina inverter.
Se fosse um Split convencional, a alimentação iria até a Condensadora.


Para que a canaleta fique bem colada, é necessário a limpeza da superfície com um pano seco com álcool.


Estou tendo de colocar meu cartão de visita em todas as fotos, porque inúmeras pessoas estão copiando e colando minhas fotos e textos, os quais possuem Direito de Autoria, em diversos Sites de Eletricidade e Blogs pessoais, como se fossem de sua autoria.


Quando em um desses Grupos de Eletricidade, alertei para que fosse dado a autoria e o endereço do Blog, disseram que eu teria de provar que àquela mão na foto era a minha...
Misericórdia !!!





Esta instalação fica super discreta e não gera obra.

Neste outro exemplo, o morador resolveu encomendar uma cozinha planejada e como não tem gás, pelo fato da tubulação ter apresentado vazamento, resolveu instalar um chuveiro elétrico de 6800 W x 220 volts + 01 forno elétrico de 3000 W x 127 volts + 01 microondas de 1200 W x 127 volts + 01 Cook Top com 4 bocas de 6000W x 220 volts.

Estas novas cargas elétricas não poderiam ser ligadas nos circuitos elétricos antigos, com fiações finas e sem aterramento.

Como o antigo Quadro de Luz com apenas 6 disjuntores e sem disjuntor geral estava localizado no corredor e a cozinha na mesma parede, resolvi matar 2 coelhos com uma só cajadada.

Instalei um novo Quadro Siemens e instalei 4 canaletas para conduzir os novos circuitos elétricos para a cozinha e para o banheiro ao lado da cozinha, com canaletas.

As madeiras iriam até quase o teto da cozinha e esconderiam as canaletas.

Devido a estas novas cargas, as fiações elétricas até o PC de Luz tiveram de ser trocadas de 6 mm² trifásico para 10 mm² trifásico + Terra.

Acrescentei um disjuntor tripolar Geral e 4 DPSs.

O DR não foi instalado, porque como o restante dos cômodos ainda estavam com fiações antigas e rígidas, provavelmente estão com fugas elétricas e o DR iria desarmar frequentemente.

Eu poderia colocar 4 DRs para os novos circuitos, porém isto exigiria um Quadro com o dobro do tamanho (36 espaços) e $$$$$ para a compra dos DRs.

Ou seja, o cliente não aprovou...

Neste corredor de entrada social, as canaletas e os Quadros de disjuntores, poderão ser escondidos por um espelho de cristal lapidado, por um poster, por um quadro, por uma Mandala ou arranjo de flores com aramados...





Somente este trecho com canaletas ficará aparente na cozinha, as demais ficarão por trás das madeiras ou escondidas pelas laterais.




Este canto ficará sem os acabamentos, porque a madeira da lateral do armário passará bem ao lado e bem no alto e não serão vistos de baixo.






Para que os cabos de 6 mm² não despenquem enquanto estão sendo ajeitados nas canaletas, enrole um pouco de fita isolante para que o diâmetro fique maior e entre de forma imprensada.



Se estes cabos fossem de 10 mm² ou coaxial para Tv a cabo ou antena, não haveria necessidade do calço, pois eles entrariam justos.

Neste outro exemplo a cama box do quarto de casal, ficou bem em cima da única tomada nesta parede.






Agora sim os criados mudos das laterais poderão voltar para os seus lugares e nos cantos haverá um ponto com tomada para ligar um abajur ou um filtro de linha com mais opções de tomadas.


Autor do texto e das fotos : Gilson Carlos Pessanha         



Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem