domingo, 8 de maio de 2016

Dicas para contratantes e contratados

Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.

Sempre tem alguém reclamando de alguém.

Clientes reclamando que contrataram um profissional para prestar um serviço e o serviço ficou abaixo do nível que era esperado...

Profissionais reclamando que fizeram o orçamento, listaram materiais necessários e após o serviço é cancelado...

Clientes reclamando que o profissional faltou muitas vezes ao serviço e apresentava desculpas esfarrapadas...

Profissionais reclamando que o cliente não cumpriu o combinado na forma de pagamento...

Clientes reclamando do prazo da execução do serviço ter aumentado...

Profissionais reclamando que após o serviço ser aprovado, todos os dias havia uma mudança no projeto...

Clientes reclamando da qualidade dos acabamentos dos serviços...

Profissionais reclamando que o cliente comprou materiais mais baratos e ruins...

Clientes reclamando que o profissional apresentou lista de materiais bons e trouxe materiais  mais baratos e de pessíma qualidade...

Enfim, é muita reclamação !

E para melhorar estas situações vou dar algumas dicas, lembrando que...

¨O pau que bate em Chico, também bate em Francisco¨.

Dicas para os contratantes:
- De sempre preferência para os profissionais que estão sendo indicados por um parente, por um amigo ou por uma conceituada loja.

- De sempre preferência por profissionais que morem perto de sua residência.

- De sempre preferência por profissionais com muitos anos nesta mesma profissão.

- Sendo o profissional completamente desconhecido, faça um simples contrato com a descrição do serviço contratado, prazo, forma de pagamento, nome e identidade de ambos e com cópias para ambos.

- Estabeleça prazo para execução dos serviços e multa por dia de atraso, a ser descontada no restante do pagamento.

- Verifique se o telefone fornecido está ativo e pertence ao profissional.

- Adicione este número ao seu WhatsApp e envie uma mensagem teste para confirmação.

- Veja trabalhos realizados e peça telefones para confirmar se o cliente ficou sdatisfeito com os serviços deste profissional.

- Em caso de firmas, vá até o Site Reclame Aqui e verifique a existência de reclamações e os motivos das mesmas.

- Ao fazer um pagamento, sempre faça um recibo com nome e identidade do profissioanal e se foi um pagamento único ou se é uma parcela.

- Se este profissional ou empresa tiver uma página na internet, visite esta página e conheça um pouco mais desta pessoa ou empresa.

- Se alguma pessoa ou firma indicou este profissional para você, ela não tem nenhuma responsabilidade sobre conflitos e problemas entre você e este profissional.

Dicas para profissionais:
- Sempre dê preferência para clientes indicados por outros clientes, por parentes deste cliente e por amigos deste cliente.

- Fez o orçamento e foi aprovado, antes de passar a lista de materiais, peça o pagamento de 50% de adiantamento em dinheiro, uma vez que já está contratado.

- Pagamento sempre em dinheiro.

- Se for pagamento em cheque ou depósito em conta corrente, só inicie o serviço após a compensação do cheque ou confirmação do depósito bancário.

- Qualquer alteração no projeto inicial, acréscimo de serviços extras ou modificações que impliquem em maior tempo ou despesas extras, deverá ser feito por escrito, com o valor extra e assinado por ambos com cópias para cada um.

- O valor de um orçamento, deverá ser baseado em tempo para a execução do serviço, grau de dificuldade ou de perigo, custos extras como transporte, alimentação, ajudante, tempo de deslocamento para ir e voltar até o local do serviço.

- Não execute um serviço fora da Normas, você será responsabilizado cívil e criminalmente, em caso de acontecer alguma tragédia.

- Utilize sempre os EPIs necessários e siga as Normas de Segurança, pois se você se machucar, no dia seguinte outro profissional estará no seu lugar e você no Hospital ou nos braços do Zé Maria (Morte).

- Dê sempre garantia, por escrito, para o serviço executado, nunca para materiais e aparelhos, pois estes são de responsabilidade dos respectivos fabricantes.

- Os clientes não são obrigados a te fornecer ferramentas, máquinas, ajudantes e refeições e tudo isto deverá estar calculado em seus orçamentos.

- Se alguma pessoa ou firma te indicou este cliente, ela não tem nehuma responsabilidade por quaisquer conflitos e problemas, entre você e o cliente.

Misericordia ! 
o pau chegou até a quebrar...

Comentário Pessoal:
O principal cartão de visita de um profissional são os trabalhos realizados e os anos de experiência na mesma profissão.

Para os profissionais indicados no Blog do Gilson Eletricista indica os melhores, recomendamos sempre que antes de contratar algum deles, leia atentamente os TERMOS DE USO.

http://gilsoneletricistaindicaosmelhores.blogspot.com.br


Sempre teremos de separar o joio do trigo...



Autor do texto e das dicas: Gilson Carlos Pessanha            MyFreeCopyright.com Registered & Protected


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