Iluminação Automática para Letreiro de Loja

Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.


A calçada da academia de pilates, estava servindo de dormitório para os moradores de rua.

A noite, após o término das atividades, as portas eram fechadas e tudo ficava no escuro.

Como resolver estes 2 problemas ?

Fotocélula elétrica e refletor Led de 20w.
Do ponto de luz existente na marquise, instalei uma canaleta adesivada e prologuei os fios com 220 volts, até a beirada da marquise.

Lá instalei uma fotocélula eletrônica (cor verde para 220 volts e cor azul para 127 volts) do fabricante Exatron, a qual comandaria um refletor Led de 20w, direcionado para o centro do letreiro.

Funcionamento:
Ao anoitecer, após 5 minutos, o refletor acende e permanece aceso até o raiar do dia.

Ao amanhecer, após 5 minutos, o refletor apaga e permanece apagado até o anoitecer.

Por quê ele demora 5 minutos para acender ou apagar ?
Este retardo no funcionamento foi projetado para evitar que os faróis de um carro ao passar, ficasse ligando e desligando o refletor ou a claridade de um relâmpago ou lanterna também prejudicassem o funcionamento do refletor.

As antigas fotocélulas não possuíam este retardo.

A econômica e eficiente luz do refletor Led evitará que os moradores de rua venham se deitar na calçada, dará mais segurança contra roubos e dará destaque ao nome da loja.

Este tipo de comando, também poderia ser realizado com um timer digital ou mecânico, ajustando-se o horário diário para ligar e desligar, porém é muito mais caro e se durante o dia, ocorrer uma escuridão por ocasião de uma tempestade ou chuva forte, o refletor não acenderá.

Gilson Eletricista
Flamengo - Rio de Janeiro - Brasil
(21) 99925-7935






Para ligar em 220 volts com 2 diferentes Fases de 127 volts, a fotocélula deverá ser para uso em 220 volts e nos fios do soquete, no lugar do Neutro, será ligada a segunda Fase com 127 volts.

Para ligar em 220 volts com uma Fase de 220 volts, a fotocélula deverá ser para uso em 220 volts e a ligação dos fios do soquete será igual aos fios com 127 volts.

Como um refletor Led aceita tensões elétricas de 100 à 240 volts, poderá ser utilizado em 127 volts e 220 volts.

Autor do texto e das fotos: Gilson Carlos Pessanha

Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postagem Anterior Próxima Postagem