A NET Não Conseguiu Passar o Cabo para a Tv da Cozinha. O que Fazer ?

Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.


Em tempos de crise, um eletricista não pode ficar restrito a executar somente serviços de eletricidade.

Temos que estar atentos as oportunidades de trabalho que aparecem.

Por exemplo, as operadoras de telefonia fixa estabeleceram normas de atendimento que seus funcionários não mais podem entrar em residências para efetuar reparos e manutenções em linhas telefônicas.

Eles vão até o Painel Central localizado no térreo e testam a linha de entrada.

Estando ela normal, dali para cima ou dentro da unidade é responsabilidade do morador.

Outro exemplo, as equipes de Tv a cabo como a NET e outras, fazem as passagens dos cabos coaxiais vindos das caixas de telefonia, utilizando a tubulação de telefone que entra individualmente em cada unidade.

Estas tubulações de ferro são antigas e de 1/2¨.

Qualquer dificuldade em passar este cabo, a equipe aborta a missão e escreve no relatório que a antiga tubulação está obstruída e que não é possível instalar este ponto no local.

Fui contratado para trocar 5 pontos com antigas luminárias de embutir em teto de gesso.

Cada ponto tinha uma lâmpada FLC de 25 w e com constante queima.

Como a lâmpada ficava lá no fundo da luminária, a maior parte da luz ia para dentro do teto.


O restante que ia para baixo era atenuada por um vidro fosco.

Sugeri trocá-las por modernas luminárias Led de 18w cada.

O corte redondo e menor foi aumentado para um corte quadrado.

Nesta ocasião a cliente relatou a tristeza e o desapontamento com a NET por não conseguir instalar um ponto na Tv da cozinha.

Pronto, neste momento surgiu uma oportunidade de trabalho:

Levar um cabo coaxial RG-06 do ponto A (caixa de telefone no corredor) ao ponto B (Tv na cozinha).

Lembrei de meus antigos estudos matemáticos para achar a distância entre 2 pontos, para calcular o comprimento do cabo a ser comprado.

Em uma Geometria Plana (Espaço Euclidiano), essa curva é um segmento de reta, mas em Geometrias Curvas (Geometria Riemanniana), muito utilizadas por exemplo na Teoria da Relatividade Geral, a curva da menor distância entre 2 pontos, pode não ser uma reta.



Mas, neste caso estes cálculos não serviriam, pois eu teria de fazer um furo no fundo da caixa de telefonia, localizada em frente a porta de serviço e que dava acesso a cozinha deste apartamento.

Como o corredor também tinha um teto de gesso rebaixado, fiz um furo com serra copa no gesso e furei por dentro para o poço do elevador de serviço.

De frente a porta do apartamento, na parte de cima, outro furo com serra copo e mais um furo passante com broca longa para dentro do teto da cozinha.

Para pegar o cabo enfiado por dentro na parte de cima e enfiar no furo que sairia dentro da caixa de telefonia, tive de pedir auxílio ao porteiro chefe para colocar o elevador no andar de baixo e abrir a porta do andar de cima, onde eu havia feito os furos.

Olhando para cima, por dentro do poço, parece até um buraco negro.










Se eu não tivesse pedido para o elevador ficar parado no andar inferior, eu poderia acidentalmente passar do ponto A (dimensão física) para o ponto C no térreo (dimensão espiritual).

Perguntei ao porteiro se o elevador se moveria caso alguém chamasse e ele me informou que estando uma porta aberta, os comandos ficavam interrompidos e as outras portas não se abririam.

Fiquei em dúvida, pois é grande a fixação de avisos colados nas portas dos elevadores alertando para que ao abrir a porta verificar antes de entrar se o elevador está lá (???).



Por dentro dos cortes das luminárias de Led, puxei o cabo coaxial e levei até ponto acima da Tv.







Por dentro da parede da cozinha já existia um conduite de 1/2¨ indo de uma caixa 4x2 até o teto de gesso.

Eu não tinha acesso a este conduite pois estava longe do buraco da luminária, então enfiei uma guia de baixo para cima e utilizando uma vassoura puxei a guia, amarrei o cabo e puxei para baixo na caixa.

Agora a cliente chamará novamente a NET e pedirá a instalação dos conectores e o decodificador.

Missão dada é missão executada.

Gilson Eletricista
Flamengo - Rio de Janeiro - Brasil
WhatsApp: (21) 99925-7935  TIM




Autor do texto e das fotos: Gilson Carlos Pessanha




Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postagem Anterior Próxima Postagem