Como Identificar a Fase Sem Levar Choque ?

Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.


Esta é uma moderna chave de teste indutiva.

Serve para fazer a identificação da Fase ou de um retorno sendo feito pela Fase.

Ela é muito sensível a campos elétricos que passem por perto e o Eletricista deverá estar muito acostumado ao uso para pressentir uma falsa identificação.

Já estou utilizando esta ferramenta há + de 10 anos e já estou bem experiente.

Não precisa desencapar o condutor elétrico.




Como trabalho sozinho, eu coloco ela lá no outro cômodo, na tomada e vou ao Quadro de disjuntores.

Com todos os disjuntores desligados, eu vou ligando um a um.

Quando eu ouvir o sinal sonoro do Bip, estará identificado o disjuntor com seu respectivo circuito.

Outra utilização seria para identificar as fiações elétricas nas inúmeras caixas de passagem.

Nesta ocasião, a moradora me ligou dizendo que acordou com cheiro de queimado e com o ar condicionado desligado e vários eletrodomésticos funcionando mal.

Pela minha experiência já sabia que o cabo Neutro havia estourado.

Só não sabia em qual parte do circuito deste apartamento.

Normalmente isto ocorre no Quadro de disjuntores, por oxidação do Cobre (zinabre) ou em emendas frouxas nas caixas de passagem.

Aberto o Quadro verifiquei que o problema não estava ali.

E sendo assim, desci até o PC de Luz, no térreo.

Lá chegando observei que o PC havia sido reformado e modernizado.

Olhei pelo visor de vidro na porta e vi que todos os medidores estavam com novos cabos flexíveis de 6 mm²,  sendo 3 cabos na cor vermelha (Fases) e 1 cabo na cor azul (Neutro).

Procurei a primeira caixa de passagem e ela estava localizada bem em frente, na parede oposta.

Lá nesta enorme caixa os cabos novos estavam emendados com os antigos cabos rígidos de 4 mm².

Nenhum dos cabos possuía a identificação da respectiva unidade.

Na época fizeram a identificação com fita de papel gomada ou fita crepe.

Com o tempo, elas foram caindo e a tinta da caneta sumindo.

Eu precisava localizar os 4 cabos deste apartamento em questão para poder remover a fita isolante do cabo Neutro e vistoriar a qualidade da emenda.

Abri a porta dos medidores, que ainda estavam sem os lacres da Concessionária Light e desliguei o disjuntor geral tripolar.

Fui na primeira caixa 4x2 de ferro e coloquei a caneta indutiva no meio dos cabos.

Ela nada sinalizou.

Deixei ela lá e fui até o disjuntor e religuei.

A caneta bipou e acendeu o Led vermelho.


Por fora o PC de Luz está lindo

Piso foi cortado para levar os novos eletrodutos para a outra parede


Veja o tamanho da caixa de passagem, cheia de entulho, pó e sem identificação


Após identificar escrevi com lápis direto na parede o apto. 407


Se você observar a altura dos parafusos de trás, verás que todos os fios estão presos somente pelos parafusos da frente


Olhando para o medidor de cima, está na mesma situação, inclusive o cobre está exposto porque bateu no segundo parafuso que está todo parafusado.

E todos foram feitos pela mesma pessoa: O Zé Faísca


Estava localizada as fiações.

Abri a emenda do cabo Neutro (azul) e para minha surpresa a emenda estava perfeita.

Voltei ao medidor e me preparei para medir as tensões elétricas, nos bornes de entrada (Linha) e sáida (carga).

Nem foi preciso fazer nenhuma medição.

O cabo Neutro estava estourado e solto no borne.

O instalador não apertou os dois parafusos.

O de trás não apertou e o da frente ficou frouxo.

O mau contato soldou o fio rígido de 6 mm² no parafuso e em seguida estourou.

Olhando para outros medidores pude constatar que este erro estava em várias outras conexões.

A moradora solicitou o atendimento emergencial da Light e fiz uma ligação com um cabo flexível de 4 mm², que conseguiu passar pela fresta do primeiro parafuso e alcançar o segundo parafuso.

Neste segundo parafuso eu efetuei um forte aperto.

Informei que a Equipe da Light faria uma conexão melhor ou seja, eles desligariam todos os fios e os deixariam ligados diretos.

Isto ficaria assim até que uma outra equipe trouxesse um novo medidor na tecnologia digital e faria a troca.

Para fazer esta solicitação a moradora de posse de documentos e da conta de luz, deveria se dirigir à uma Agência da Light mais próxima e registrasse o pedido.

Como esta parte é um pouco burocrática, ela ficou uns 15 dias sem pagar um centavo de energia elétrica.

Agora eu te pergunto ?

Esta modernização foi fiscalizada pela Light ?

Será que vão aplicar os lacres sem olhar um por um os medidores ?

Quem foi o Engenheiro Eletricista que assinou a ART ?

Aqui no Rio de Janeiro, neste carnaval de 2017, um carro alegórico quebrou e várias pessoas se feriram.

A vistoria foi feita e aprovada por quem ?

Corpo de bombeiros ou Engenheiro de Segurança ?

Ouço falar que uma prática comum entre profissionais, não muito sérios e responsáveis, é assinar um projeto ou ART e nem sequer ver, conferir ou vistoriar o que foi assinado...

Eu, graças ao meu perfil de profissional sério e honesto, não conheço estas pessoas e não tenho e nunca tive qualquer envolvimento com estas pessoas.

Mas, é o que corre a meia boca no meio técnico.

Diga me com que andas,
e te direi quem és...

Misericórdia !

Gilson Eletricista
Flamengo - Rio de Janeiro - Brasil
WhatsApp: (21) 99925-7935  TIM

                  Autor do texto, fotos e vídeo: Gilson Carlos Pessanha




Inscreva se no meu canal de vídeos no Youtube Gilson Eletricista

Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postagem Anterior Próxima Postagem