Quadro de Disjuntores Modernizado para Pior.

Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.


Há tempos atrás, um condomínio do bairro do Flamengo, me pediu um orçamento para modernizar um antigo Quadro de Luz, com disjuntores Nema.

Apresentei o meu orçamento, o qual foi barrado por um dos Conselheiros do prédio.

Eu iria instalar um disjuntor Geral, DPSs, e disjuntores Siemens DIN interligados por pentes tripolares isolados.

Argumentaram que era só tirar um Nema e por o DIN no lugar.

Como não aceitei fazer somente isto, perdi a concorrência para este serviço, já que continuei responsável por outras manutenções de sensores de presença e luminárias de emergência.

2 meses após, o tal quadro começou a apresentar vários problemas como mau contato e faiscamento interno.

Desta vez fui chamado para resolver estes problemas, porém aproveitar o que pudesse e não acrescentar o disjuntor Geral e os DPS.

Como este Quadro é alimentado por outro Quadro principal, lá havia um disjuntor tripolar, fazendo esta função, aceitei, com ressalvas que o Disjuntor Geral de um Quadro deve ser instalado no mesmo Quadro, por segurança.

Quanto aos DPS, que são dispositivos de proteção contra surtos elétricos externos ou internos e sua instalação não é obrigada por nenhuma Norma, também não me opus.

Este Quadro com poucos disjuntores é responsável pelo acionamento das luminárias dos andares, luz de garagem, luz das laterais, luz do elevador do bloco A, motores dos portões de entrada e saída de carros, fechaduras elétricas do portão, interfone, amplificador da NET.

Fizemos o planejamento para que ao desmontar o Quadro, o tempo fosse o menor possível.

Deixamos os portões abertos e os de garagem no modo manual.

Porém, o síndico não emitiu uma circular avisando com antecedência a realização desta manutenção para os moradores.

Ao desligar e desmontar o Quadro, os moradores começaram a telefonar para a portaria, perguntando se estava faltando luz e querendo saber por quê a NET e a internet estavam sem sinal.

Pessoas reclamando que estavam fazendo trabalhos nos computadores, outros querendo assistir jogos ou filmes...

Por trás de mim, estavam uns 10 moradores, reclamando e perguntando a todo instante, se faltava muito e se ainda iria demorar.

E eu preocupado em realizar o serviço o mais rápido possível e sem correr riscos para mim mesmo e para os que estavam querendo acompanhar os trabalhos.

Eu já estava quase pedindo para o porteiro chefe fazer uma barreira com cadeiras e escadas ao meu redor.

O executor anterior da troca dos antigos disjuntores, não instalou todos da mesma marca e por conseguinte as alturas dos bornes eram diferentes entre si.

Não pude instalar o pente trifásico e tive de fazer pontes com cabo flexível 6mm².

Ainda bem que eram poucos disjuntores...

Me lembrei até de um colega eletricista, que estava fazendo um serviço semelhante em um apartamento e o morador ficava o tempo todo fazendo perguntas e metendo a cara ao lado.

Este eletricista, me contou, que já estava quase abandonando o serviço e resolveu espantar o curioso de vez.

Colocou a viseira, fechou os olhos e tacou uma das Fases de 127 volts, diretamente na chapa de aço do Quadro.

O curto foi tão forte que desarmou até o disjuntor junto ao medidor elétrico, no PC de Luz.

O ponto de luz fortíssimo e o barulho da explosão espantou o curioso de vez, o qual ficou branco com o susto e após não quis nem mais chegar na porta da cozinha.

Isto eu não teria coragem de fazer.

Vai que alguém passa mal e tem um infarte...

O local aonde está instalado este Quadro, fica bem em frente à porta do elevador e ao lado a escada de serviço, como fazer um isolamento da área ?

E devido ao grande número de pessoas no local, se eu parasse para fazer outro vídeo ou fotos, eu seria agredido e xingado.

Em outro momento, ao passar por lá, farei fotos de como ficou.




Gilson Eletricista e Equipe.
Flamengo - Rio de Janeiro - Brasil.
Atendimentos no Rio de Janeiro e Niterói.
WhatsApp Business: (21) 99925-7935  TIM

www.gilsoneletricista.com.br

                              Autor do texto e vídeo: Gilson Carlos Pessanha


   Deixe seu Like e Ative o Sininho para receber aviso por e-mail de novos vídeos.

             

               Tenha um dia iluminado !
Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem