domingo, 1 de julho de 2018

Como medir o Fator de Potência em instalações elétricas ?

Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.

O Fator de Potência mostra a relação entre a defasagem da Corrente em relação a Tensão em um circuito elétrico.

O ideal é que esta defasagem seja a menor possível, ou seja Fator de Potência = 1.

Entretanto somente com cargas exclusivamente resistivas, como por exemplo lâmpadas incandescentes, lâmpadas halogenas, chuveiros elétricos simples, sanduicheiras, grill, saunas elétricas simples e outros, teremos o Fator de Potência = 1.

Atualmente, em uma residência comum, a maioria das cargas elétricas, são indutivas, como motores de ar condicionado, micro-ondas, Tvs, computadores, ventiladores de teto, climatizadores, fornos por indução, chuveiros elétricos com controle eletrônico de temperaturas, Splits, Games, som e lâmpadas eletrônicas e Leds.

Vou anexar neste Post, 2 vídeos: Um meu do Canal Gilson Eletricista e outro do Professor Ronaldo Lima do Canal da Eletricidade, mostrando 2 excelentes Wattímetros da MInipa, que apresenta, inclusive o valor do capacitor para correção do valor de Potência, caso esteja muito afastado do valor ideal = 1.

Este capacitor com valores em Kvar, tem que ser bem calculado.

O Wattímetro mostra o capacitor que irá corrigir em 100% o Fator de Potência baixo, mas este valor não deverá ser utilizado e sim um valor abaixo mais próximo, por que se a rede elétrica se tornar capacitiva, o consumo ao invés de diminuir será aumentado e multado pela Concessionária de sua Região.

Até a presente data, os consumidores do Grupo A, como Industrias,  Fábricas  e grandes consumidores, são cobrados em função da Energia Ativa e Reativa e são multados pelos baixos Fatores de Potência.

Os consumidores do Grupo B, compostos pela maioria da população e residências e pequenos consumidores são cobrados somente pela Energia Aparente e não são multados por baixos Fatores de Potência.

Energia Aparente = Energia Ativa + Energia Reativa

Como a Energia Reativa não é cobrada:

Energia Aparente = Energia Ativa.

O Medidor moderno digital na cor branca e que utiliza um Chip para controlar todas as Energias, Fator de Potência e consumo, com controle total do Consumo lá na Concessionária, está sendo instalado em todas as novas edificações.

Nas antigas edificações, os Medidores Mecânicos, estão sendo substituídos em larga escala.

Em um futuro breve, estes estranhos termos técnicos serão conhecidos por toda a população.

Será muito comum um morador ligar para um eletricista e dizer:

Preciso que você venha instalar um Banco de Capacitores em meu Quadro de Disjuntores, para diminuir a cobrança da Potência Reativa + multa por baixo Fator de Potência...

Os eletricistas, os fabricantes de Wattímetros, os fabricantes de Capacitores e os fabricantes de caixas de aço para alojar estes Capacitores, ficarão ricos !





Gilson Eletricista
Flamengo - Rio de Janeiro - Brasil
WhatsApp: (21) 99925-7935   TIM

                              Autor do texto: Gilson Carlos Pessanha


                          Siga me no Google+ Gilson Carlos Pessanha


            Inscreva se no meu canal de vídeos no youtube Gilson Eletricista


 Deixe seu Like e ative o sininho para receber aviso por e-mail de novos vídeos.