Os ventiladores de mesa, de coluna ou de parede, funcionam em dois modos:
Parados em uma determinada direção ou oscilando de um lado para o outro.
Defeitos mais comuns:
- Oscila para um lado e não volta para o outro.
Falta de lubrificação.
- Ao ligar o motor apresenta um som grave e a hélice não gira.
Eixo do motor travado.
- Ao ligar o motor não gira e só alguns minutos após começa a girar.
Eixo do motor com atrito causado por pó.
- Ventilador funciona nas velocidades mais rápidas e na mais fraca para.
Falta de lubrificação.
- Ventilador gira mas está esquentando muito a carcaça do motor.
Atrito no eixo do motor causado por pó ou por fios de cabelo enrolados.
- Ventilador gira mas está fazendo um ruído acima do normal.
Falta de lubrificação.
Manutenção preventiva:
Antes que o motor queime por estar trabalhando em regime de sobrecarga ou acima do funcionamento normal, desmonte a frente e retire a hélice.
O botão ou porca que trava a hélice tem a rosca à esquerda, ou seja, para afrouxar gire para a direita e para apertar gire para a esquerda.
Desencaixe a carcaça que envolve o motor.
Retire os dois parafusos onde está localizado a engrenagem do movimento oscilante.
Com um pincel pequeno, retire todo o pó acumulado.
Se você tiver um pequeno compressor aplique jatos de ar.
Se não tiver compressor, após retirar a maior parte do pó, dê alguns fortes assopros com a boca, próximo ao motor.
Aplique uma gota de óleo lubrificante no eixo do motor e aplique graxa de Lítio nos dois mancais do motor (peças onde o eixo do motor se apoia).
Aplique graxa de Lítio, no mecanismo que faz a oscilação.
Todas as partes de plástico retiradas, grades, hélice, carcaça, etc., devem ser lavadas com detergente e secadas.
Remonte todas as partes, na ordem contrária da desmontagem.
Após tudo remontado, ligue o ventilador e observe:
- A hélice deverá girar imediatamente.
- O ruído de funcionamento deverá ser mais baixo.
- Mesmo após certo tempo de funcionamento, a carcaça deverá estar fria ou levemente morna.
- Deixe o ventilador em funcionamento por 1 hora, para que a lubrificação se complete pelo próprio funcionamento.
Autor do texto e das fotos:
Gilson Carlos Pessanha
Visite e curta a minha página no facebook.com/GilsonEletricista
Parados em uma determinada direção ou oscilando de um lado para o outro.
Defeitos mais comuns:
- Oscila para um lado e não volta para o outro.
Falta de lubrificação.
- Ao ligar o motor apresenta um som grave e a hélice não gira.
Eixo do motor travado.
- Ao ligar o motor não gira e só alguns minutos após começa a girar.
Eixo do motor com atrito causado por pó.
- Ventilador funciona nas velocidades mais rápidas e na mais fraca para.
Falta de lubrificação.
- Ventilador gira mas está esquentando muito a carcaça do motor.
Atrito no eixo do motor causado por pó ou por fios de cabelo enrolados.
- Ventilador gira mas está fazendo um ruído acima do normal.
Falta de lubrificação.
Manutenção preventiva:
Antes que o motor queime por estar trabalhando em regime de sobrecarga ou acima do funcionamento normal, desmonte a frente e retire a hélice.
O botão ou porca que trava a hélice tem a rosca à esquerda, ou seja, para afrouxar gire para a direita e para apertar gire para a esquerda.
Desencaixe a carcaça que envolve o motor.
Retire os dois parafusos onde está localizado a engrenagem do movimento oscilante.
Com um pincel pequeno, retire todo o pó acumulado.
Se você tiver um pequeno compressor aplique jatos de ar.
Se não tiver compressor, após retirar a maior parte do pó, dê alguns fortes assopros com a boca, próximo ao motor.
Aplique uma gota de óleo lubrificante no eixo do motor e aplique graxa de Lítio nos dois mancais do motor (peças onde o eixo do motor se apoia).
Aplique graxa de Lítio, no mecanismo que faz a oscilação.
Todas as partes de plástico retiradas, grades, hélice, carcaça, etc., devem ser lavadas com detergente e secadas.
Remonte todas as partes, na ordem contrária da desmontagem.
Após tudo remontado, ligue o ventilador e observe:
- A hélice deverá girar imediatamente.
- O ruído de funcionamento deverá ser mais baixo.
- Mesmo após certo tempo de funcionamento, a carcaça deverá estar fria ou levemente morna.
- Deixe o ventilador em funcionamento por 1 hora, para que a lubrificação se complete pelo próprio funcionamento.
Autor do texto e das fotos:
Gilson Carlos Pessanha
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ventilador de mesa
A mesma manutenção pode ser feita em um ventilador à bobina?
ResponderExcluirCara, já fiz isso. Coloco lubrificante e ele gira, depois para em algumas horas...
ResponderExcluirTenho quase 99% de certeza que seu ventilador está com muitos fios de cabelos enroscados nos eixos.
ResponderExcluirVai ter de desmontar totalmente e não só lubrificar.
Segundo meu sinistro amigo bombeiro hidráulico diz:
As únicas coisas que restam após a morte são os ossos e os cabelos.
Kkkkkkkk
Tenha um dia iluminado !
Boa tarde! Meu circulador está esquentando muito a carcaça do motor!o que pode ser?
ResponderExcluirEixo do motor girando com dificuldade e gerando muito atrito e calor.
ResponderExcluirPode desmontar e tirar o po e os fios de cabelo dos mancais.
Olá,
ResponderExcluirEixo do motor está girando com atrito causado por po, poeira ou fios de cabelos nas extremidades (mancais).
Após limpar, aplicar óleo lubrificante Singer ou WD-40.
Olá.
ResponderExcluirO meu quando eu ligo ele faz um barulho grave e não gira, aí quando eu dou um empurrãozinho ele roda franco ! o q pode ser ? obrigado.
Capacitor está fraco.
ExcluirTrocar e lubrificar o eixo junto aos mancais.
Bom dia, mestre Gilson.
ResponderExcluirTenho um ventilador mondial, fui trocar o capacitor mas o fio que o liga a bobina quebrou e agora preciso desmonta-lo todo, porem, nao to conseguindo retirar o pino de seguranca do eixo. Qual a dica?
Boa tarde fiz uma manutenção preventiva em um ventilador com o mesmo motor mostrdo neste post e o eixo estva pesado fiz a lubrificação mais mesmo assim não girou minha duvida é se esse tipo de motor tem algum tipo de fusível em seu enrolamento igual alguns transformadores?
ResponderExcluirBoa tarde fiz uma manutenção preventiva em um ventilador com o mesmo motor mostrdo neste post e o eixo estva pesado fiz a lubrificação mais mesmo assim não girou minha duvida é se esse tipo de motor tem algum tipo de fusível em seu enrolamento igual alguns transformadores?
ResponderExcluirBOA TARDE, VENTILADOR NÃO GIRA QUANDO DA PARTIDA, PERCEBI QUE GIRANDO O EIXO COM A MÃO ELE FUNCIONA FRACO E ESTÁ GIRANDO O EIXO TANTO QUANDO GIRO MANUAL PARA A ESQUERDA QUANTO PARA A DIREITA.
ResponderExcluirO QUE PODE SER ESTE DEFEITO.
Estou substituindo um capacitor de 6uf de 400V (dois fios pretos e um vermelho). Só encontro capacitor de 4+6uf de 250V, quando ligo este capacitor fica muito lento. A troca do capacitor de 400V para 250V, acho que não é problema pois vou utilizar em 110V. Gostaria de saber se posso utilizar dois capacitores, ligando os dois fios vermelhos juntos no vermelho do equipamento e o fio verde (6uf) de cada capacitor nos fios pretos do equipamento (isolando o fio preto(4uf) dos capacitores). Será que funciona?
ResponderExcluirGrato, Alberto