Olá amigos e leitores do Blog.
Vou compartilhar este moderno e interessante texto, sobre a TI e seus impactos sociais e econômicos, de autoria de Mário Rachid - Presidente da Hildebrando do Brasil, o qual será um incentivo a todos os jovens estudantes que estão cursando a Faculdade de Ciência da Computação.
É possível imaginar a vida moderna sem a TI - Tecnologia da Informação ?
Como o nome sugere, a TI - Tecnologia da Informação é área do conhecimento responsável por criar, administrar e manter a gestão da informação por meio de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento de dados, com o objetivo de gerar informações para tomada de decisão.
A informação gerada deve estar disponível para ser acessada a qualquer momento, em qualquer lugar e por qualquer pessoa.
Dessa maneira, dispor dela no momento exato pode mudar nossa vida e permitir enormes benefícios.
A combinação de mobilidade e plataformas sociais incentiva a todo momento a troca de informações e provoca mudanças radicais nas práticas sociais e no mundo dos negócios, inclusive alterando práticas estabelecidas há décadas.
Essa combinação cria novos hábitos, novas experiências e novas expectativas para toda a sociedade.
Em pouco tempo, não estaremos portando novas tecnologias em nossas pastas e bolsos (como IPAD, notebook e smartphone), mas vestindo-as, como o Google Glass (acessório em forma de óculos que permite a interação dos usuários com diversos conteúdos em realidade aumentada).
Nessa nova sociedade digital, TI é o instrumento que fará com que uma pessoa prospere ou que seu negócio tenha um diferencial competitivo perante a concorrência.
As novas exigências e demandas de empresas e sociedade levam a TI a novos patamares.
Em vez de uma ação reativa, ela se torna proativa.
Ela se antecipa, assumindo-se como protagonista em um mundo em profunda transformação.
Seu papel de acessório ou suporte da forma como ainda é vista por empresas defasadas no tempo e no espaço é um equívoco que cobrará um preço alto aos que permanecerem à margem das conquistas e inovações da TI.
Uma empresa que não tenha um site moderno, que não esteja nas principais redes sociais, que não esteja ¨plugada¨ e investindo em novas tecnologias, tende a desaparecer em pouco tempo.
Além disso, instantaneidade de acesso a todo tipo de informação pode se tornar determinante para o sucesso em um novo empreendimento.
A utilização de alta tecnologia no manejo das informações permite uma relação mais próxima e permanente entre empresa e clientes à medida que qualquer pedido/sugestão da parte do cliente seja passível de atendimento/teste rapidamente pela empresa.
A alta tecnologia leva a uma modificação na maneira de pensar e de agir da sociedade e em todo o universo empresarial.
A revisão de processos logísticos, por exemplo, com recursos da TI, pode levar a uma significativa redução de custos de um produto e essa economia significará preços menores para o consumidor.
A relação face-to-face entre pessoas, em outro exemplo, é substituída por meios eletrônicos.
Este é o embrião de uma nova sociedade e de um novo desenho para as cidades.
Ruas vazias porque as pessoas não precisam, necessariamente, se deslocar para trabalhar.
Fonte:
Scientific American Brasil
www.sciam.com.br
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Vou compartilhar este moderno e interessante texto, sobre a TI e seus impactos sociais e econômicos, de autoria de Mário Rachid - Presidente da Hildebrando do Brasil, o qual será um incentivo a todos os jovens estudantes que estão cursando a Faculdade de Ciência da Computação.
É possível imaginar a vida moderna sem a TI - Tecnologia da Informação ?
Como o nome sugere, a TI - Tecnologia da Informação é área do conhecimento responsável por criar, administrar e manter a gestão da informação por meio de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento de dados, com o objetivo de gerar informações para tomada de decisão.
A informação gerada deve estar disponível para ser acessada a qualquer momento, em qualquer lugar e por qualquer pessoa.
Dessa maneira, dispor dela no momento exato pode mudar nossa vida e permitir enormes benefícios.
A combinação de mobilidade e plataformas sociais incentiva a todo momento a troca de informações e provoca mudanças radicais nas práticas sociais e no mundo dos negócios, inclusive alterando práticas estabelecidas há décadas.
Essa combinação cria novos hábitos, novas experiências e novas expectativas para toda a sociedade.
Em pouco tempo, não estaremos portando novas tecnologias em nossas pastas e bolsos (como IPAD, notebook e smartphone), mas vestindo-as, como o Google Glass (acessório em forma de óculos que permite a interação dos usuários com diversos conteúdos em realidade aumentada).
Nessa nova sociedade digital, TI é o instrumento que fará com que uma pessoa prospere ou que seu negócio tenha um diferencial competitivo perante a concorrência.
As novas exigências e demandas de empresas e sociedade levam a TI a novos patamares.
Em vez de uma ação reativa, ela se torna proativa.
Ela se antecipa, assumindo-se como protagonista em um mundo em profunda transformação.
Seu papel de acessório ou suporte da forma como ainda é vista por empresas defasadas no tempo e no espaço é um equívoco que cobrará um preço alto aos que permanecerem à margem das conquistas e inovações da TI.
Uma empresa que não tenha um site moderno, que não esteja nas principais redes sociais, que não esteja ¨plugada¨ e investindo em novas tecnologias, tende a desaparecer em pouco tempo.
Além disso, instantaneidade de acesso a todo tipo de informação pode se tornar determinante para o sucesso em um novo empreendimento.
A utilização de alta tecnologia no manejo das informações permite uma relação mais próxima e permanente entre empresa e clientes à medida que qualquer pedido/sugestão da parte do cliente seja passível de atendimento/teste rapidamente pela empresa.
A alta tecnologia leva a uma modificação na maneira de pensar e de agir da sociedade e em todo o universo empresarial.
A revisão de processos logísticos, por exemplo, com recursos da TI, pode levar a uma significativa redução de custos de um produto e essa economia significará preços menores para o consumidor.
A relação face-to-face entre pessoas, em outro exemplo, é substituída por meios eletrônicos.
Este é o embrião de uma nova sociedade e de um novo desenho para as cidades.
Ruas vazias porque as pessoas não precisam, necessariamente, se deslocar para trabalhar.
Fonte:
Scientific American Brasil
www.sciam.com.br