A TI Mudando a Relação entre as Pessoas

Olá amigos e leitores do Blog.


Vou compartilhar este moderno e interessante texto, sobre a TI e seus impactos sociais e econômicos, de autoria de Mário Rachid - Presidente da Hildebrando do Brasil, o qual será um incentivo a todos os jovens estudantes que estão cursando a Faculdade de Ciência da Computação.

É possível imaginar a vida moderna sem a TI - Tecnologia da Informação ?

Como o nome sugere, a TI - Tecnologia da Informação é área do conhecimento responsável por criar, administrar e manter a gestão da informação por meio de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento de dados, com o objetivo de gerar informações para tomada de decisão.

A informação gerada deve estar disponível para ser acessada a qualquer momento, em qualquer lugar e por qualquer pessoa.

Dessa maneira, dispor dela no momento exato pode mudar nossa vida e permitir enormes benefícios.

A combinação de mobilidade e plataformas sociais incentiva a todo momento a troca de informações e provoca mudanças radicais nas práticas sociais e no mundo dos negócios, inclusive alterando práticas estabelecidas há décadas.

Essa combinação cria novos hábitos, novas experiências e novas expectativas para toda a sociedade.

Em pouco tempo, não estaremos portando novas tecnologias em nossas pastas e bolsos (como IPAD, notebook e smartphone), mas vestindo-as, como o Google Glass (acessório em forma de óculos que permite a interação dos usuários com diversos conteúdos em realidade aumentada).

Nessa nova sociedade digital, TI é o instrumento que fará  com que uma pessoa prospere ou que seu negócio tenha um diferencial competitivo perante a concorrência.

As novas exigências e demandas de empresas e sociedade levam a TI a novos patamares.

Em vez de uma ação reativa, ela se torna proativa.

Ela se antecipa, assumindo-se como protagonista em um mundo em profunda transformação.

Seu papel de acessório ou suporte da forma como ainda é vista por empresas defasadas no tempo e no espaço é um equívoco que cobrará  um preço alto aos que permanecerem à margem das conquistas e inovações da TI.

Uma empresa que não tenha um site moderno, que não esteja nas principais redes sociais, que não esteja ¨plugada¨ e investindo em novas tecnologias, tende a desaparecer em pouco tempo.

Além disso, instantaneidade de acesso a todo tipo de informação pode se tornar determinante para o sucesso em um novo empreendimento.

A utilização de alta tecnologia no manejo das informações permite uma relação mais próxima e permanente entre empresa e clientes à medida que qualquer pedido/sugestão da parte do cliente seja passível de atendimento/teste rapidamente pela empresa.

A alta tecnologia leva a uma modificação na maneira de pensar e de  agir da sociedade e em todo o universo empresarial.

A revisão de processos logísticos, por exemplo, com recursos da TI, pode levar a uma significativa redução de custos de um produto e essa economia significará preços menores para o consumidor.

A relação face-to-face entre pessoas, em outro exemplo, é substituída por meios eletrônicos.

Este é o embrião de uma nova sociedade e de um novo desenho para as cidades.

Ruas vazias porque as pessoas não precisam, necessariamente, se deslocar para trabalhar.

Fonte:
Scientific American Brasil
www.sciam.com.br


Inscreva-se no Canal do YouTube Gilson Eletricista
Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem